Oportunidades! Abertas 165 vagas de cursos grátis em áreas como cinema e artes cênicas, em Fortaleza

As artes cénicas ou cênicas, chamadas ainda de artes performativas, são o conjunto de preceitos para o estudo e a prática da representação e a dramatização, seja no teatro, na música, na dança, ou em qualquer ambiente de manifestações artísticas.



O Porto Iracema das Artes inicia o ano letivo de 2021. A instituição oferta 165 vagas para diferentes áreas. Serão sete formações distribuídas entre o Programa de Fotopoéticas (90 vagas) e os Cursos Básicos de Artes Visuais (40), Artes Cênicas (20) e Audiovisual (15). As aulas serão online e os cursos são gratuitos. 


O público prioritário é da faixa etária entre 16 e 29 anos, bem como alunos da escola pública que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio. O processo seletivo será remoto, por meio do preenchimento de formulário disponível aqui.


A equipe de professores inclui artistas e pesquisadores. Participam Zeca Ferreira, Aline Motta, Ma Njanu, Rômulo Silva, Deri Andrade, Lucas Dilacerda, Manuela Eichner e a Trupe Motim de Teatro. As aulas acontecem entre 23 de fevereiro e 1 de abril. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 22 de fevereiro, no site da Escola.



Os currículos dos professores estão disponíveis no site da Escola. A seguir, informações detalhadas dos cursos. 


Audiovisual 


"Tão longe, tão perto: Oficina de Cinema Documentário", com Zeca Ferreira (15 vagas)

De 02/03 a 01/04. Terças e quintas, de 10h às 13h (30 h/a)


Fotopoéticas


"Fotografia e memória: a água é uma máquina do tempo", com Aline Motta (30 vagas)

Dias 16, 18, 23, 25 de março. Terças e quintas, de 18h às 20h (8 h/a)


"Corpo-F3chado: Ateliê de criação desobediente, com Ma Njanu e Rômulo Silva (30 vagas)

Dias 1, 3, 5, 8, 10 e 12 de março. Segundas, quartas e sextas, de 18h às 19h30 (9 h/a)


"Outras imagens: um panorama da fotografia de autoria negra brasileira", com Deri Andrade (30 vagas)

Dias 15, 17, 22 e 24 de março, segundas e quartas, de 18h às 20h (8 h/a)


Artes Visuais


"Travessias Afetivas: Estética, Política e Arte Contemporânea", com Lucas Dilacerda (20 vagas)

Dias 23, 24, 25 e 26 de fevereiro. Terça a sexta, das 19h às 22h (12h/a)


"Planta-colagem", com Manuela Eichner (20 vagas)

Dias 8, 10 e 12 de março, das 9h às 12h (8h/a)


Artes cênicas


"Cenografia criativa: ressignificando objetos do cotidiano", com Trupe Motim (20 vagas)

De 02 a 05 de março. Terça a sexta, das 16h às 18h (8 h/a)


Serviço


Porto Iracema abre 165 vagas em primeira oferta de cursos de 2021. Inscrições até 19 de fevereiro nesse link. 

Voltado preferencialmente para alunos da escola pública, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio, entre 16 e 29 anos. Resultado da seleção: 22 de fevereiro. Aulas: De 23 de fevereiro a 1 de abril


Outras informações aqui.


Com informações do Diário do Nordeste.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_08_02_2021

ENTÃO! A GESTÃO MUNICIPAL DEU SINAL QUE O DISTRITO INDUSTRIAL DE MARACANAÚ ESTÁ ESTAGNADO? QUANDO DIZ QUE NÃO TEM MAIS TERRENOS PARA NOVAS EMPRESAS SE INSTALAREM E 30 EMPRESAS FALIRAM: DAÍ PRA QUE FAZER EMPRÉSTIMO INTERNACIONAL DE R$ 160 MILHÕES PARA UMA BOA PARTE SER GASTO NO DISTRITO INDUSTRIAL? EM VEZ DISSO PORQUE NÃO ENXUGA A FOLHA SALARIAL E O ORÇAMENTO  DAS SECRETARIAS? PARA OBTER RECURSOS PARA ADOTAR POLÍTICAS PÚBLICAS DE GERAÇÃO DE RENDA QUE VENHAM ATENDER AS PRINCIPAIS NECESSIDADES E DESEJOS DA POPULAÇÃO?

Existem informações de que uma cidade por mais que seja próspera, rica, nas mãos de uma gestão incompetente e/ou de má fé, uma cidade "quebra que aparta". E que o  grupo político que comete esta "desgraça" continuará sugando os cofres públicos até vim um novo grupo com um Novo Olhar pra cidade. COMO TIRAR MARACANAÚ DESSA SITUAÇÃO? Pois é! nessa situação, mais cedo ou mais tarde a grande mudança necessária vai acontecer. Já são 50 mil eleitores que querem isso. E com o aumento das ações da Cidadania Ativa, criando movimentos como, por exemplo, o Movimento Eleitor Participativo  (EL-PARTICIPA) que impulsiona a maior conscientização da população e luta para um dia acontecer uma transformação. Não há dúvida que cada dia que se passa é um passo realizado rumo a um novo tempo. SE O GRUPO QUE QUER SE PERPETUAR NO PODER SE REINVENTAR? Aah! A história mostra que com o tempo, só novas caras em um novo grupo tem a disposição e as condições para atender as maiores necessidades e desejos da maioria da população. Porque isso passa por extinguir as práticas ilícitas de um grupo desgastado. Que só eles se dão bem com os recursos e serviços públicos, que também é moeda de troca para ganharem eleições. SÓ UM NOVO GRUPO VAI FAZER CONCURSOS, VAI TER GESTÃO TRANSPARENTE,  VAI DIGITALIZAR TUDO E ACABAR COM O "FURA FILAS" ETC? Sim! Pois se a atual gestão fizer isso não terá como comprar eleições, como se suspeita. E a cada dia aumenta o número de insatisfeitos que não tarda alcançar a grande mudança.

MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários