Eleições Maracanaú: MP quer cassação de candidatos que provocarem aglomerações em campanhas

 Existem ações em mais de 60 municípios cearenses por descumprimento às regras sanitárias. O ato vai ser enquadrado como abuso de poder econômico e político. Segundo o MPCE.

O Ministério Público do Estado (MPCE) expediu uma recomendação, nesta quarta-feira (28), para que os promotores eleitorais peçam a cassação do registro de candidatos para prefeito e vereador no Ceará que promoverem aglomerações na campanha eleitoral de forma reincidente. A cassação será enquadrada como abuso de poder econômico e político.

Segundo o procurador-geral de Justiça do MPCE, Manuel Pinheiro, promotores já tem ingressado com ações de indenização por danos morais coletivos, recomendaçõestermos de ajustamento de conduta e pedidos de aplicação de multas a candidatos e partidos, em caso de descumprimento das regras sanitárias.

Medida enérgica

No entanto, diz ele, o "momento crítico" que tem sido visto, com aglomerações nas campanhas eleitorais no interior, exigiram uma ação mais "enérgica" do Ministério Público para aqueles candidatos que "insistirem" em descumprir os protocolos.

"O que nós queremos é que os candidatos possam se ajustar, cumprir as regras eleitorais. Sabemos que todas as campanhas exigem essa liberdade de ação, tentar convencer os eleitores, mas no contexto que vivemos de pandemia tão grave é fundamental que os atos de campanha sejam adaptados a essa nova realidade". 

Segundo o PGJ, essa recomendação vai valer para ações que já ocorreram e que forem registradas daqui pra frente. Manuel Pinheiro disse que já existem casos sendo analisados pelos promotores e um modelo de ação com pedido de cassação será enviado agora para eles.

Manuel Pinheiro afirmou que já existem ações em mais de 60 municípios cearenses por descumprimento às regras sanitárias.

Desequilíbrio

Segundo o coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral do MPCE, Emmanuel Girão, uma situação como essa de aglomeração provoca desequilíbrio na disputa. "Estão usando o poder econômico, o poder de autoridade do qual os partidos políticos também são investidos, para desequilibrar a disputa em detrimento daqueles que vem realizando suas campanhas de acordo com as regras estabelecidas".

Com informações do Diário do Nordeste 



#ARTIGO_DE_26_10_2020
EM MARACANAÚ, QUEM ESTÁ NA LIDERANÇA DAS PROPOSTAS QUE SINALIZAM SER INVIÁVEIS E MENTIROSAS? COMO EXPLICAR PORQUE AS "VIAS VELHAS" NÃO ESTÃO SE DIGLADIANDO? PORQUE QUE DEVE SER BLINDAGEM? POIS AS VIAS VELHAS SE "QUEIMARIAM" MAIS AINDA; SE O QUE FIZERAM DE ERRADO E O QUE DEVERIA TER FEITO POR SER OBRIGAÇÃO VENHAM A TONA PELA BOCA DELES; FAVORECE MAIS A QUEM A QUASE INEXISTENTE CAMPANHA POLÍTICA NAS RUAS? PORQUE QUE A AFIRMAÇÃO DO PRESIDENTE:: "QUER ELEGER UM CARA? VEJA O QUE ELE FEZ NA PANDEMIA". FAZ TODO SENTIDO? É COMO UMA ESPÉCIE DE TESTE PARA SABER SE A PESSOA TEM O ESPÍRITO PÚBLICO, POIS ISSO TÁ LONGE DE SER SÓ AUXILIAR O REDUTO ELEITORAL 

Faz-se necessário o diálogo entre eleitorado. Para todos estarem bem informados, entendendo mais o que estar acontecendo e assim fazer o melhor no dia 15 de novembro. Quando o eleitorado age assim, se consegue uma cidade melhor, ao eleger melhores políticose mais comprometidos. A partir do momento que sabem que o eleitorado da sua cidade é mais exigente e com mais sabedoria, farão uma Gestão Pública Municipal  muito mais eficiente em relação a muitos  municípios. Este é um caminho para uma cidade ser referência nacional nas áreas fundamentais da esfera pública. A ATUAL VIA VELHA MENTE MAIS? Percebe-se que sim. Pois além de esconder a gestão de 2013 a 2020, mente demais sobre o que foi feito de 2005 á 2012 e estar cheio de propostas inviáveis. Que uma parte já era para ter sido feito pois tiveram R$ BILHÕES nas mãos.  E A OUTRA VIA VELHA QUE SEU GRUPO  QUER VOLTAR A PREFEITURA? Além de muitas propostas inviáveis, tem um monte que já deveria ter sido feita. Pois ele estar há 10 anos na gestão do Estado e sempre foi situação e o  governo bem votado em Maracanaú. MUITOS CANDIDATOS NÃO FIZERAM NADA NA PANDEMIA? Percebe-se isso! Principalmente quem busca ser reeleito. O atual grupo político que quer continuismo deu um atestado de incompetência e má gestão. E a outra Via Velha também não fez. Além do montão de candidatos a vereadores, que no mínimo era para ter cobrado mais ações das Vias Velhas. JORNALISTA MARACANAUENSENEWS estar de olho, explicando tudo que os maracanauenses têm que saberem.

Comentários