Novidade! Trabalhador ou herdeiro pode sacar PIS/Pasep retroativo dos anos 70 e 80; saiba se tem direito

Segundo informações do banco cerca de 9,3 milhões de pessoas não realizaram os saques ao qual possuem direito.


As cotas do fundo PIS/Pasep continuam sendo liberadas para os trabalhadores formais e servidores que estiveram na ativa entre os anos de 1971 a 4 de outubro de 1988. Além disso, os herdeiros dos trabalhadores que possuíam renda formal durante o período podem ter direito aos recursos.


No caso de quem não realizou o saque, poderá recuperar os valores na Caixa Econômica Federal, no caso do PIS, assim como no Banco do Brasil, quanto ao Pasep. O Abono PIS é destinado aos trabalhadores que atuam ou atuaram em empresas privadas devidamente registrados. Já o abono Pasep é destinado aos servidores públicos. 


No caso do trabalhador que seja cliente da Caixa e possua conta, é possível ter o saldo depositado automaticamente, seguindo o calendário de pagamento.  


 No caso de valores de até R$ 3 mil, pode-se realizar o saque com Cartão Cidadão e senha no autoatendimento, lotéricas ou ainda em representantes Caixa Aqui. 


Já para valores superiores aos R$ 3 mil os saques precisam ser realizados nas agências da Caixa mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto. Segundo informações do banco cerca de 9,3 milhões de pessoas não realizaram os saques ao qual possuem direito. 


Como realizar o saque do PIS


Os trabalhadores de empresas privadas podem realizar os saques em casas lotéricas, em correspondentes Caixa Aqui ou nos caixas eletrônicos por meio do uso do Cartão Cidadão e senha. Caso não possua o cartão, a realização do saque pode ser feita no balcão de atendimento das agências da Caixa. 


Quem tem direito ao saque


Os trabalhadores cadastrados no fundo PIS ou PASEP até o dia 4 de outubro de 1988 e que, além disso, não tenham realizados seus respectivos saques do saldo da conta individual de participação têm direito ao saque. Já para os servidores públicos é necessário se informar sobre o saque das contas do Pasep pelo Banco do Brasil.


Documentação necessária


Caso o cotista tenha falecido, seus herdeiros podem realizar o saque. No entanto, é necessário apresentar os seguintes documentos: 


Certidão ou declaração de dependentes habilitados à pensão por morte expedida pelo INSS; 


Atestado fornecido pela entidade empregadora, para os casos de servidores públicos; 


Alvará judicial designando o sucessor/representante legal, indicando o PIS ao qual o benefício se refere, e Carteira de Identidade do sucessor/representante legal (na falta da certidão de dependentes habilitados); 


Formal de Partilha/Escritura Pública de Inventário e partilha (Judicial ou Extrajudicial). 


Havendo consenso entre os sucessores, o levantamento do saldo independerá de inventário, sobrepartilha ou de autorização judicial, bastando que os mesmos firmem termo por escrito autorizando o saque e declarando não existirem outros sucessores conhecidos.

Com informações do Diário do Nordeste.


#Artigo_Semanal_em_01_02_2021

AS NECESSIDADES E DESEJOS DE MARACANAÚ PODEM CONTINUAR "DEIXADOS PRA LÁ" NA VOLTA DA GESTÃO ROBERTISTA? NÃO VAI DAR BOM 90% DOS RECURSOS DESTINADOS À SÓ TRÊS  SECRETARIAS? COMANDADAS POR POLÍTICOS DE FORA E FAMILIAR DO PREFEITO; QUE O ANÚNCIO DE VÁRIAS SECRETARIAS QUE NÃO TERÃO RECURSOS E SUBORDINADAS À DO GOVERNO, SEGUNDO UM JORNAL, PODE CAIR DRASTICAMENTE OS SERVIÇOS PÚBLICOS? O MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) VAI ESTAR EM UMA DAS FRENTES DA LUTA DA CIDADANIA ATIVA? COM INICIATIVAS PARA IMPEDIR QUE AS NECESSIDADES E DESEJOS DA POPULAÇÃO AUMENTEM MAIS AINDA?

A história mostra que tudo tem "início, meio e fim". Pode até tentarem impedir a chegada do fim, que na política. Pode ser praticando o "toma lá, dá cá", entretanto cada vez mais um grupo político que quer se perpetuar no poder não vai atender as necessidades e desejos da população. Porque vai ressurgir na cidade movimentos da Cidadania Ativa que vão lutarem muito para haver um "Novo Olhar"  e uma transformação. COM O TEMPO UM GRUPO RACHA A NÃO TER SURGIDO NOVOS LÍDERES ENTRE SI? Sim! Em Maracanaú, parece que o executivo municipal que não quis e/ou não foi competente para formar novos líderes maracanauenses, mesmo já com idade elevada, se assujeita, a voltar a Prefeitura. Porque, ao contrário, possivelmente seu Grupo Político já teria se despedido de Maracanaú. DE VOLTA AGORA, PARECE TOMAR DECISÕES IMPOPULARES COM SEGUNDAS INTENÇÕES? Pois é! Por que colocar políticos de fora pra comandar a Secretária de Educação e da Saúde, mais um sobrinho para a Secretaria de Obras (que pode obter R $ 240 milhões referente à empréstimo internacional e Royalties sub judice) interessa mais a quem se não for o cacique do Grupo Robertista? que parece querer fazer um sucessor da família em Brasília e "veladamente" aniquilar forças de um parceiro sub grupo local que quer de novo  lançar candidato para o legislativo Estadual? Que pode ser o replay de 2006? não sendo eleito porque claramente, foi percebido, que a cúpula e a máquina do grupo Robertista não vestiu a camisa na campanha, como se deveria. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários