Maracanaú: mandados são cumpridos contra organização criminosa por atua em fraudes licitatórias e desvio de dinheiro público
Operação "Closing", acontece depois de tentativa de arquivamento e é o desdobramento de outra operação, a "Veniet"; Conforme o MPCE, o dinheiro ilícito é "branqueado" na compra de empresas (postos e locadoras) e de veículos. Os bens, entretanto, são registrados em nomes de parentes e amigos
OLHA SÓ TAMBÉM, DEPOIS
Internacional x Fortaleza: Fifa destaca a trajetória da árbitra brasileira
SESI dá dicas para melhorar o bem-estar físico
Enjoou da musculação? HIIT, Training Gym e exercícios com peso corporal são novidades nas academias
Oportunidade! Reabertas inscrições do Enem para isentos ausentes no exame de 2020
Maranguape: fábrica de eletrodomésticos anuncia descontos de quase 40% no seu e-commerce
Oportunidades! Correios vai leiloar 61 mil objetos, saiba como participar
Maracanaú: conheça mais o VMZ, rapper dono do hit “Plutão”, que tem 2 milhões de seguidores
Trabalho domina smartphone e vive ‘efeito tiktok’, mostra levantamento
O Ministério Público do Ceará (MPCE) faz operação contra 15 pessoas, duas cooperativas e seis empresas, dentre elas três postos de combustíveis e duas locadoras de veículos. Nesta quinta-feira, 23, são cumpridos 23 mandados de busca e apreensão em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú.
A operação de hoje, chamada de "Closing", acontece depois de tentativa de arquivamento e é o desdobramento de outra operação, a "Veniet", de 2018. Na ocasião, o MPCE apurou a existência de organização criminosa de Limoeiro do Norte que fraudava licitações e desviava dinheiro público.
A atual fase da investigação constatou a existência de outra organização criminosa que atua em fraudes licitatórias em outros municípios cearenses. Conforme o MPCE, o dinheiro ilícito é "branqueado" na compra de empresas (postos e locadoras) e de veículos. Os bens, entretanto, são registrados em nomes de parentes e amigos dos líderes da organização criminosa.
Quem está envolvido
Os nomes dos envolvidos não foram divulgados porque o processo corre em segredo de justiça. Segundo o MPCE, um dos mentores da organização criminosa já foi denunciado "por vários crimes" e continua cometendo crimes contra o patrimônio público. A lavagem do dinheiro desviado é feita por meio de "laranjas" e a maioria são parentes do investigado.
Além dele, um integrante que foi alvo da operação de 2018 é diretamente envolvido no atual esquema de desvio. Ele também já foi denunciado por outros crimes conexos. Já existia um pedido de busca para a sua residência, mas não aconteceu porque ele mudou de endereço. O filho deste homem foi flagrado em interceptação telefônica arquitetando a destruição de provas.
Um ex-secretário de Saúde de um município do Ceará é apontado como um dos "laranjas" envolvidos no esquema.
Um casal de bancários é suspeito de fornecer seus nomes para o registro de veículos pertencentes à organização criminosa. Na investigação, foi identificado o registro de 16 veículos em seus nomes, a maioria veículos de luxo.
Um ex-diretor e o atual presidente de uma cooperativa também são apontados como “laranjas” dos líderes. O MPCE aponta que a cooperativa recebeu "milhões de reais dos cofres públicos e é anonimamente administrada por um dos líderes".
Retrospectiva da operação
A operação "Veniet” foi deflagrada em 12 de dezembro de 2018. A investigação levou três anos e apurou a existência de uma organização criminosa atuando em Limoeiro do Norte. Os envolvidos fraudavam licitações e desviavam dinheiro público. Ao todo, o esquema desviou cerca de R$ 1,5 milhão.
A organização criminosa utilizava uma empresa para desviar grande parte do dinheiro recebido da Prefeitura de Limoeiro do Norte. O dinheiro era enviado para as contas bancárias de dois integrantes da organização, os quais não tinham nenhum vínculo com a empresa que prestava serviços no município. Como resultado, 27 pessoas foram denunciadas pelos crimes de organização criminosa, peculato, fraude licitatória, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Na atual fase da investigação, o MPCE constatou a existência de uma outra organização criminosa que atua também em fraudes licitatórias em diversos municípios do Estado. Dessa vez, o dinheiro sujo é lavado por meio da compra de empresas e veículos, que são registrados em nome de "laranjas".
Com informações do O Povo Online.
#ARTIGO_SEMANAL_EM_20_09_2021
"BRILHA MARACANAÚ", LEMBRA? FOI SÓ SLOGAN DE CAMPANHA MESMO? PORQUE PARTE DA CIDADE ESTÁ LONGE DISSO, PIOR AGORA, DEVIDO A PREFEITURA NÃO TER RENOVADO CONTRATO COM EMPRESA RESPONSÁVEL PELA ILUMINAÇÃO PÚBLICA; DEVIA NÃO COBRAR A TAXA "ALTÍSSIMA" DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA DAS FAMÍLIAS QUE MORAM NAS RUAS ESCURAS, NÉ?
Absurdo! Que até um Cartão Postal de Maracanaú (Praça da Estação) estar sendo atingido, por causa de uma atitude negligente da Gestão Municipal. Uma cidade que está no Top das que mais arrecadam em um Estado, a gestão municipal tem mais obrigação ainda de ter os serviços públicos eficientes. Isso, porque estar com a faca e o queijo nas mãos". Então, é inaceitável um péssimo serviço, principalmente quando se deixa de atender às maiores necessidades de quem mais é muito dependente de uma gestão pública que atue de forma devida. PREFEITO E PARTE DE SEU STAFF MORANDO FORA AÍ QUE QUEM MAIS NECESSITA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS BEM EXECUTADOS SE DECEPCIONAM MAIS AINDA? Pois é! Se morassem em Maracanaú e procurassem vivenciar a noite maracanauense, que estar passando a hora de ter um aquecimento na economia e geração de empregos com Maracanaú tendo muito entretenimento noturno, mas a atual gestão parece não estar nem aí. Nota-se, que há é um desprezo para com os maracanauenses que necessitam de uma cidade, devidamente iluminada, para se divertir, empreender, praticar esporte e ter mais segurança. A ILUMINAÇÃO PÚBLICA DA SEGUNDA CIDADE QUE MAIS ARRECADA NO ESTADO ERA PARA SER REFERÊNCIA? Isso! E a Prefeitura quando quiser atender a sua população devidamente. O que vai ter uma melhora nos indicadores social e econômico. Desta forma, na cidade deve diminuir a violência e haver um avanço na qualidade de vida das famílias. Essas mais seguras e com uma cidade clara vão ter uma vida noturna digna de cidade que tem uma boa arrecadação e centenas de milhares de habitantes. É UM ATO DESUMANO DEIXAR UMA CIDADE VIOLENTA ÀS ESCURAS SÓ POR BUROCRACIA DE UMA GESTÃO DE QUEM MORA FORA? É sim! A mudança de empresa, responsável pela a iluminação pública, só deveria acontecer quando a nova contratada estivesse à disposição para logo assumir a responsabilidade de ser quem vai iluminar Maracanaú agora. O que acontece é "amadorismo" de um grupo político que "deveria ter vergonha na cara", já que está há cerca de 17 anos gerindo Maracanaú. Que em uma situação desta abandona a população que mais necessita. Pois tem muitos trabalhadores informais, praticantes de atividades físicas, dentre tantos outros que estão sendo prejudicados por conta do péssimo serviço de iluminação que deixa parte da cidade de Maracanaú um breu. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário