ALERTA! NO CEARÁ, IDOSOS SÃO ENGANADOS COM PROMESSAS DE COLCHÕES MILAGROSOS DIZ MPCE E DECON

Idosos são enganados com promessas de colchões milagrosos no Ceará

O “colchão magnético” teria propriedades para auxiliar no tratamento de várias doenças, como artrite, artrose, doenças respiratórias, dentre outras

O mesmo tipo de golpe já havia sido registrado pelo Decon em 2016 e 2018.

O Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), alerta os consumidores para que fiquem atentos ao “Golpe do colchão milagroso”.

O golpe ocorre quando vendedores visitam as casas das vítimas, geralmente idosos, persuadindo-as a comprar um “colchão magnético” que teria propriedades para auxiliar no tratamento de várias doenças, como artrite, artrose, doenças respiratórias, dentre outras.

O Decon recebeu uma denúncia sobre o caso neste mês julho, porém, o mesmo tipo de golpe já havia sido registrado pelo órgão de defesa do consumidor em 2016 e 2018, com abertura de processo administrativo. Qualquer cidadão que tenha informações sobre o golpe ou tenha sido vítima pode procurar o órgão para abrir reclamação.

Uma das vítimas que procurou o Decon relatou que adquiriu um “colchão magnético” em agosto de 2016 com certificado de garantia de 15 anos, pagando mensalmente o valor de R$ 230 pelo período de seis anos e dois meses. Porém, em março de 2019, o produto apresentou vício e mal funcionalidade. Portanto, o consumidor entrou em contato com o vendedor informando o ocorrido. Até a presente data, nada foi resolvido.

Na denúncia, o comprador afirma que foi coagido a adquirir o produto, que em nenhum momento houve informações quanto ao valor total que seria pago, sendo informado do valor de cada parcela só após a assinatura do contrato. Na época, o vendedor providenciou toda a papelada, e as parcelas foram descontadas mensalmente de seu benefício. De acordo com o Decon, os vendedores realizam propaganda enganosa, pois, segundo os relatos, o colchão não apresenta nenhum benefício para quem o utiliza, já que não diminui dores nem alivia qualquer outro sintoma.

Como o golpe acontece

De acordo com as vítimas, vendedores persuasivos realizam visitas domiciliares para vender o suposto “colchão magnético”. O produto é vendido como um auxiliar no tratamento de várias doenças, como artrite, artrose, doenças respiratórias, entre outras. Ao fechar o negócio, o vendedor faz o cidadão assinar um contrato e cobra um preço alto pelo colchão.

Quando o consumidor descobre que caiu em um golpe, tenta desfazer a compra, mas não consegue por causa do “prazo de arrependimento”, estabelecido no art. 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que estabelece limite de sete dias para compras realizadas fora do estabelecimento comercial.

Com as informações do Tribuna do Ceará


#A-r-t-i-g-o_d-e_29_07_2019
OLHA SÓ! QUER BEM DIZER QUE SE O CHEFE DO GRUPO  QUE ADMINISTRA MARACANAÚ A 15 ANOS MORASSE AQUI, HÁ DÉCADAS, A GESTÃO NÃO ERA MUITO MELHOR? E SE TIVESSE CUMPRIDO A PROMESSA DE DAR VEZ AOS MARACANAUENSES FORMADOS EM VEZ DOS APADRINHADOS DE FORA?

Aaah! Não tenho dúvida que a gestão do grupo Robertista não estava deixando tanto a desejar. Mas, só quis foi se aproveitar da cidade. Vem aqui "faz o que faz" e vão embora no final do dia. Queria ver se o chefe de um grupo político estando mais tempo possível na sua cidade se ele não tem muito mais compromisso em fazer uma "baita" de uma gestão. E o funcionalismo público do primeiro escalão sendo graduado e da cidade mesmo, a gestão dos serviços públicos seria muito melhor. Tiveram 15 anos para fazer isso. No entanto, preferiram a "velha politica". Por isso, Maracanaú nem parece que é a terceira cidade mais rica do Estado que mais se destaca no Nordeste, nesta década.
A TERCEIRA VIA mora há cerca de 3 décadas em Maracanaú e vai mostrar como se faz: Valorizar o máximo cada "metro quadrado" e principalmente os maracanauenses que vão ser apoiados para se destacarem nacionalmente. Vai ser mostrado que Maracanaú não só tem graduados o suficiente para fazer uma gestão pública condizente com a ARRECADAÇÃO DE R $ BILHÕES, como também para ser referência Nacional. E o Chefe Político e todo o staff  da nova era que vem em Maracanaú estará presente nos grandes acontecimentos.  Grandes eventos na cidade, maracanauenses também participando de outros eventos nacionais. A cidade entrando no radar da cultura, da educação, do esporte dos movimentos sociais nacionais etc. Percebe-se que em 15 anos não fizeram isso com vergonha de mostrarem Maracanaú para o Brasil. É o que dá uma cidade ser administrada por uma cúpula de grupo político que é de fora. Que acha que ainda está na época do COLONIALISMO DE EXPLORAÇÃO. A não fazer por onde a maioria dos maracanauenses usufrua da gestão pública. Esta ERA MALÉFICA está a menos de um ano e meio do fim. A TERCEIRA ALTERNATIVA e os ANTI-GRUPO ROBERTISTA e os ANTI-GRUPO COSTA LIMA estão chegando PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE. SEGUIMOS ABRAÇADOS!!!


Comentários