VOCÊ SABIA? CANDIDATOS QUE COMETERAM IRREGULARIDADES DURANTE A VOTAÇÃO PODEM SER IMPUGNADOS COM DENÚNCIA DE CANDIDATOS PREJUDICADOS



Irregularidades durante votação devem custar impugnação de candidatos eleitos para o Conselho Tutelar

O próprio MPCE ou um dos candidatos poderá impugnar a candidatura de um dos eleitos se comprovada a incidência de condutas incorretas

Diversas irregularidades foram observadas nos locais de votação do Conselho Tutelar em Fortaleza neste domingo, 7. Transporte de eleitores, boca de urna, compra de voto e propagando irregular foram algumas das fraudes vistas por observadores do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), que agora investiga os casos e, ante confirmação de irregularidades e de suas autorias, pode impugnar (contestar a validade) candidatos eleitos.

A informação foi confirmada ao O POVO Online pela promotora de Justiça Antonia Lima. Segundo ela, o próprio MPCE ou um dos candidatos poderá impugnar a candidatura de um dos eleitos se comprovada a incidência de condutas incorretas.

Conforme Antonia Lima explicou à reportagem, estudantes realizaram a observação nos 55 locais de votação, registrando todas as condutas inadequadas que aconteciam. "Trabalhamos com a ideia de poucas irregularidades, mas houve uma avalanche delas", relata a promotora, que também afirmou estar surpresa com a grande quantidade de irregularidades observadas até agora.

Dada a grande quantidade de pessoas nos locais de votação, houve uma dificuldade no registro das irregularidades. Os observadores não conseguiram realizar todas os registros, através de filmagens e fotos, por receio de se colocar em risco. Por conta disso, o nome dos candidatos envolvidos nas fraudes não foi listado em sua totalidade.

Entretanto, uma grande parcela daqueles que realizaram condutas inadequadas devem ser identificados. No caso da propagando irregular, muitos veículo com banner estavam circulando próximos aos locais de votação. Suas placas foram anotadas e constarão em relatórios elaborados pelos observadores e enviados para a promotora.

Os observadores terão prazo durante a semana para elaborar relatórios com as informações apuradas e os registros fotográficos que foram realizados. "A partir deste material, haverá a impugnação das candidaturas", esclarece.

Por enquanto, sem a totalidade dos relatórios, não é possível apontar quantos candidatos correm o risco de impugnação ou quantos locais de votação foram violados com condutas impróprias. "Foram 100 observadores, que irão elaborar estes relatórios. Alguns dos relatórios já foram recebidos e já estão sob avaliação".

Resultado final da eleição para o Conselho Tutelar de Fortaleza

A lista dos 40 conselheiros tutelares de Fortaleza eleitos foi divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) após conclusão da apuração dos votos. Ao todo, foram apurados 130.934, sendo 130.304 válidos, 200 em branco e 430 nulos.

Com as informações do O Povo Online

#Artigo_de_07_10_2019
QUAIS OS FATORES FAZEM A TERCEIRA ALTERNATIVA ENTENDER QUE OS MARACANAUENSES VÃO CONDUZÍ-LA AO NOVO CICLO DA PREFEITURA DE MARACANAÚ? DEPOIS DE DOIS GRUPOS POLÍTICOS TEREM SUAS OPORTUNIDADES
Então! A nova era na política brasileira está chegando nos municípios também. Que a população quer novos nomes que nunca foram políticos. Que tenha um histórico de trabalho social interessante, demostre que pode ser um excelente representante da população na gestão pública. Que em Maracanaú diante do final do ciclo Robertista e a alta rejeição ao grupo Costa Lima, chega a vez da Oposição, mais atuante de Maracanaú, lançar seu candidato. Mostrar que estâ preparada para junto com as dezenas de milhares de maracanauenses que querem renovação, 'fazer acontecer'. A TERCEIRA ALTERNATIVA A DISPOSIÇÃO DESDE NOVEMBRO DE 2018 está cada vez mais capacitada. Para junto com as futuras lideranças da multidão que quer uma grande mudança em Maracanaú poderem realizar uma boa gestão, sem os vícios da velha política. E sim, com um Modelo Otimizado de gestão pública em que a população vai ter muitos serviços públicos que com a arrecadação que Maracanaú tem, deve possuir. A TERCEIRA ALTERNATIVA, comandada por um jovem que mora há 29 anos em Maracanaú, com cerca de 20 anos de trabalho social no esporte e na comunicação maracanauense conhece muito Maracanaú e sabe o que de melhor pode ser feito para uma melhoria significativa na qualidade de vida. Em que a bandeira PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE será a maioria dos maracanauenses terem direitos iguais na aquisição dos serviços públicos. E chega de ficarem nas mãos dos políticos e seus amigos. Uma Cidade Inteligente, com uma gestão Digital, haverá uma grande transparência para a população ser bem servida. E a maior interaçâo jamais vista no Ceará para todos serem atendidos no que mais querem no dia a dia. Com 24h diariamente de interação da gestão com a população. A exemplo de modelos de sucesso existentes.

Comentários