Maracanaú: com registro de morte, está entre as cidades do Ceará que apresentaram os maiores aumentos dos casos de dengue

“Os focos do Aedes aegypti predominaram nos depósitos localizados ao nível do solo (barril, poço, tambor e tanque), com 62,68%, seguidos pelos depósitos móveis (vasos/frascos, pratos, pingadeiras, bebedouros, baldes), com 12,41%”, aponta um boletim da Sesa



OLHA SÓ TAMBÉM, DEPOIS 

Auxílio Emergencial: Governo se planeja para estender o benefício, mais uma vez, até  2022

Copa do Brasil de futsal 2021: na prorrogação, Ceará sagra-se campeão em conquista inédita

Maracanaú: ao desviar de buraco, motorista tomba caminhão e autoriza que população leve a carga de alimentos

Oportunidades! Empresa abre vagas nos setores de operacional e logística em Fortaleza

Uber: milhares de motoristas são excluídos por cancelarem corridas frequentemente

Maracanaú: Acadêmico de Jornalismo, Influencer de 20 anos representa o Ceará em festival nacional

Novidade! Record TV vai transmitir Campeonato Paulista em 2022

Auxílio Emergencial 2021: novidade, aprovado novo lote a quem teve benefício negado

Oportunidades! Ceará deve gerar 2,3 mil trabalhos temporários no Natal

Ainda não sabe identificar dinheiro falso e como agir?

Maracanaú: mandados são cumpridos contra organização criminosa por  atua em fraudes licitatórias e desvio de dinheiro público

Dia do Comerciário: sem  Maracanaú, CDL anuncia a lista das cidades que terão lojas fechadas na RMF, na próxima 2ª feira (27)

Manteiga ou margarina? Especialista alerta que é importante destacar a composição da gordura das duas

Novidade! pessoas com deficiência não aparente  ---como lúpus, epilepsia ou fibromialgia --- vão ter cartão para acesso nos ônibus da capital

Auxílio Brasil: 25 milhões de pessoas que recebem Auxílio Emergencial podem ficar de fora

Oportunidades! Empresa abre seleção para cerca de 400 vagas em cargos administrativos e operacionais no Ceará 

Pacatuba: Caso Justiça manda cassar chapa de vereadores em Pacatuba por fraude em candidaturas femininas é citado novamente na imprensa 



O Ceará acumula mais casos confirmados de Dengue de janeiro a setembro deste ano que em igual período de 2020, com um aumento de 34,5%. São 27.988 casos confirmados somente neste ano, ante 20.796 do ano anterior (até 27 de setembro).


A variação para mais ocorreu em três das cinco superintendências regionais de Saúde: Fortaleza, Litoral Leste e Norte; nas superintendências de Cariri e Sertão Central houve redução.


De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), os casos confirmados de dengue ocorreram com predominância nas faixas etárias de 20 a 49 anos, com 55,7% dos casos, e no sexo feminino, com 56,7% dos casos.


“Os focos do Aedes aegypti predominaram nos depósitos localizados ao nível do solo (barril, poço, tambor e tanque), com 62,68%, seguidos pelos depósitos móveis (vasos/frascos, pratos, pingadeiras, bebedouros, baldes), com 12,41%”, aponta o boletim.


ALERTA DE GRAVIDADE


A vigilância epidemiológica identificou a reintrodução do sorotipo DENV2, que oferece maior risco de ocorrência de casos graves. Foram confirmados 528 casos de Dengue com Sinais de Alarme. Houve confirmação de 25 casos de Dengue Grave; destes, dez foram a óbito, sendo cinco do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com idades entre 10 e 91 anos.


Os óbitos confirmados ocorreram nos municípios de Fortaleza (3), Iracema (1), Maracanaú (1), Porteiras (1), Sobral (2) e Viçosa do Ceará (2).


A ocorrência de dengue grave se dá em 26 municípios: Acarape, Alcântaras, Aquiraz, Beberibe, Bela Cruz, Cariré, Eusébio, Fortim, Guaraciaba do Norte, Iracema, Itaitinga, Itapagé, Jaguaretama, Jaguaruana, Madalena, Maracanaú, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Pedra Branca, Quixeré, Redenção, Russas, Santa Quitéria e Uruburetama.


As cidades com mais registros de casos de dengue, em números absolutos, foram Fortaleza, Russas, Maranguape, Sobral, Morada Nova, Viçosa do Ceará, Caucaia, Quixeré, Maracanaú e Beberibe.


E estão no Vale do Jaguaribe os municípios com maiores incidências de arboviroses por 100 mil habitantes, com destaque para Quixeré, com 6,6 mil casos por 100 mil habitantes (a média do Estado é de 724 por 100 mil), seguido de, Iracema, Russas e Palhano. Uma medida encontrada por esses municípios é a criação de mutirões de limpeza para combater o mosquito causador de dengue.


ZIKA E CHIKUNGUNYA


Foram notificados 4.231 casos suspeitos de chikungunya em 71,7% (132/184) dos municípios do Estado, com 16,5% (698/4.231) confirmados. Foram notificados 1.474 casos suspeitos de Zika em 38% (70/184) dos municípios do Estado. Do total de casos notificados, 10,7% (158/1.474) foram confirmados, sendo nove casos em gestantes, sem registro de óbitos.


O epidemiologista Renato Sampaio, que pesquisa arboviroses há 15 anos no Ceará, acredita que o aumento de casos esteja relacionado a um conjunto de fatores, em que pese o possível relaxamento dos municípios nas campanhas de combate ao Aedes aegypti ou mesmo uma subnotificação em 2020, quando a primeira e segunda ondas de Covid criaram uma “barreira” para algumas pessoas procurarem unidades de atendimento para outras doenças.


Independentemente disso, o que temos é uma situação que precisa de um forte empenho de todos os municípios para combater os focos do mosquito, essa é a principal e melhor saída” 

RENATO SAMPAIO

Epidemiologista


Por meio de sua assessoria, a Sesa informa que o retorno das atividades dos agentes de endemias “seguirá as normas sanitárias contra a Covid-19 exigidas em decreto estadual.


Para realização das visitas domiciliares, além das indicações específicas sobre o uso de equipamento de proteção individual (EPI), os agentes deverão estar imunizados há pelo menos 14 dias e fazer uso de máscara facial”.

Com informações do Diário do Nordeste.


#Artigo_Semanal_em_27_09_2021

COMO PODE PRESTAR UM TRÂNSITO DE UMA CIDADE, SE O ÓRGÃO FISCALIZADOR DA PREFEITURA E A EMPRESA DE ÔNIBUS LOCAIS SÃO GERIDAS PELO MESMO GRUPO POLÍTICO PARTIDÁRIO? E NA SEMANA DO TRÂNSITO, VER O "CINISMO" NAS INFORMAÇÕES DO ÓRGÃO,  DIZENDO QUE ESTAR FISCALIZANDO E REALIZANDO PALESTRAS EDUCATIVAS NA EMPRESA DE TRANSPORTE PÚBLICO DOS COMPANHEIROS DE GRUPO PARTIDÁRIO, SE NÃO FOR POR ISSO, PORQUE QUE O TRÂNSITO E O TRANSPORTE PÚBLICO DE MARACANAÚ CONTINUAM DEIXANDO MUITO A DESEJAR? 

O olhar de um gestor que não veio do "meio do povo" tende a se perder no seu mandato, e não atender as necessidades e desejos que mais deveriam ser atendidas no dia a dia. Onde já se viu colocar a "raposa para dirigir um galinheiro"? Colocar um grupo político da empresa de ônibus de uma cidade para comandar o órgão fiscalizador do trânsito deste município? Principalmente, quando se tem uma reclamação contínua da população referente ao serviço que a dita empresa de transporte público dispõe diariamente. SÓ O OLHAR ELITISTA DE UM GESTOR QUE MORA FORA DEIXA O POVO ENTREGUE À PRÓPRIA SORTE DESSE JEITO? Pois é! Com isso, Maracanaú continua com um trânsito e transporte público longe daquilo que deveriam ser na segunda cidade que mais arrecada no Estado, que mais se destaca nos indicadores sociais e econômicos do Brasil. Um gestor que se morasse na cidade em que ele comanda e vivenciasse o trânsito e se deparasse com os usuários do transporte público, com frequência, a tendência era este realizasse uma gestão, da melhor forma possível, nessa área que a população necessita tanto de um serviços público razoável,  pois mexe muito com o seu cotidiano. ESPERAR BOAS MUDANÇAS NO TRÂNSITO, QUE NECESSITA MUITO SER MELHORADO, NESTE CONTEXTO EM MARACANAÚ, PRECISA SER MUITO OTIMISTA? Né isso! Principalmente que o grupo partidário que administra o Departamento Municipal de Trânsito, até 2020 e por mais de uma década, administrou uma Secretaria, e em 2019 estourou a Operação Bola Fora do MPCE que denunciou uma grande irregularidade de quase R $ Meio Milhão que há indícios de ter sido desviado. Este caso, por sinal, já era esperado pela população, que tinha esperança que um dia viria à tona. Olha que na denúncia nem envolveu o time de futebol profissional criado pela Prefeitura e seus antigos integrantes que parece ter aproveitado a ocasião e também largaram a mesma Secretaria que também faziam parte há mais de uma década e buscando se distanciar de um dia o MPCE bater em cima do dito clube que em 16 anos fez a festa com mais de R $ 5 milhões de recursos públicos. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários