Análise: Na posse, novo prefeito de Maracanaú frusta quem espera prioridade na geração de renda e oportunidades

As duas prioridades divulgadas estão longe de ser as maiores necessidades e desejos que traga desenvolvimento social e econômico na cidade que tem o segundo maior PIB do Estado do Ceará, com R $ 10,4 Bilhões. Universalização de creches e construção de duas UPAS e um Hospital concluído, que eram para ter na cidade há muito tempo, geralmente isso são bancados por recursos federais. 



Os R $ milhões que a Prefeitura arrecada de tributos parece que vão continuar sendo mal geridos, como se tem a impressão que acontece desde 2005. Boa parte parece que vai continuar bancando a imensidão dos cabides de empregos. Que centenas devem ser de mais gente de fora, com a indicação de secretários de fora nas pastas que mais empregam.

Porque não anunciou um mega concurso como fez outra prefeitura da Região Metropolitana?

MAIS INFORMAÇÕES 

O novo prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PSDB), tomou posse oficialmente hoje, 1º de janeiro, para o mandato 2021-2024. A solenidade também empossou o vice-prefeito eleito Neton Lacerda (Pros) e os 21 vereadores que conquistaram suas cadeiras nas eleições 2020. A cerimônia aconteceu de forma virtual.


Pessoa reconheceu responsabilidade do cargo e prometeu fazer um governo focado nas crianças, mas sem deixar de lado as outras áreas.


"Esperamos fazer uma gestão olhando para as pessoas, com foco nas crianças, naturalmente para educação, saúde e todos os segmentos. Mas vou focar nas crianças na minha gestão, pois elas são o futuro da sociedade. Sempre dizem que as crianças são o futuro, mas nunca as protegem, eu vou fazer a minha parte", destaca.


O novo prefeito garantiu que a busca pela vacinação da população do município é uma de suas metas mais importantes. "Eu estive em São Paulo, assinei o protocolo com o Firmo de intenção de adquirir vacina junto ao Instituto Butantan para que o povo de Maracanaú seja um dos primeiros a tomar vacina" afirma.


Roberto Pessoa conquistou 66,32% dos votos, nas eleições de 2020. Aos 77 anos, o membro do PSDB foi eleito prefeito de Maracanaú pela terceira vez. Pessoa já havia gerido o município entre os anos de 2005 e 2012.


O evento marcou, ainda, a eleição da Nova Mesa Diretora da Câmara Municipal, com o vereador José Valdemir Gomes Peixoto (PSDB) sendo reconduzido, com candidatura única, à presidência da Casa Legislativa Municipal para o biênio 2021-2022.


Com informações do O Povo Online

#ARTIGO_DE_28_12_2020

COMO PARTICIPAR DA CIDADANIA DIGITAL PARA AGIR ATIVAMENTE NA VIDA E NA GESTÃO MUNICIPAL? PORQUE VALE APENA UMA LUTA PERMANENTE PELOS NOSSOS DIREITOS? COMO QUE O DIREITO DE UM IMPLICA NA OBRIGAÇÃO DO OUTRO? PORQUE CONHECER OS DIREITOS É TER PLENA CONSCIÊNCIA DOS DEVERES?

O tema da cidadania digital é fundamental na formação de crianças e jovens, especialmente num momento em que a sociedade tem se comunicado e se desenvolvido através dos meios virtuais. Assim, existem referências nacionais e internacionais traz nformação referentes a este tema. "Cidadania digital é o uso da tecnologia de forma responsável. É direito e dever de todos saber usar corretamente as inovações tecnológicas que surgem ao nosso redor”, segundo o site Nova Escola. "A cidadania digital é, acima de tudo,  agir como um cidadão também em ambiente virtual, respeitando as normas de conduta, direitos e deveres que são estabelecidos pela nossa constituição.”, segundo o site cryptoid. "Cidadania Digital (Digital Citizenship) é o uso responsável e apropriado da tecnologia” (Mike Ribble –“Raising a Digital Child” – Educando a Criança Digital). Esta é uma citação de umas das referências mundiais em cidadania digital, Mike Ribble.

Estes são os nove elementos da cidadania digital, descritos por Mike Ribble: ACESSO DIGITAL: inclusão eletrônica e participação plena na sociedade. COMÉRCIO DIGITAL: compra e venda de produtos e serviços online; COMUNICAÇÃO DIGITAL: troca de informações online;: ALFABETIZAÇÃO DIGITAL: capacidade de saber como e quando usar a tecnologia digital; ETIQUETA DIGITAL: padrão de conduta esperado por todos que usam a internet; LEI DIGITAL: direitos e restrições legais que governam o uso da tecnologia; DIREITO & RESPONSABILIDADE DIGITAL: privilégios, liberdades e comprometimentos estendidos a todos os usuários online; SAÚDE & BEM-ESTAR DIGITAL: bem-estar físico e emocional ligados ao uso da tecnologia; SEGURANÇA DIGITAL: precauções que os usuários da internet devem tomar para garantir a segurança pessoal e da sua rede de contatos.

MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários