EM MARACANAÚ: COM UM ATRASO DE 3 ANOS, ESTUDANTES RECEBEM NOTEBOOK'S QUE GANHARAM POR BOM DESEMPENHO NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO


Estudantes da rede pública de ensino do Ceará que tiveram bons resultados acadêmicos em 2016 receberam nesta quinta-feira, 10, notebooks como premiação do Governo do Estado. Foram 12 mil equipamentos distribuídos entre alunos que, na época, faziam ensino médio em turmas regulares ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O investimento do Estado nos prêmios foi de R$ 11,9 milhões.

A diretora da escola Professora Eudes Veras, de Maracanaú, Elisângela do Espírito Santo, considera a política de premiação interessante, mas afirma que a demora na entrega atrapalha. “Os alunos de 2016 não estão mais na escola. Quando a gente contatou para avisar do evento, alguns perguntaram se era verdade mesmo”. Apesar do tempo passado desde a prova, os 20 alunos da escola ficaram contentes com a premiação, de acordo com ela. “Para nossa realidade de escola pobre e de periferia, isso representa muito para nossos alunos. Um disse que ia fazer o TCC nesse notebook, pois já está na faculdade”.

“Vai ajudar muito no meu futuro, na faculdade, nos cursos online que faço hoje. Agora faço pelo celular, com o notebook vai ficar mais fácil e prático”, projeta o estudante Lucas Queiroz, 19. Ele foi um dos ganhadores da escola Raimundo Tomáz, de Aquiraz. Nesta lista de contemplados, 2.619 são de Fortaleza e 1.060 são da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 1.

Para receber o prêmio batizado de “Aprender pra Valer”, criado em 2009, é preciso que o aluno obtenha alta nota no Exame Nacional do Ensino Médio ou resultado satisfatório em língua portuguesa e matemática no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Segundo o Governo, 69.181 notebooks já foram entregues desde o início do programa. Ao todo, foram gastos R$ 69,8 milhões.

“É uma forma de estimular para que o aluno estude mais, busque melhores resultados, além de ter um equipamento importante que possa auxiliar na sua vida acadêmica”, afirmou durante a entrega o governador Camilo Santana que, devido ao período eleitoral de 2018, quando tentava a reeleição, ficou impedido de entregar parte dos computadores.

Apesar de o governador reconhecer a necessidade de internet nas escolas estaduais como complemento dos computadores, o secretário da Educação, Rogers Mendes, afirma que apenas 50% das instituições contam com a conexão. Camilo diz que a meta é que a cobertura de rede se estenda para todas as escolas estaduais, mas não dá prazo para que o objetivo seja atingido. “A dificuldade, às vezes, é nas escolas do interior, principalmente nas escolas rurais. Nós temos contratado antenas onde não tem o Cinturão Digital”.

Com as informações do O Povo Online

#Artigo_de_07_10_2019
QUAIS OS FATORES FAZEM A TERCEIRA ALTERNATIVA ENTENDER QUE OS MARACANAUENSES VÃO CONDUZÍ-LA AO NOVO CICLO DA PREFEITURA DE MARACANAÚ? DEPOIS DE DOIS GRUPOS POLÍTICOS TEREM SUAS OPORTUNIDADES
Então! A nova era na política brasileira está chegando nos municípios também. Que a população quer novos nomes que nunca foram políticos. Que tenha um histórico de trabalho social interessante, demostre que pode ser um excelente representante da população na gestão pública. Que em Maracanaú diante do final do ciclo Robertista e a alta rejeição ao grupo Costa Lima, chega a vez da Oposição, mais atuante de Maracanaú, lançar seu candidato. Mostrar que estâ preparada para junto com as dezenas de milhares de maracanauenses que querem renovação, 'fazer acontecer'. A TERCEIRA ALTERNATIVA A DISPOSIÇÃO DESDE NOVEMBRO DE 2018 está cada vez mais capacitada. Para junto com as futuras lideranças da multidão que quer uma grande mudança em Maracanaú poderem realizar uma boa gestão, sem os vícios da velha política. E sim, com um Modelo Otimizado de gestão pública em que a população vai ter muitos serviços públicos que com a arrecadação que Maracanaú tem, deve possuir. A TERCEIRA ALTERNATIVA, comandada por um jovem que mora há 29 anos em Maracanaú, com cerca de 20 anos de trabalho social no esporte e na comunicação maracanauense conhece muito Maracanaú e sabe o que de melhor pode ser feito para uma melhoria significativa na qualidade de vida. Em que a bandeira PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE será a maioria dos maracanauenses terem direitos iguais na aquisição dos serviços públicos. E chega de ficarem nas mãos dos políticos e seus amigos. Uma Cidade Inteligente, com uma gestão Digital, haverá uma grande transparência para a população ser bem servida. E a maior interaçâo jamais vista no Ceará para todos serem atendidos no que mais querem no dia a dia. Com 24h diariamente de interação da gestão com a população. A exemplo de modelos de sucesso existentes.

Comentários