Maracanaú: porque com o lockdown, no momento crítico, menos vidas são perdidas e muito sofrimento será freado?

Veja onde deu certo. Com a medida, o vírus tende a circular bem menos e a Taxa de Transmissão (Rt) deve baixar em menos tempo. E o número de casos deve parar de crescer em menos tempo também. Adoecendo e matando bem menos na pandemia. Evita-se os assintomáticos e doentes contaminados se aglomerarem e infestaram a torto e a direito o Coronavirus.



O lockdown realizado em Portugal tem dado resultados positivos como retorno. A taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus no país é a mais baixa da Europa. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (8) durante reunião entre especialistas e representantes políticos.


 O país — que tem cerca de 10 milhões de habitantes — registrou 365 novas infecções nas últimas 24 horas. É o valor mais baixo desde 7 de setembro de 2020.


"Continuamos a apresentar o Rt mais baixo da Europa e com uma incidência já perto dos 120 [novos casos] por 100 mil habitantes", disse o epidemiologista Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.


Conforme o especialista, o índice de transmissibilidade do SARS-CoV-2 ficou em 0,74 em todo o país nos últimos cinco dias. A exceção se deu apenas nas regiões autônomas dos Açores e da Madeira.


O Rt indica o ritmo de contágio do vírus e deve estar baixo de 1 para que o número de casos retroceda. Apesar de o bom resultado ter sido destacado, o epidemiologista afirmou que o ritmo de queda das contaminações tem desacelerado.


Na avaliação de André Peralta Santos, da Direção-Geral da Saúde, a vacinação começa a mostrar alguns efeitos na população acima de 80 anos, com redução das internações em cuidados intensivos. Tal grupo tem a maior cobertura vacinal no país até o momento.


Saída do lockdown


Na reunião, que aconteceu na Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), em Lisboa, os especialistas também afirmaram que o país tem condições para começar a desconfinar a partir de 15 de março. A expectativa é que o plano de desconfinamento seja apresentado em 11 de março pelo governo português.


Portugal está em lockdown desde 18 de janeiro. Inicialmente, o governo havia adotado uma espécie de "confinamento soft", com escolas e universidades abertas e várias exceções. A baixa adesão da população às restrições acarretou a adoção de um confinamento mais restrito no dia 22 de janeiro.


Portugal suspende voos com o Brasil


Por questões humanitárias, Portugal anuncia voo para repatriar portugueses retidos no Brasil

Portugal viu a quantidade de casos voltar a crescer em outubro, depois de ser apontado como um bom exemplo de gestão na primeira onda da pandemia de Covid-19. A situação, após algum tempo sob controle, deteriorou-se após o período de Natal, quando o país relaxou medidas que restringiam deslocamento e aglomerações.


O resultado foi uma alta generalizada de casos e mortes. Em 28 de janeiro, o país atingiu seu pico de novas infecções, com 16.432 novos casos. Sob pressão, o sistema de saúde pública português, o SNS, esteve perto do colapso. O país acabou pedindo ajuda internacional para outros países da União Europeia.


O lockdown, no entanto, deixou a situação relativamente sob controle já na segunda semana de fevereiro.

Até agora, Portugal já registrou 810.459 casos e 16.565 mortes por Covid-19.

Com informações do Diário do Nordeste.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_08_03_2021

NO MOMENTO DE MAIS UM ANIVERSÁRIO DA JOVEM MARACANAÚ, FAZENDO-SE UMA REFLEXÃO, PORQUE A POPULAÇÃO NÃO TEM SUAS NECESSIDADES E DESEJOS MAIS ATENDIDOS? CONDIZENTE COM O 2º MAIOR PIB DO ESTADO; A CRISE DE GESTÃO DA SAÚDE MUNICIPAL ATUAL MOSTRA MAIS AINDA COMO A MAIORIA DOS MARACANAUENSES CADA VEZ MAIS É SACANEADA PELO GRUPO ROBERTISTA? JÁ QUE NEM O BÁSICO, A ESTABILIDADE, NÃO CONSEGUE? A MUDAR SECRETÁRIO DE SAÚDE EM MENOS DE 2 MESES DE MANDATO, NO MEIO DO PICO DA PANDEMIA? PORQUE O EX, POR SER DE FORA, PARECE NÃO TER CONSEGUIDO DESMANTELAR O CABIDE DE EMPREGOS E O FURA FILA DOS ESQUEMAS DOS POLÍTICOS NO HOSPITAL E USBs? PARA TER PROFISSIONAIS COM MAIS CAPACITAÇÃO E A DIGITALIZAÇÃO PARA DAR UMA SACUDIDA NA TRANSPARÊNCIA

Há um ditado que: "chegar ao sucesso não é mais difícil do que se manter". Então! ser bem sucedido nas urnas, em muitas ocasiões, não é mais difícil do que fazer sucesso na gestão e mandato. Percebe-se que ganhar eleição não é atestado de capacidade e competência. Porque, pode-se comprar votos a ter investidores de campanha, que depois vão  tirar dos cofres públicos múltiplas vezes a mais do investido. E a reeleição, muitas vezes, estampa o mal caráter e a antiética de muitos políticos, que para se perpetuar no poder se apropriam indevidamente dos recursos e serviços públicos. Para o "toma lá dá cá" se aproveitando da Cidadania Passiva. ESSE É O CONTEXTO EM UM ÂNGULO DE UMA REFLEXÃO NO DIA DO ANIVERSÁRIO DE MARACANAÚ? Então! É sim! Por isso, Maracanaú aproxima-se de 300 óbitos e 11.000 infectados, nesta Pandemia, parece, devido "o negacionismo velado" do grupo Robertista. Que agrava mais ainda porque sempre este grupo foi oposição à gestão Estadual. O que estagnou Maracanaú. Em que, praticamente, só ruas foram asfaltadas e construídas algumas Avenidas. Isso é "fichinha", qualquer Cidade faz. Para dar a impressão que vai tudo bem obrigado. Só que em Maracanaú as principais  necessidades e desejos dos maracanauenses cada vez mais aumentam. Ultimamente, até a comida da boca das crianças e adolescentes a Prefeitura tirou. Para onde está indo a verba da merenda escolar? foi pra contratar mais amigos de políticos? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários