“Se a chuva for leve, o volume de água que fica no asfalto não gera resistência significativa aos pneus. Desse modo, o motor não precisa trabalhar mais e não há gasto extra de gasolina"
Em épocas de chuva, é comum encontrar congestionamentos no trânsito.
Somado a isso, a depender da precipitação, ruas e avenidas se alagam, gerando uma preocupação ainda maior aos motoristas com a quantidade de combustível e a estrutura interna do veículo.
De acordo com Paulo Sérgio Pereira, vice-presidente do Sindipostos Ceará, o consumo de gasolina em carros durante períodos chuvosos é variável à precipitação.
“Se a chuva for leve, o volume de água que fica no asfalto não gera resistência significativa aos pneus. Desse modo, o motor não precisa trabalhar mais e não há gasto extra de gasolina.”
Agora, se o motorista estiver diante de um temporal, a quantidade de água na pista se torna maior, e, como consequência, o motor precisará de mais potência para rodar os pneus, aumentando o consumo de gasolina”, explica.
Além disso, o especialista argumenta que outros fatores podem contribuir para o gasto extra com combustível. “Durante as chuvas, os motoristas tendem a dirigir com ar-condicionado e os limpadores de para-brisa funcionando. Apesar de mínimos, esses equipamentos aumentam a demanda elétrica do carro, ‘roubando’ a potência do motor e consequentemente gastando mais combustível”, pontua Antônio.
Por conta desses fatores, as autoridades de trânsito orientam evitar a direção em dias chuvosos. Como nem sempre é possível, o Sindipostos listou dicas para garantir a segurança do carro e ainda diminuir o gasto com combustível.
Escolha rotas com menos áreas alagadas ou espere até a água escoar;
Diminua a velocidade e não troque de marcha enquanto cruza um alagamento;
Faça rodízios entre o uso do ar-condicionado e o limpadores de para-brisa;
E se o motor “morrer”, não dê partida imediatamente.
O Sindipostos ainda ressalta a importância de ter a manutenção do carro em dia. Um veículo bem alinhado e pneus calibrados evitam gastos excessivos com combustível e garante a segurança de motoristas e passageiros em dias chuvosos.
Se ouvir barulhos estranhos ou encontrar dificuldades para locomoção, procure a oficina mecânica mais próxima.
Com informações do Focus.Jor
#ARTIGO_SEMANAL_EM_24_01_2022
ATÉ QUANDO AS UNIDADES DE SAÚDE DE MARACANAÚ SÓ TERÁ HORÁRIO DE ATENDIMENTO AMPLIADO SÓ A CADA DOIS ANOS? DEPOIS DA IMPLOSÃO QUE TEVE GRANDE RISCO DE HAVER VÍTIMAS, O QUE PODE ESPERAR DE RISCO NA CORRERIA DE REALIZAÇÕES DE OBRAS TAMBÉM SÓ EM DOIS E DOIS ANOS?
Percebemos que em Maracanaú, a Gestão Municipal cada vez mais demonstra incompetência e falta de ética, gerando mais transtornos a população. É grande a indignação com as atitudes interesseiras, que ainda "engabelar" parte da população em ano de eleições. Com isso os maracanauenses que deveriam ter Serviços Públicos de um jeito que uma cidade Pólo Industrial deve oferecer, entretanto, mais uma vez se deparam com falhas grosseiras em uma obra e atendimento médico que deveria ser efetivo, só trimestres antes das eleições são realizados. Mostrando o caráter, abaixo da crítica, de integrantes da Prefeitura. Se houvesse mais compromisso e vontade de fazer o que é justo, os postos de saúde eram para há muitos anos terem terceiro turno. A população passou muito tempo sem ter o que é de direito, por causa que falta mais humanização do gestor maior. Como também na realização de obras, subentende que não estão sendo contratadas empresas e prestadores de serviços do tipo que a cidade com o quarto maior PIB do Estado deve ter. Uma solução é depois que boa parte da população cobrar, denunciar e fiscalizar a atual gestão, esta deixar de ser injusta e realizar uma gestão que satisfaça as necessidades e desejos dos munícipes. Porque recursos públicos é só o que tem. Sendo mais criteriosa, é possível ter os melhores prestadores de serviços e profissionais mais capacitados. Para isso, o grupo Robertista tem que se reinventar, pois não dar para aguentar tanto tempo perdido. Ninguém merece mais quase meia década de reduções nos indicadores sociais e econômicos e a grande violência. Então, com a Cidadania Ativa encima, a gestão municipal terá como melhor saída atender a pressão popular e fazer o que foi citado acima, ao contrário vai se desgastar mais ainda sendo alvo de denúncias na justiça e sendo pauta negativa nos principais veículos de comunicação do Estado. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário