Campanha alerta sobre a relação entre a ansiedade e a tontura

 Com o slogan Tontura é Coisa Séria, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) discute, neste Dia Nacional da Tontura, celebrado hoje (22), a relação entre a ansiedade e a tontura


CONTINUA APÓS OS LINKS COM MAIS NOTÍCIAS

Sabia que existe o golpe da vaga de emprego? Veja como não cair 

Maracanaú: corpo é abandonado em posição de crucificação na Sexta-feira da Paixão

Conta de luz: taxa extra deixa de ser cobrada a partir deste sábado (16)

Passaporte vacinal: mesmo com liberação de máscaras em ambientes fechados no Ceará ainda deve ser apresentado; saiba o porquê

Oportunidades! Caixa abre oferta estágio em todo Brasil para cargos de níveis médio,  EJA, técnico e superior

Uso de máscaras ainda é obrigatório em alguns casos,
mesmo com a liberação da obrigatoriedade decretada nesta 5ª (14); entenda

Maranguape: expansão de fábrica amplia oportunidades de empregos

Veterinário explica os motivos de não dar chocolate para os animais.  

Qual chocolate é mais saudável? Especialista relata melhores opções

Oportunidades! Abertas dezenas de vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior em Hospitais, Casa de Cuidados e UPAs em Fortaleza

WhatsApp vai impedir envio de mensagens de pessoas bêbadas

Você sabe como impressionar em uma entrevista de emprego

Oportunidade! Curso de formação de bartenders oferece dezenas de vagas gratuitas em Fortaleza

Maracanaú: família permanece 8 horas sob o poder de criminosos durante roubo em sítio

Ceará: Técnico em informática é preso após criar perfis falsos na internet e extorquir 400 mulheres

Saiba porque vale a pena empreender

Com o slogan Tontura é Coisa Séria, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) discute, neste Dia Nacional da Tontura, celebrado hoje (22), a relação entre a ansiedade e a tontura.


Problema que acomete cerca de 30% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), e afeta principalmente as mulheres, por causa dos seus ciclos hormonais, a tontura pode ser um indicador de problemas mais graves, como um acidente vascular cerebral (AVC).


“A tontura ou a falta de equilíbrio e de orientação espacial pode ser uma coisa séria. Então é sempre importante averiguar o que está acontecendo porque existem muitos fatores responsáveis pela tontura. Por exemplo, uma tontura aguda, com uma vertigem, onde tudo roda, com náuseas, vômitos e em que não se consegue parar em pé pode ser um sintoma de AVC”, disse Jeanne Oiticica, do Departamento de Otoneurologia da associação, em entrevista à Agência Brasil. “A tontura precisa ser investigada sempre para a gente entender [o que a está provocando] já que ela é um aviso que o corpo está dando de que as coisas não estão equilibradas”.


Ansiedade


A tontura também pode estar relacionada à ansiedade, problema que se agravou durante a pandemia do novo coronavírus. “Os problemas podem ser o mais diversos possíveis. Pode, por exemplo, ser um problema hormonal, metabólico, soltura dos cristais dentro do ouvido ou ansiedade, estresse, depressão”, disse Jeanne.


Dados da OMS sinalizam que, no primeiro ano da pandemia, a ansiedade e a depressão cresceram 25% em todo o mundo. “A campanha de 2022 [da associação] aborda a relação e a influência da ansiedade com a tontura. Diante do período de isolamento social e o convívio diário com a pandemia, as dificuldades emocionais se agravaram e percebemos que quadros de pacientes com ansiedade e tontura se tornaram mais frequentes em consultório nos últimos dois anos”, disse em nota Guilherme Paiva Gabriel, otorrinolaringologista da ABORL-CCF e coordenador da Campanha da Tontura.


Jeanne alerta que a própria covid-19 pode provocar tonturas. “A própria contaminação pela covid-19 também favorece o aparecimento da tontura porque ela é uma doença trombótica, inflamatória e que pode acometer diversos sistemas. Da mesma forma que teve paciente que perdeu o olfato, teve paciente que ficou tonto ou que adquiriu o zumbido depois da covid-19”, disse ela.


Limitações


Presente em 42% da população adulta de São Paulo, segundo estudo publicado pela Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, a tontura, por muitas vezes, não costuma ser um motivo para pacientes buscarem auxílio médico. Mas, em alguns casos, ela pode trazer limitações e impactar na qualidade de vida. Por isso, quando os episódios forem frequentes, a pessoa deve sempre procurar um otorrinolaringologista.


“Toda vez que o paciente tem tontura, isso indica assimetria do sistema. O sistema de equilíbrio é como os dois pratos de uma balança. Eles devem estar alinhados, na mesma altura. Se um prato está mais para baixo e, o outro, mais pra cima, isso gera tontura. Então é importante avaliar”, disse Jeanne. “Às vezes você se levanta rapidamente e deu uma tonturinha, coisa de segundos. Isso passou e nunca mais aconteceu. Mas se é uma coisa que se repete, esse é um sinal que o corpo está dando de que a pessoa precisa procurar ajuda”.

Com informações da Agência do Brasil.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_18_04_2022

GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO REPUDIA O SÃO JOÃO DE MARACANAÚ 2022 E REIVINDICA MAIS EMPATIA DA PREFEITURA PARA REDUZIR O CAOS NA CIDADE, POR CONTA DA INCAPACIDADE DA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA QUE MESMO MERGULHADA EM RECURSOS NÃO SABE APROVEITAR E SER REFERÊNCIA EM OBRAS PÚBLICAS

A população de uma cidade deseja que a prefeitura atenda mais às necessidades diárias, pois é o que mais precisa para se viver de forma digna. Com isso, chega ao ponto da população abrir mão do maior evento de entretenimento da cidade, que dura algumas semanas, porque do que adianta isso se as outras, nas outras dezenas de semanas do ano, é de muita indignação devido a falta de empatia da gestão municipal. A INDIGNAÇÃO DE DEZENAS DE MILHARES DE MARACANAUENSES AUMENTA MAIS COM A "FALTA DE VERGONHA" DA PREFEITURA EM FAZER FESTA EM PLENO CAOS, PODENDO DEIXAR SÓ PARA DEPOIS DAS ELEIÇÕES? Isso! porque parte das obras estaria concluída, e a mobilidade da cidade estaria mais recuperada, evitando o caos no deslocamento da população para o evento, daqui a cerca de seis semanas. A Prefeitura teve tanto tempo para fazer as obras em Maracanaú, de 2020 para cá, por incompetência não aproveitou o tempo em que não havia muita movimentação na cidade, por causa da pandemia, e agora compromete o maior evento de entretenimento da cidade, provocando mais  transtornos à população em junho. POPULAÇÃO DEVE EVITAR A PREFEITURA QUERER MAIS UMA VEZ ENGANÁ-LA E NO MOMENTO CERTO TOMAR UMA ATITUDE PARA MUDAR O RUMO DA ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE QUE NEM "PÃO E CIRCO" SABE DISPONIBILIZAR ISSO DA MELHOR FORMA. Então! Os maracanauenses terão uma grande oportunidade para iniciar bem o final de um ciclo de duas décadas que Maracanaú caiu drasticamente nos índicadores de desenvolvimento social e econômico. Chegando ao cúmulo da cidade parecer um "campo minado", pois em muitos lugares quem ousar circular nas vias públicas pode ter sérios problemas. Percebe-se que Maracanaú tem que ter um "Novo Olhar" para ser reconstruída, ao contrário vai continuar sendo jogado fora anos e anos de vivenciar uma cidade referência em muitos indicadores, pois dinheiro é que não falta. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários