Manteiga ou margarina? Especialista alerta que é importante destacar a composição da gordura das duas

Apesar de ser mais natural, pois passa por um processamento mais simples na hora de ser produzido, a manteiga não é, necessariamente, melhor para a saúde; Enquanto ela é gordura animal, feito do leite, a margarina tem como fonte a gordura vegetal; “É feita a partir de óleos vegetais, como óleo de soja ou de girassol, e passa por um processo de hidrogenação para adquirir uma textura sólida”, explica um especialista



OLHA SÓ TAMBÉM, DEPOIS 

Internacional x Fortaleza: Fifa destaca a trajetória da árbitra brasileira 

SESI dá dicas para melhorar o bem-estar físico

Região Metropolitana: Furto e desmonte de peças de torres de transmissão podem causar apagão, alerta Chesf

Oportunidades! Imparh oferta 606 vagas nos cursos de inglês, espanhol, português, francês, italiano, japonês e alemão

Enjoou da musculação? HIIT, Training Gym e exercícios com peso corporal são novidades nas academias

Oportunidade! Reabertas inscrições do Enem para isentos ausentes no exame de 2020

Maranguape: fábrica de eletrodomésticos anuncia descontos de quase 40% no seu e-commerce

Oportunidades! Correios vai leiloar 61 mil objetos, saiba como participar

Maracanaú: conheça mais o VMZ, rapper dono do hit “Plutão”, que tem 2 milhões de seguidores

Trabalho domina smartphone e vive ‘efeito tiktok’, mostra levantamento

Saiba 5 hábitos que provoca maior consumo de combustível


Manteiga ou Margarina? Na hora de escolher, qual das duas é menos prejudicial para o consumo humano? De acordo com o nutricionista Caio Farias, apesar de ser mais natural, pois passa por um processamento mais simples na hora de ser produzido, a manteiga não é, necessariamente, melhor para a saúde.


Enquanto ela é um creme gorduroso, feito a partir de gordura animal, mais especificamente do leite, a margarina tem como fonte a gordura vegetal. “É feita a partir de óleos vegetais, como óleo de soja ou de girassol, e passa por um processo de hidrogenação para adquirir uma textura sólida”, explica o profissional.


Segundo ele, em relação aos impactos na saúde, é importante destacar a composição da gordura das duas. “A manteiga, por ser um produto feito à base de gordura animal, é rico em gorduras saturadas. O consumo excessivo deste tipo de gordura tem um impacto negativo no colesterol do sangue, aumentando o LDL colesterol que, por sua vez, é associado ao aumento do risco de doenças cardiovasculares”.


Caio também explica que a margarina, assim como os óleos vegetais que a compõe, possui uma menor concentração em ácidos graxos saturados e também um perfil mais rico em ácidos graxos insaturados, que possuem efeitos benéficos sobre o colesterol e outros marcadores de saúde, como os marcadores inflamatórios.


“Nas formulações antigas, as margarinas eram adicionadas de ácidos graxos trans, que são tão prejudiciais quanto os saturados, porém uma resolução na regulação da indústria alimentícia proibiu o uso desse tipo de gordura na fabricação dos produtos. A redução já vem sendo feita e até 2023 as empresas devem ter eliminadas totalmente. Então, já é possível encontrar várias opções de margarinas sem gorduras trans. É só conferir no rótulo”, explica ele.


O nutricionista diz ainda que, entre as opções mais interessantes para substituir a manteiga ou a margarina, estão os óleos vegetais in natura, líquidos e sem nenhum processamento, como óleo de soja, óleo de canola e, principalmente, o azeite. “A exceção entre os óleos vegetais fica para o óleo de coco. Este também é muito rico em gorduras saturadas e pode piorar o status do colesterol sanguíneo. E, independente da gordura escolhida, é preciso atentar para a quantidade. Gorduras em geral são muito calóricas e em excesso irão causar o ganho de peso, então mesmo as opções mais saudáveis devem ser consumidas com moderação”, alerta o profissional.


Para Caio Farias, nenhum alimento, em quantidades moderadas, irá impactar de forma negativa na saúde, desde que o contexto da alimentação como um todo esteja equilibrado. “Consumir um pouco de manteiga no pão do café da manhã não vai ser um problema, desde que a quantidade seja pequena e que, em outras refeições ao longo do dia, sejam priorizadas fontes de gordura mais interessantes, como o azeite e outros óleos vegetais, como abacate, castanhas, nozes e sementes”, indica.

Com informações do O Otimista.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_20_09_2021

"BRILHA MARACANAÚ", LEMBRA? FOI SÓ SLOGAN DE CAMPANHA MESMO? PORQUE PARTE DA CIDADE ESTÁ LONGE DISSO,  PIOR AGORA, DEVIDO A PREFEITURA NÃO TER RENOVADO CONTRATO COM EMPRESA RESPONSÁVEL PELA ILUMINAÇÃO PÚBLICA; DEVIA NÃO COBRAR A TAXA "ALTÍSSIMA" DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA DAS FAMÍLIAS QUE MORAM NAS RUAS ESCURAS, NÉ?

Absurdo! Que até um Cartão Postal de Maracanaú (Praça da Estação) estar sendo atingido, por causa de uma atitude negligente da Gestão Municipal. Uma cidade que está no Top das que mais arrecadam em um Estado, a gestão municipal tem mais obrigação ainda de ter os serviços públicos eficientes. Isso, porque estar com a faca e o queijo nas mãos". Então, é inaceitável um péssimo serviço, principalmente quando se deixa de atender às maiores necessidades de quem mais é muito dependente de uma gestão pública que atue de forma devida. PREFEITO E PARTE DE SEU STAFF MORANDO FORA AÍ QUE QUEM MAIS NECESSITA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS BEM EXECUTADOS SE DECEPCIONAM MAIS AINDA? Pois é! Se morassem em Maracanaú e procurassem vivenciar a noite maracanauense, que estar passando a hora de ter um aquecimento na economia e geração de empregos com Maracanaú tendo muito entretenimento noturno, mas a atual gestão parece não estar nem aí. Nota-se, que há é um desprezo para com os maracanauenses que necessitam de uma cidade, devidamente iluminada, para se divertir, empreender, praticar esporte e ter mais segurança. A ILUMINAÇÃO PÚBLICA DA SEGUNDA CIDADE QUE MAIS ARRECADA NO ESTADO ERA PARA SER REFERÊNCIA? Isso! E a Prefeitura quando quiser atender a sua população devidamente. O que vai ter uma melhora nos indicadores social e econômico. Desta forma, na cidade deve diminuir a violência e haver um avanço na qualidade de vida das famílias. Essas mais seguras e com uma cidade clara vão ter uma vida noturna digna de cidade que tem uma boa arrecadação e centenas de milhares de habitantes. É UM ATO DESUMANO DEIXAR UMA CIDADE VIOLENTA ÀS ESCURAS SÓ POR BUROCRACIA DE UMA GESTÃO DE QUEM MORA FORA? É sim! A mudança de empresa, responsável pela a iluminação pública, só deveria acontecer quando a nova contratada estivesse à disposição para logo assumir a responsabilidade de ser quem vai iluminar Maracanaú agora. O que acontece é "amadorismo" de um grupo político que "deveria ter vergonha na cara", já que está há cerca de 17 anos gerindo Maracanaú. Que em uma situação desta abandona a população que mais necessita. Pois tem muitos trabalhadores informais, praticantes de atividades físicas, dentre tantos outros que estão sendo prejudicados por  conta do péssimo serviço de iluminação que deixa parte da cidade de Maracanaú um breu. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários