Maranguape: fenômeno raro ilumina o céu; veja vídeo e entenda os 'sprites'?

O fenômeno raro consiste na descarga elétrica entre tempestades. Na literatura astronômica, é caracterizado como evento luminoso transiente



CONTINUA APÓS OS LINKS COM MAIS NOTÍCIAS

Sabia que existe o golpe da vaga de emprego? Veja como não cair 

Maracanaú: corpo é abandonado em posição de crucificação na Sexta-feira da Paixão

Conta de luz: taxa extra deixa de ser cobrada a partir deste sábado (16)

Passaporte vacinal: mesmo com liberação de máscaras em ambientes fechados no Ceará ainda deve ser apresentado; saiba o porquê

Oportunidades! Caixa abre oferta estágio em todo Brasil para cargos de níveis médio,  EJA, técnico e superior

Uso de máscaras ainda é obrigatório em alguns casos,
mesmo com a liberação da obrigatoriedade decretada nesta 5ª (14); entenda

Maranguape: expansão de fábrica amplia oportunidades de empregos

Veterinário explica os motivos de não dar chocolate para os animais.  

Qual chocolate é mais saudável? Especialista relata melhores opções

Oportunidades! Abertas dezenas de vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior em Hospitais, Casa de Cuidados e UPAs em Fortaleza

WhatsApp vai impedir envio de mensagens de pessoas bêbadas

Você sabe como impressionar em uma entrevista de emprego

Oportunidade! Curso de formação de bartenders oferece dezenas de vagas gratuitas em Fortaleza

Maracanaú: família permanece 8 horas sob o poder de criminosos durante roubo em sítio

Ceará: Técnico em informática é preso após criar perfis falsos na internet e extorquir 400 mulheres

Saiba porque vale a pena empreender

A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), instituição científica formada por astrônomos profissionais e amadores, capturou jatos gigantes de luz no céu de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, na madrugada desta quinta-feira (21).


O fenômeno raro consiste na descarga elétrica entre tempestades. Na literatura astronômica, é caracterizado como evento luminoso transiente.


Em entrevista ao CETV 1ª edição, da TV Verdes Mares, o astrônomo amador Lauriston Trindade explicou que a classe das rajadas de eletricidade observadas em Maranguape é chamada de “sprites”, e elas foram vistas às 4h28 e às 4h44 de hoje.


"Quando uma grande tempestade se forma, é muito comum ver os relâmpagos, entre as nuvens ou entre a nuvem e solo, mas os 'sprites' são emissões energéticas muito poderosas entre o topo das nuvens e alta atmosfera”, disse. Segundo Lauriston, os "sprites" registrados podem ter chegador a quase 95 km de altitude.


O QUE SÃO OS “SPRITES” NO CÉU?


o a Bramon, os “sprites” são eventos luminosos transitórios de origem elétrica que ocorrem acima das nuvens de tempestade. 


POR QUE ELES OCORREM?

A rede explica que eles são gerados por intensas descargas elétricas que partem dos topos das nuvens e se estendem até o limite superior da mesosfera (em torno de 95 Km de altitude). 


Depois, essa descarga provoca um flash de plasma que, por alguns milissegundos, se ilumina em formatos variados. Dentre eles, água-viva, pés de cenoura e podem até apresentar formato semelhante ao de fadas. 


DESCOBERTA RECENTE

Até o fim do século XX, os “sprites” eram fenômenos pouco conhecidos. Os estudos sobre eles se limitavam a  relatos e especulações, segundo a Bramon. Por muito tempo, muitos os associavam a fenômenos sobrenaturais como fantasmas ou OVNIs.


Algumas das explicações consideradas naquela época é que seria apenas uma ilusão de óptica e havia até quem duvidasse da sanidade mental das testemunhas.


Essa área de estudo só começou a ter alguma credibilidade e relevância a partir de 1989, quando os primeiros “sprites” foram registrados acidentalmente em uma câmera de vídeo.


MAS POR QUE ESSES EVENTOS SÃO CHAMADOS “SPRITES”?

Em 1995, uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Alaska Fairbanks usava o termo “Red Sprites” para nomear os recém-descobertos fenômenos. 


O nome “sprite” remete a uma criatura do folclore europeu também chamada de “espírito do ar”. É um nome que lembra a origem destes fenômenos que, muitas vezes, eram atribuídos à sobrenaturalidade. Vídeo

Com informações do Diário do Nordeste.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_18_04_2022

GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO REPUDIA O SÃO JOÃO DE MARACANAÚ 2022 E REIVINDICA MAIS EMPATIA DA PREFEITURA PARA REDUZIR O CAOS NA CIDADE, POR CONTA DA INCAPACIDADE DA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA QUE MESMO MERGULHADA EM RECURSOS NÃO SABE APROVEITAR E SER REFERÊNCIA EM OBRAS PÚBLICAS

A população de uma cidade deseja que a prefeitura atenda mais às necessidades diárias, pois é o que mais precisa para se viver de forma digna. Com isso, chega ao ponto da população abrir mão do maior evento de entretenimento da cidade, que dura algumas semanas, porque do que adianta isso se as outras, nas outras dezenas de semanas do ano, é de muita indignação devido a falta de empatia da gestão municipal. A INDIGNAÇÃO DE DEZENAS DE MILHARES DE MARACANAUENSES AUMENTA MAIS COM A "FALTA DE VERGONHA" DA PREFEITURA EM FAZER FESTA EM PLENO CAOS, PODENDO DEIXAR SÓ PARA DEPOIS DAS ELEIÇÕES? Isso! porque parte das obras estaria concluída, e a mobilidade da cidade estaria mais recuperada, evitando o caos no deslocamento da população para o evento, daqui a cerca de seis semanas. A Prefeitura teve tanto tempo para fazer as obras em Maracanaú, de 2020 para cá, por incompetência não aproveitou o tempo em que não havia muita movimentação na cidade, por causa da pandemia, e agora compromete o maior evento de entretenimento da cidade, provocando mais  transtornos à população em junho. POPULAÇÃO DEVE EVITAR A PREFEITURA QUERER MAIS UMA VEZ ENGANÁ-LA E NO MOMENTO CERTO TOMAR UMA ATITUDE PARA MUDAR O RUMO DA ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE QUE NEM "PÃO E CIRCO" SABE DISPONIBILIZAR ISSO DA MELHOR FORMA. Então! Os maracanauenses terão uma grande oportunidade para iniciar bem o final de um ciclo de duas décadas que Maracanaú caiu drasticamente nos índicadores de desenvolvimento social e econômico. Chegando ao cúmulo da cidade parecer um "campo minado", pois em muitos lugares quem ousar circular nas vias públicas pode ter sérios problemas. Percebe-se que Maracanaú tem que ter um "Novo Olhar" para ser reconstruída, ao contrário vai continuar sendo jogado fora anos e anos de vivenciar uma cidade referência em muitos indicadores, pois dinheiro é que não falta. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários