Em Maracanaú, aguardando integração uso do metrô cresce

Segundo o Metrofor, essa integração deverá ser feita por meio da utilização do Bilhete Único Metropolitano que deverá ser "implementado nos próximos meses".


Uso do metrô e VLT cresce, mas transportes ainda aguardam integração

As cinco linhas metroferroviárias do Ceará registraram aumento de passageiros em 2019, com 16,6 milhões de embarques. Mas, embora bem avaliado, esse tipo de transporte ainda não tem prazo de integração com outros modais


Acompanhando as demandas de deslocamento da população, o transporte de passageiros em Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e metrô vem sendo ampliado no Ceará. Em 2019, o número de passageiros transportados pelas cinco linhas da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) teve um crescimento de 26% em relação a 2018. Ao todo, foram 16,6 milhões de embarques. Apesar desse avanço, o início da integração tarifária, em Fortaleza, entre o transporte metroferroviário e os demais modais, como ônibus e bicicletas compartilhadas, segue indefinido.

Dentro as linhas (Linha Sul, Oeste e VLT; em Fortaleza, e VLT Cariri e VLT Sobral), o maior crescimento, segundo a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), foi no VLT Parangaba-Mucuripe, em Fortaleza, que ainda funciona em operação assistida. A linha teve 2,2 milhões de passageiros em 2019. O aumento é de 281% se comparado com 2018.

ALTERNATIVA

No início do mês, o prefeito Roberto Cláudio, em coletiva, classificou a iniciativa como o "próximo passo" para o transporte urbano na Capital e afirmou que a integração dos transportes geridos pelo Metrofor e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) deve ocorrer até o fim de 2020. Mas, ontem, a assessoria da Prefeitura disse que ainda não há previsão de quando o assunto será discutido.

Segundo o Metrofor, essa integração deverá ser feita por meio da utilização do Bilhete Único Metropolitano que deverá ser "implementado nos próximos meses". Embora questionado, o órgão não apresentou uma data específica. O Metrofor, em nota, informou ainda que com o Bilhete Único Metropolitano o usuário poderá "realizar deslocamentos utilizando metrô e ônibus urbano, obtendo desconto no pagamento do valor total das duas passagens, através de subsídio dado pelo Governo do Ceará".

No caso do VLT, que segue em fase de testes e ajuste, a integração é uma etapa ainda mais distante, pois é preciso primeiro que o modal opere em formato comercial para garantir a conexão.

Segundo o Metrofor, a linha só irá operar nesse formato "após a conclusão das obras, em todo o trecho do VLT, que vai da Estação Parangaba até o Iate, no Mucuripe. Atualmente, os trabalhos que estão sendo realizados compreendem o trecho final". O Metrofor também não apresentou prazo de finalização da etapa de operação assistida.

EXPERIÊNCIA

Para a funcionária pública Adriana Lemos, 40, nenhum outro meio de transporte urbano se compara ao VLT. A maior vantagem, segundo ela, é a velocidade do deslocamento. Ela utiliza o veículo para o percurso casa-trabalho entre Fortaleza e Maracanaú.

A experiência do auxiliar mecânico Júnior Alexandre, 50, com o modal de transporte ainda é curta. O veículo se tornou a primeira opção para se deslocar pela cidade. "Eu ando pouco, mas todas as vezes foram tranquilas, bem rápidas. Não tem do que reclamar", afirma.

Com as informações do Diário do Nordeste


#Artigo_de_13_01_2020
PENSAM QUE MARACANAÚ É UM MAR CORROMPIDO QUE NUNCA SECA? POIS O GRUPO ROBERTISTA COGITAVA TER UM PRESO COMANDANDO A CIDADE; SE  NÃO FOSSE A OPERAÇÃO FANTASMA, QUE A JUSTIÇA FEDERAL NEGOU O SEGUNDO HABEAS CORPUS RECENTEMENTE; PRECISA DE MAIS MOTIVOS PARA O JORNALISTA TERCEIRA VIA SER O MELHOR PARA COMANDAR A NOVA DÉCADA MARACANAUENSE?
Então! Ainda bem que tudo tem início, meio e fim. Com isso Maracanaú deve estar próximo de se livrar de uma década e meia  pra esquecer. Em que a corrupção e a improbidade administrativa  fez Maracanaú perder muita qualidade de vida e a posição de destaque, como a segunda cidade que mais arrecada no Estado. Ao finalizar um ciclo político em Maracanaú, cada vez mais vem a tona as "sacanagens das alcovas da gestão Robertista". Não bastasse  o "tabefe na cara" que uma parte da população,  que ainda admira este grupo, levou com a Operação Fantasma e a prisão do SEGUNDO HOMEM EM AÇÃO na atual gestão municipal em Maracanaú, pois num é que o pior estava por vim: se nada tivesse vindo a tona e o "plano maquiavélico" de quem estar preso viesse a dar certo. Se o preso alcançasse a posição do PRIMEIRO HOMEM EM AÇÃO da gestão municipal maracanauense na nova década. Entretanto, não tinha como fugir do que diz a Ciência Política que é cerca de 15 anos a duração de um ciclo político. Então, se a Operação Fantasma não tivesse acabado com este "maior dos golpes nos últimos tempos" nos maracanauenses, as urnas acabava. Ademais, o desmonte desta "armadilha" com a prisão do presidente da Câmara Municipal só veio mais para, bem antes, aumentar o número de dezenas de milhares de  maracanauenses que querem A TERCEIRA VIA. Sem os "modus operandi" da velha política no comando de Maracanaú, na nova década com o desafio de fazer Maracanaú retomar o desenvolvimento. Em que será a vez dos maracanauenses talentosos que por méritocracia e não apadrinhamento político farão acontecer.

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