Sem Maracanaú, 10 do Ce entre o Top 20 do Br são destaques na educação mundial

Maracanaú continua deixando a desejar na educação básica nos últimos 15 anos. Por incapacidade do grupo Robertista, que demonstrando que só usa Maracanaú como cabide de empregos e trampolim político, permaneceu com o mesmo secretário do grupo julista. Que foi colocado pra fora da Prefeitura porque também deixou a desejar até 2004.


MAIS INFORMAÇÕES

Banco Mundial publicou um relatório técnico, nesta terça-feira (14), no qual dez municípios do Ceará aparecem entre os 20 municípios brasileiros com as melhores avaliações de qualidade da educação no ensino fundamental, considerando as duas etapas (1º a 5º ano e 6º ao 9º ano). Os números são do Índice de Desenvolvimento da Educação Bási​ca (Ideb) de 2017 e apresentam os maiores valores contabilizados desde a existência da ferramenta, em 2005.

O Ideb mede a qualidade dos diversos níveis da educação em todo o território nacional e é o resultado do cálculo entre a nota de proficiência dos estudantes em Português e Matemática, de acordo com a Prova Brasil; e o fluxo de alunos aprovados - se todos passarem de ano, neste caso, o resultado é um.

Em uma escala de zero a 10, Sobral aparece como o primeiro lugar do país, apresentando nota 9,1 no Ideb de 2017. Segundo o estudo, a cidade foi a única do território nacional a passar da nota 9. Entre os índices 8 e 9, estão as cidades de Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Ararendá e Jijoca de Jericoacoara. Frecheirinha, Coreaú, Meruoca e Brejo Santo estão com taxas próximas a 8. Embora a pesquisa não indique o índice da cidade de Catunda, o município atingiu índice 8,2, em 2017.

Apesar de apenas os dez municípios estarem nas melhores posições do Brasil, o relatório avalia que “quase todos os 184 municípios cearenses deixaram de apresentar níveis muito baixos de qualidade educacional em termos de aprendizado e aprovação escolar, e seus resultados atuais estão entre as melhores pontuações do Ideb em nível nacional”.

Ceará

Além de ser o único estado do País com dez dos municípios mais bem avaliados no quesito ensino fundamental, o Ceará, segundo o Banco Mundial, é o primeiro lugar quando os dados do Ideb são normalizados com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Nesta leitura, o Estado aparece em primeiro lugar, com 6,9, em uma escala de zero a 10. Em seguida, vêm Paraná (6,6), Santa Catarina (6,5), Minas Gerais (6,5) e São Paulo (6,4).

Na visão dos autores do estudo, o Ceará é um exemplo relevante para o Brasil no que diz respeito à superação de condições adversas com escassez de recursos, pois, tendo baixos índices de investimento e riqueza, ainda consegue obter resultados educacionais superiores, o que demonstra eficiência nos investimentos da área.

O Banco pontua, por exemplo, que o Ceará investe 1/3 do que os estados mais ricos, tem o 5º menor PIB total entre as 27 unidades federativas, mas consegue resultados superiores quando considerados os fatores socioeconômicos.

Com informações do G1 CE


#Artigo_de_13_07_2020
ÃN!!! RENOVAR COM A FAMÍLIA QUE JÁ TEVE UM CICLO E FOI COLOCADO PRA FORA E CONTINUOU NÃO AGINDO COMO DEVERIA SEM FAZER A DEVIDA OPOSIÇÃO? PORQUE FOI FROUXA DEPOIS QUE O OUTRO LADO PERGUNTOU SE IA QUERER QUE FOSSE DETONADA, NO PLENÁRIO, OS DEMANDOS DO CICLO ATÉ 2004, SEGUNDO UM DOS SEUS MAIORES DEFENSORES ATUALMENTE;
PORQUE RENOVAR DE VERDADE É COM UM NOVO NOME ADVINDO DO POVO MARACANAUENSE QUE EM 30 ANOS SABENDO O QUE REALMENTE AS PESSOAS QUEREM REALIZOU TRABALHOS SOCIAIS E SE CAPACITOU PARA CHEGAR A PREFEITURA E FAZER O QUE O POVO NECESSITA 
A alternância ela é tudo para evoluir. Em sabendo disso, a sociedade busca praticar isso para alcançar uma vida melhor. Pra maioria da sociedade conseguir se conscientizar disso é preciso que o (s) primeiro (s) que tiveram a oportunidade de adquirir o conhecimento compartilhe com o povo. Que depois de uma provocação vai chegar a uma conclusão. E  juntos podem evoluir e desapegar do que não deu certo, nas últimas décadas. E dar o troco a quem lhe subestima. COMO ISSO TEM HAVER COM MARACANAÚ? Então! Num momento histórico em que se aproxima o final de um ciclo político, do grupo denominado Robertista, êis que o grupo que já teve seu ciclo acha que não têm maracanauenses se preparando, se capacitando para reconstruir Maracanaú quando o atual ciclo se acabasse. Subestimam o povo achando que vão reconduzirem ao poder novamente e "trocar só por trocar". Só que isso deve não acontecer, porque a 3a VIA advinda do povo, o novo que tem décadas de trabalho sem ter cargos públicos ou eletivos, deve chegar na Prefeitura para fazer já que os clamores do povo não foram atendidos ao longo de 30 anos na gestão de dois grupos políticos desgastados e rejeitados pela a maioria da população.  AAH! ENTÃO MARACANAÚ TEM OPÇÃO, TEM JEITO? Tem sim! Convenhamos, é uma cidade que pode ter um futuro brilhante, faz limite a uma das capitais mais prósperas do país, que estava na cara que o povo maracanauense ia preparar um novo nome para disputar a prefeitura no terceiro ciclo que estar por vim. Os outros grupos que já tiveram o seu tempo no poder executivo que vão encarar outras jornadas.
JORNALISTA 3ª VIA, estar de olho, explicando tudo que os maracanauenses têm que saber.

Comentários