Eleições 2020: Maracanaú é o 3º em denúncias de propaganda irregular ao TRE

 As denúncias relacionadas a ilícitos na internet, incluindo redes sociais, constituem um total de 50%. Propagandas proibidas com utilização de alto-falantes (7,21%), de cartazes e bandeiras (5,29%) e de adesivos (3,37%). 70% dessas denúncias, os denunciados são os candidatos aos cargos políticos. Já as coligações são apresentadas como responsáveis por 23,53%.



O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) já recebeu 582 denúncias de irregularidades na propaganda de partidos e candidatos em todo o Estado, após 13 dias do início da campanha eleitoral. Deste total, foram recebidas 208 denúncias por meio do formulário eletrônico disponibilizado no site do TRE-CE e 374 foram informadas através do aplicativo Pardal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As denúncias relacionadas a ilícitos na internet, incluindo redes sociais, constituem um total de 50% das denúncias recebidas por meio do formulário eletrônico. Também destacam-se outros tipos de irregularidades, como as relacionadas a propagandas proibidas com utilização de alto-falantes (7,21%), de cartazes e bandeiras (5,29%) e de adesivos (3,37%).

A partir da análise das informações recebidas pelo Pardal, constata-se que, em quase 70% dessas denúncias, os denunciados são os candidatos aos cargos políticos. Já as coligações são apresentadas como responsáveis por 23,53% das irregularidades informadas pelos eleitores do estado através do aplicativo.

Das denúncias recebidas pelo TRE-CE, parte restam caracterizadas as propagandas irregulares e autuadas como notícia de irregularidade em propaganda eleitoral (NIPE). Verifica-se que Fortaleza possui 121 das 177 registradas como NIPE em todo o estado. A capital é seguida, em quantidade de notícias de irregularidade, pelos municípios de Salitre (8) e de Juazeiro do Norte (5).

Denúncias nos maiores colégios eleitorais:

Fortaleza – 169
Caucaia – 22
Juazeiro do Norte – 8
Maracanaú – 11
Sobral – 8

Como denunciar?

Os eleitores do estado do Ceará podem apresentar denúncias relativas à propaganda eleitoral nas Eleições 2020, por meio do Formulário Eletrônico de Denúncias, bem como do aplicativo Pardal.

No formulário eletrônico, o denunciante deve indicar o local e o endereço da propaganda indevida, o conteúdo e os nomes dos supostos beneficiários. Deve, também, anexar provas ou indícios da irregularidade noticiada. Se a denúncia referir-se à propaganda na internet, o noticiante precisa informar a URL e, caso esta inexista, a URI ou URN do conteúdo específico denunciado. Concluído o preenchimento dos dados e efetuado o registro no formulário, a notícia de irregularidade será encaminhada eletronicamente à zona eleitoral responsável pela apuração.

Por meio do app Pardal, disponível na PlayStore, o denunciante deverá enviar, além da foto, um relatório demonstrando qual a irregularidade a ser apurada. Além disso, quando as denúncias tratarem de outro tema que não seja a propaganda eleitoral, o aplicativo vai oferecer o contato da ouvidoria do Ministério Público de cada localidade.

Com informações do CN7



#Artigo_de_05_10_2020
QUE INÍCIO DE CAMPANHA ELEITORAL EM MARACANAÚ É ESSA? CANDIDATOS AINDA NÃO ESTÃO RECEBENDO OS RECURSOS DO FUNDO ELEITORAL E DEMONSTRAM NESTE MOMENTO INDISPOSIÇÃO E/OU FALTA DE CONDIÇÕES PARA FAZER UMA CAMPANHA MAIS FORTE? PORQUE AS REDES SOCIAIS NÃO ESTÃO SENDO MELHORES  APROVEITADAS  PELOS CANDIDATOS?  AS VIAS VELHAS ESTÃO SEM  NARRATIVAS QUE ASSEGUREM MAIS TEMPO NA POLÍTICA MARACANAUENSE? E PORQUE QUE É A 3ª VIA QUE MAIS AVANÇA NOS PRIMEIROS DIAS DE CAMPANHA DAS ELEIÇÕES 2020? 

Então! Quando existe um cenário de terra devastada em uma cidade, devido o avanço a passos largos do final de um ciclo político de um grupo político frente a gestão municipal há mais de uma década e meia, e também cada vez mais outro grupo antigo que até então polarizava a política de uma cidade estar cada vez mais desconstruído, não tem outra... a 3a VIA é que mais chama atenção, de forma positiva, no início de uma campanha eleitoral. Caminhando para a grande vitória mais cedo ou mais tarde. Com novas caras e UM NOVO OLHAR PRA MARACANAÚ E UM BASTA DOS MESMOS. O início da Campanha Eleitoral demonstra isso. A população não estando nem aí para as mesmas figuras velhas que até não tem nem jeito de começar uma campanha "com tudo" demonstrando não ter mais argumentos como antes. E aí a lei da Seleção Natural vai proporcionar uma revitalização da política maracanauense. A VELHA POLÍTICA TÁ COM RECEIO DE INVESTIR NA CAMPANHA, NÉ NÃO? Parece que sim! E isso é bom. Porque com um toma lá da cá menos intenso aumenta mais ainda a renovação da política maracanauense. Com quem tem mais haver com Maracanaú e serviços prestados conseguindo ser os novos políticos numa nova era que Maracanaú estar próximo de adentrar. COMO ASSIM, QUE NÃO ESTÃO USANDO BEM AS REDES SOCIAIS? Parece mesmo não. Até porque precisa de conhecimento e pagar para obter o que se chama de "impulsionamento". Para compreender e se beneficiar disso precisa se capacitar ou contratar profissionais para fazer uma Campanha Eleitoral se destacar nas redes sóciais. Atingindo o eleitorado específico  de acordo com o perfil do candidato. JORNALISTA MARACANAUENSENEWS estar de olho, explicando tudo que os maracanauenses têm que saberem.

Comentários