Olha Só! Conta de luz vai ficar mais barata no início do ano que vem

A Aneel anunciou que, daqui a uma semana, vai ser acionada a bandeira amarela na conta de energia.


Um alívio no bolso do brasileiro: a conta de luz vai ser mais barata no próximo ano. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta quarta-feira (23) que acionará a bandeira amarela a partir do próximo mês, janeiro de 2021. Apesar de que o consumidor ainda vai ter uma taxa extra na conta de luz, esse valor é bem inferior ao que esteve vigente durante este mês de dezembro, quando a Agência acionou a bandeira vermelha.


Em bandeira amarela, o custo adicional para cada 100 kWh consumidos é de R$ 1,343. Para efeito de comparação, durante o mês de dezembro o brasileiro pagou R$ 6,243 a mais para cada 100 kWh.


Leia também | Prefeitura de Fortaleza discutirá possibilidades para não reajustar passagem de ônibus


Segundo a Aneel, o motivo da troca de bandeira é a previsão hidrológica para o próximo mês no País é de que subam os níveis dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN). Isso permite que a produção nas hidrelétricas, o principal tipo de gerador de energia do Brasil, aumente.


O aumento em dezembro

Apesar do anúncio da redução, durante este mês de dezembro o consumidor deve continuar atento à economia de energia elétrica em casa. Desde o dia 1º deste mês, está valendo a bandeira vermelha Patamar 2, a mais cara de todas. Ela continua valendo até o dia 31.


Em maio deste ano, por causa da pandemia do novo Coronavírus, a ANEEL havia decidido manter a bandeira verde acionada até 31 de dezembro. Mas a queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas e a retomada do consumo de energia  levaram à revisão da decisão hoje.


Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como uma sinalização para que o consumidor de energia elétrica conheça, mês a mês, as condições e os custos de geração no País. Quando a produção nas usinas hidrelétricas (energia mais barata) está favorável, aciona-se a bandeira verde, sem acréscimos na tarifa. Em condições ruins, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2.


“Com o anúncio da bandeira vermelha patamar 2 é importante que os consumidores busquem evitar o desperdício de água e energia”, disse o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone.


Com informações do Portal GCMAIS


#Artigo_de_21_12_2020

COMO AGORA VAMOS SE BENEFICIAR MAIS DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL DE MARACANAÚ? BUSCANDO PARTICIPAR DAS DECISÕES DA GESTÃO MUNICIPAL E O QUE MAIS? NA CIDADANIA ATIVA, PORQUE O CIDADÃO ATIVO  NÃO SE OPRIME E COMO É A LUTA CONSTANTE PARA PARTICIPAR DAS DECISÕES DA PREFEITURA? A DECISÃO POLÍTICA É QUE DECIDE TUDO QUE FAZ PARTE DA VIDA DO CIDADÃO? PORQUE AO IGNORAR A POLÍTICA FAZ SURGIR OS MAUS POLÍTICOS?  SABIA QUE É DIREITO DOS CIDADÃOS TER AS INFORMAÇÕES SOBRE TUDO? COMO O MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) EM MARACANAÚ VAI AGIR PARA OBTER RESPOSTAS E AS NOVAS PRÁTICAS NA POLÍTICA? 

A Cidadania Ativa transforma uma cidade. Porque faz os seus direitos serem disponibilizados de acordo com o tamanho do exercício diário dos cidadãos ativos, nos 365 dias do ano. Não só nas eleições, em dois e dois anos. A Cidadania Ativa tem o poder de fazer com que uma forma de gestão municipal  que não supre as principais necessidades e desejos da população, sejam extintas. E sejam criadas novas práticas. Idealizadas pelos cidadãos ativos. Esse direito estar na Constituição Federal e na Declaração dos Direitos Humanos. COM O EL-PARTICIPA, OS 50 MIL ELEITORES E QUEM MAIS SE INTERESSAR, QUE DISSERAM NÃO AO CONTINUÍSMO VAI PODER TER O QUE TANTO A MAIORIA DOS MARACANAUENSES DESEJAM E NECESSITAM? Praticando a cidadania ativa vão sim. Não necessariamente só por projetos de iniciativa popular, referendo e plebiscito. Só em ficar bem informado, pedindo explicações, dizendo o que tem como prioridade em vez de muitas ações descabidas que o atual grupo político que administra Maracanaú costuma fazer, deve haver muitas conquistas da maioria da população. Reduzindo o desmando da prefeitura que proporciona privilégio aos simpatizantes do grupo político que estar no poder. O MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO VAI CAPACITAR QUEM NECESSITAR? Vai sim! Além de encabeçar lutas e com  informações fundamentais para os cidadãos ativos ter argumentos, vão ser impulsionadas as bandeiras com as propostas que satisfazem mais os desejos e necessidades MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários