Especialista aponta que cuidados cotidianos podem evitar o surgimento de varizes e diz como tratá-las

Formadas pela má circulação sanguínea, as varizes podem indicar que o corpo está sobrecarregado e precisando de pausas. Home-office, segundo cirurgiã vascular, pode potencializar o aparecimento delas. Saída está em pequenas atitudes que podem ser tomadas no cotidiano



OLHA SÓ TAMBÉM, DEPOIS

Período de chuvas intensifica proliferação de muriçocas; veja como se prevenir







Aquela dor nas pernas com sensação de peso, o cansaço e o inchaço, principalmente ao final do dia, podem ser sinais do aparecimento de varizes, problema que, conforme estima a Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge cerca de 30% da população mundial. Este cenário, segundo especialistas, pode ter sido potencializado com o aumento dos empregos em regime de home-office, provocado pela pandemia, que tende a apresentar condições menos ergonômicas de trabalho.


Para entender como surgem as varizes, é importante saber o funcionamento do corpo antes e tudo. Todas as células do organismo humano são nutridas pelo sangue. Já as veias têm função de drenar o sangue de volta para o coração. Este, por sua vez, desce muito facilmente do coração até as pernas e os pés, através das artérias, mas precisa desenvolver um esforço muito grande até o coração. A tarefa de retorno venoso é executada por meio de válvulas venosas que direcionam o sangue para cima.


Na pessoa normal, segundo o Ministério da Saúde, a válvula se abre para o sangue passar e se fecha para não permitir que ele retorne. Já em outra parcela da população, com o passar do tempo, fatores preponderantes podem determinar ou provocar um mau funcionamento destas válvulas, como idade ou fatores hereditários. Sendo assim, essas veias começam a apresentar dilatação e as válvulas não se fecham mais de forma eficiente. A partir daí, o sangue passa a refluir e ficar parado dentro das veias. Isto provoca mais dilatação e mais refluxo, levando à formação das varizes.


Home-office


De acordo com a cirurgiã- vascular Jovita Veras, foi percebido um aumento das queixas de varizes nos consultórios. Ela acredita que um dos fatores responsáveis pelo aumento foi a adesão ao esquema de trabalho remoto, no qual muitas pessoas não têm condições de manter uma jornada de trabalho confortável e, somado a isto, o sedentarismo endossado pelo maior tempo em casa, em virtude do cenário pandêmico. “Tudo isso associado a uma alimentação inadequada está causando um aumento no surgimento de dor e inchaço nas pernas, bem como o aparecimento de veias varicosas. E o cuidado deve ser redobrado, pois a falta de movimentação nas pernas favorece a ocorrência de trombose”, alerta a especialista. Cãibras e queimação nas pernas e pés também podem ser sinais.


Prevenção


Existem diferentes tipos de tratamentos para as varizes, mas, segundo recomenda o Ministério da Saúde, o mais importante são as medidas preventivas. Quando tais iniciativas não são suficientes, continua a pasta, um médico especialista poderá indicar os procedimentos mais indicados para cada diagnóstico. “O tratamento consiste na destruição da veia doente. A gente a retira através de cirurgia ou de procedimentos não invasivos. Não tem cura, porque o principal fator de risco é genético, são pessoas que já nascem com a parede da veia alterada. Com isto, veias que são normais poderão, mais à frente, sofrer uma dilatação e se tornarem varicosas”, acrescenta Jovita. A cirurgiã vascular afirma também que, quando descobertas em estágio inicial, o tratamento é mais simples, menos demorado e tem custo menor.


Ela aponta ainda que uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos podem prover alívio nas dores provocadas pelas varizes e até mesmo na diminuição da incidência de veias varicosas. “Existem estudos mostrando que uma alimentação inflamatória estaria relacionada ao surgimento de varizes. Com isso, orientamos ao paciente uma alimentação anti-inflamatória, pobre em industrializados, açúcares, massas, enfim”. “Em relação aos exercícios, os mais indicados são aqueles que fortalecem a musculatura, como bicicleta, musculação e pilates”, completa.


Mais 

Saiba como se prevenir das varizes

– Evite o sobrepeso, pois isto aumenta a pressão sobre as veias e dificulta o retorno venoso;

– Cuidado com exposição excessiva ao calor do sol, das saunas, dos fornos, etc, pois pode provocar dilatação das veias;

– Evite fumar;

– Não fique muito tempo sentado ou em pé parado. Caso seja inevitável, use meias de compressão ou caminhe por alguns minutos para ativar a circulação;

– Não seja sedentário e busque praticar exercícios físicos;

– Mantenha uma alimentação balanceada;

– Faça pausas ao longo do dia de breves períodos de repouso com as pernas elevadas.

(Fonte: Ministério da Saúde e Jovita Veras, cirurgiã vascular)

Com informações do O Otimista.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_24_01_2022

ATÉ QUANDO AS UNIDADES DE SAÚDE DE MARACANAÚ SÓ TERÁ HORÁRIO DE ATENDIMENTO AMPLIADO SÓ A CADA DOIS ANOS? DEPOIS DA IMPLOSÃO QUE  TEVE GRANDE RISCO DE HAVER VÍTIMAS, O QUE PODE ESPERAR DE RISCO NA CORRERIA DE REALIZAÇÕES DE OBRAS TAMBÉM SÓ EM DOIS E DOIS ANOS?

Percebemos que em Maracanaú, a Gestão Municipal cada vez mais demonstra incompetência e falta de ética, gerando mais  transtornos a população. É grande a indignação com as atitudes interesseiras, que ainda "engabelar" parte da população em ano de eleições. Com isso os maracanauenses que deveriam ter Serviços Públicos de um jeito que uma cidade Pólo Industrial deve oferecer, entretanto, mais uma vez se deparam com falhas grosseiras em uma obra e atendimento médico que deveria ser efetivo, só trimestres antes das eleições são realizados. Mostrando o caráter, abaixo da crítica, de integrantes da Prefeitura.  Se houvesse mais compromisso e vontade de fazer o que é justo, os postos de saúde eram para há muitos anos terem terceiro turno. A população passou muito tempo sem ter o que é de direito, por causa que falta mais humanização do gestor maior. Como também na realização de obras, subentende que não estão sendo contratadas empresas e prestadores de serviços do tipo que a cidade com o quarto maior PIB do Estado deve ter. Uma solução é depois que boa parte da população cobrar, denunciar e fiscalizar a atual gestão, esta deixar de ser injusta e realizar uma gestão que satisfaça as necessidades e desejos dos munícipes. Porque recursos públicos é só o que tem. Sendo mais criteriosa, é possível ter os melhores prestadores de serviços e profissionais mais capacitados. Para isso, o grupo Robertista tem que se reinventar, pois não dar para aguentar tanto tempo perdido. Ninguém merece mais quase meia década de reduções nos indicadores sociais e econômicos e a grande violência. Então, com a Cidadania Ativa encima, a gestão municipal terá como melhor saída atender a pressão popular e fazer o que foi citado acima, ao contrário vai se desgastar mais ainda sendo alvo de denúncias na justiça e sendo pauta negativa nos principais veículos de comunicação do Estado. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários