Estação Chuvosa 2020: previsão divulgada é que vai ser quase 50% acima da média




O Ceará deve ter 45% de probabilidade de chuvas acima da média em 2020, segundo o prognóstico climático para o primeiro trimestre da quadra chuvosa divulgado nesta terça-feira (21) pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). O período chuvoso começa no mês de fevereiro e vai até maio.
Conforme a previsão, há 35% de chances de chuvas em torno da média, e 20% de chuvas em volume inferior ao normal observado para o período.
Segundo a Funceme, a tendência é de redução das chuvas ao longo da estação. Fevereiro e março têm indicativos de boas precipitações. Já abril deve registrar queda em relação ao volume normal.
Previsão de chuva para o período de fevereiro a maio
Chance de o valume de chuva ser abaixo, na média ou acima da média histórica no Ceará (em %)
202035354545Chance de chover a…Chance de chover d…Chance de chover a…01020304050
Fonte: Funceme
Nas regiões do litoral e do norte do estado, há maiores chances de chuvas acima da média, de acordo com o prognóstico. Já na região Sul, a maior probabilidade é de precipitações em torno da média.

El Niño

Em 2020, a Funceme prevê menores chances de ocorrência do fenômeno El Niño no Ceará. Conforme o órgão, o Oceano Pacífico não deve influenciar negativamente no regime de chuvas de fevereiro a abril.
O prognóstico afirma que, nas últimas semanas, houve "expansão das áreas com águas aquecidas atingindo toda a bacia tropical do oceano Atlântico".
Além disso, os ventos alísios de Nordeste, no Oceano Atlântico tropical, mostraram-se um pouco mais enfraquecidos, "o que pode prejudicar o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) para latitudes mais ao sul, mantendo-a localizada próxima ao norte da região Nordeste".
No ano passado, o órgão indicou 40% de probabilidade de chuvas em torno da média, 30% inferior à normalidade e 30% de chances de encerrar a quadra chuvosa com precipitações acima do normal. Ao todo, o Ceará registrou acumulado de 673 milímetros, volume considerado dentro da média, que é de 600,7 milímetros.

Com as informações do G1 CE


#ARTIGO_DE_20_01_2020
COMO SERÁ A NOVA ERA FEITA PELOS MARACANAUENSES TALENTOSOS ESTUDADOS SE DESTACANDO NACIONALMENTE NO COMANDO DO JORNALISTA TERCEIRA VIA? DEPOIS DE UMA DÉCADA E MEIA FISIOLOGISTA PRA ESQUECER
As pessoas juntas com dedicação, conhecimento movem as transformações sociais. A gestão pública tem o dever de fazer isso acontecer. Estimulando as pessoas a lapidarem ou ganharem talento, para juntos se desenvolverem, fazendo uma cidade referência nacional. A IDEIA DA TERCEIRA VIA é proporcionar tudo isso. Aproveitando o potencial de Maracanaú que só se estagnou por incapacidade do grupo Robertista. Que com os milhões gastos com o FISIOLOGISMO (Que só os integrantes da gestão pública e seus apadrinhados se beneficiam mais, de forma indevida, dos recursos e serviços públicos) e a corrupção tinha sido possível dar aos maracanauenses talentosos a oportunidade de se destacarem profissionalmente e artisticamente, crescendo muito junto com a cidade. Pesquisas apontam que toda gestão pública que investe pesado nas pessoas elas se desenvolvem demais. Quanto mais isso acontece, mais investimentos são atraídos e uma cidade se destaca economicamente e socialmente, a passos largos. OS DOIS GRUPOS POLÍTICOS DESGASTADOS PASSAM CONFIANÇA QUE FARÃO ISSO UM DIA? Sinalizam que não. E não dão oportunidade aos maracanauenses um dia também comandarem a cidade. Os grupos políticos  desgastados fazem é cooptar quase todos que ousam isso.
Ao morarem fora só se aproveitam da cidade para estarem na crista da onda na política. ALGUÉM JÁ VIU ELES CONVIVENDO MUITO TEMPO COM O POVO? Não, não. O JORNALISTA TERCEIRA VIA que há 30 anos mora em Maracanaú, nunca viu isso. Este sim, é quem quer mais TRANSFORMAR MARACANAÚ E SUA POPULAÇÃO. Pois só quem cresce numa cidade desde o início da emancipação é que quer que Maracanaú seja o melhor lugar do estado pra se morar.

Comentários