Há 18 km de Maracanaú, saiba o que os astrônomos já falam sobre o asteroide que caiu

 Sábado passado (10), um asteroide de pequena proporção foi visto entrando na atmosfera pelo céu do Ceará. A rocha espacial, identificada como um bólido, causou um estrondo que foi ouvido por cearenses.

No último sábado, 10 de outubro, um asteroide de pequena proporção foi visto entrando na atmosfera pelo céu do Ceará. A rocha espacial, identificada como um bólido, causou um estrondo que foi ouvido no Maciço de Baturité, provocando curiosidade entre a população. Teorias sobre a possível queda de um avião ou um abalo sísmico foram levantadas. Mas uma equipe de astrônomos da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), confirmou que se tratava da queda de um asteroide - fenômeno raro no Estado, com evento semelhante ocorrido pela última vez em 1991, na cidade de Campos Sales.

No exato momento em que o bólido foi visto adentrando a atmosfera terrestre, às 6h42min, o satélite meteorológico GOES-16, da Bramon (em português, Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), detectou um grande flash em seu instrumento GLM, utilizado para mapeamento de relâmpagos. Segundo o astrônomo Lauriston Trindade, como não havia nuvens, o evento só poderia indicar a entrada de um possível asteroide. Pouco tempo depois, a equipe conseguiu imagens da câmera do Clima ao Vivo, que registrou a passagem do meteoro no céu de Fortaleza.

O som da explosão e fragmentação do asteroide após entrar na atmosfera, foi ouvido principalmente no Maciço de Baturité, em cidades como: Pacoti, Guaramiranga, Capistrano, Redenção, Baturité e outras. No entanto, conforme relatos de testemunhas, a entrada do bólido foi vista de Fortaleza, também confirmada em imagem do Clima ao Vivo. Os astrônomos acreditam que haja material em solo - como meteoritos, que são fragmentos do bólido - em regiões próximas à divisa de Caucaia e Maranguape.

Moradores chegaram a relatar que uma cratera, localizada no distrito de Guaiuba, poderia ser indicativo da passagem de meteoritos. Também informaram que uma pedra bem escura foi encontrada na região. Contudo, a equipe da Bramon não confirma relação da cratera como um impacto da passagem do meteorito. Eles continuam buscando imagens que possam ajudar a determinar a massa e o trajeto do meteoro, para calcular sua provável área de dispersão.

A Bramon também enviou solicitação de dados de infrassom ao Center for Near-Earth Object Studies (Cneos - em português, Centro para Estudos de Objetos Próximos à Terra) da National Aeronautics and Space Administration (Nasa).Conforme Lauriston, esses dados são de microfones especiais, que detectam sons que não são facilmente percebidos pelos ouvidos humanos, e podem ajudar a indicar o destino do asteroide, sem necessidade de relatos e imagens.


Atualmente, os astrônomos continuam o trabalho em campo, coletando relatos de testemunhas nas principais localidades onde o fenômeno foi percebido. Nos primeiros dias, informações conflitantes chegaram a dificultar as diligências da equipe. Mas, segundo o astrônomo Lauriston Trindade, que coordena a ação aqui no Ceará, os testemunhos se tornaram mais coesos. E a expectativa é que tenham novidades já neste fim de semana.

Com informações do O Povo Online



#ARTIGO_DE_12_10_2020
BASTA DOS MESMOS, SÓ NÃO QUER ESQUECER QUEM NUNCA CONHECEU? UM VELHO OLHAR É OU NÃO É CONTINUISMO DA ESTAGNAÇÃO, INCAPACIDADE E INCOMPETÊNCIA QUE EM QUASE 16 ANOS TEVE R $ BILHÕES NAS MÃOS E NÃO TRANSFORMOU MARACANAÚ EM BOAS REFERÊNCIAS? UM NOVO OLHAR SEM VICE PREFEITO E PRESIDENTE DE CÂMARA PRESOS, SEM 1º LUGAR NA VIOLÊNCIA, SEM ATRASO NA EDUCAÇÃO, SEM INCAPACIDADE PARA LHE DAR COM UMA PANDEMIA, SEM O DESPREZO PARA AS NECESSIDADES E DESEJOS DAS FAMÍLIAS, ETC PARTE OU NÃO PARTE PELO FIM DE  UMA DÉCADA E MEIA PERDIDA NO COMANDO DE UM GRUPO DA POLÍTICA VELHA?
Não dar saudades ser enganado. Só quem se aproveita de um momento da história é que sente saudades do passado. Em politica é só usar mais a razão e não a emoção, segundo cientistas políticos é tempo de avaliação da gestão municipal. Ao fazer isso, o eleitor vai chegar a uma conclusão mais segura. Percebe-se que tem que ver o que não foi feito, embora a cidade tivesse as condições financeiras e influência política para alcançar uma grande transformação. É ENGANAÇÃO RESSALTAR O POUCO QUE FEZ, POIS ISSO QUALQUER UM FAZIA? Exatamente! Em Maracanaú, uma avaliação bem feita conclui que a população teve uma década e meia pra esquecer, em se tratando de gestão municipal, de 2005 á 2020. Pois não foi feito quase nada com os R $ BILHÕES que passaram pelas contas bancárias da Prefeitura. Como também, devido a incapacidade de um chefe político, Maracanaú perdeu a oportunidade de captar R $ CENTENAS DE MILHÕES e muitas obras. Por conta do egoísmo do chefe político que nunca se uniu ao Governo Estadual, e em muitos anos sendo oposição ao Governo Federal.
ENTÃO! PERPETUAR NA PREFEITURA É UMA TENTATIVA DE TENTAR SE MANTER VIVO NA POLÍTICA?
Percebe-se que sim. Mas isso só é bom para o grupo desgastado. Para a população um Novo Olhar pra Maracanaú com a 3a Via é que pode dar um basta nos vícios que estagnou Maracanaú  É com um novo grupo e caras novas é que vai se revitalizar a política local. Um novo olhar para as famílias e áreas, que fazem os pilares da gestão pública, tornando-as referências nacionais. JORNALISTA MARACANAUENSENEWS estar de olho, explicando tudo que os maracanauenses têm que saberem.


Comentários