OLHA SÓ! DOMINGO DE RAMOS MARCA A ABERTURA DA SEMANA SANTA; VEJA A PROGRAMAÇÃO DESTES DIAS DE FÉ


Domingo de Ramos marca a abertura da Semana Santa; veja a programação destes dias de fé

Programação religiosa segue pela semana até o Domingo de Páscoa, 21 de abril


CAMPANHA será aberta hoje na Catedral Metropolitana de Fortaleza
CAMPANHA será aberta hoje na Catedral Metropolitana de Fortaleza(Foto: JÚLIO CAESAR)

O Domingo de Ramos, neste dia 14, é a marca do início da da Semana Santa. A crença católica lembra a Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse período, missas, espetáculos e procissões serão realizados.
O POVO Online listou a programação em Fortaleza, que se encerra no Domingo de Páscoa, dia 21.
Procissões
Nesse sábado, 13, a Pastoral do Menor da Arquidiocese de Fortaleza realiza, às 15 horas, no bairro Parquelândia, a Via-Sacra da Pastoral do Menor. A concentração será na rua Gustavo Sampaio, 1096, e o percurso termina às 18 horas, no Colégio Maximus (rua Azevedo Bolão, 1369). Nessa Via-Sacra, crianças e adolescentes encenam os passos da Paixão Cristo.
Já no domingo, às 8 horas, uma procissão sai da Igreja de Cristo Rei rumo à Catedral Metropolitana,pelas ruas Nogueira Acioli, Costa Barros e São José.
Celebrações
Também no domingo acontece a Celebração de Ramos com a população em situação de rua a partir das 9 horas, no Passeio Público, promovida pela Pastoral do Povo da Rua.
Às 18 horas, a Comunidade Católica Shalom celebra o Shalom da Paz, na rua Maria Tomásia, 72, na Aldeota.
Na data, será feita ainda, em todas a paróquias, a Coleta Nacional da Solidariedade, que se realiza como gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2019, cujo tema é “Fraternidade e Políticas Públicas”.
Segundo o calendário da Arquidiocese de Fortaleza, diversas missas serão celebradas durante o dia.:
7 horas: Igreja da Prainha; Igreja de Fátima; Paróquia da Piedade - Joaquim Távora
8 horas: Igreja de São Pedro - Praia de Iracema; Igreja do Carmo - Centro; Paróquia da Paz - Aldeota
9 horas: Igreja de Fátima; Paróquia da Piedade - Joaquim Távora
10 horas: Catedral de Fortaleza; Igreja do Carmo - Centro
11 horas: Paróquia da Paz - Aldeota
12 horas: Catedral de Fortaleza; Igreja de Fátima
16h30min: Igreja do Carmo - Centro
17 horas: Igreja de Fátima; Igreja de São Pedro - Praia de Iracema; Paróquia da Paz - Aldeota; Paróquia da Piedade - Joaquim Távora
17h30min: Igreja da Prainha
18h30min: Catedral de Fortaleza; Paróquia da Paz - Aldeota
19 horas: Igreja de Fátima; Paróquia da Piedade - Joaquim Távora
20 horas: Catedral de Fortaleza; Paróquia da Paz - Aldeota
Paixão de Cristo
No domingo, 14, às 16 horas, o Grupo Juvenil Sagrada Família encena a Paixão de Cristo na Praça do Ferreira.
A Comunidade Católica Shalom realiza quarta-feira, dia 17, às 19 horas, no Ginásio Paulo Sarasate, a 8ª Edição do espetáculo “A Paixão de Cristo”. A entrada é gratuita.
Retiro de Semana Santa
Durante este mês também será realizado pelo Shalom o Retiro da Semana Santa. O evento acontecerá entre 18 e 21 de abril, também no Ginásio Paulo Sarasate.
Semana Santa na Catedral Metropolitana de Fortaleza
Dia 14 de abril – Domingo de Ramos
Às 8 horas acontece a Bênção dos Ramos e procissão, que sai da Igreja de Cristo Rei rumo à Catedral Metropolitana. Em seguida, o arcebispo dom José Antonio preside missa solene. Durante o dia também haverá missas nos horários de 10 horas, meio-dia, 18h30min e 20 horas.
Dia 16 de abril – Terça-feira
Confissão comunitária será presidida pelo padre Clairton Alexandrino de Oliveira, às 19 horas.
Dia 18 de abril – Quinta-Feira Santa
Tem início o Tríduo Pascal, isto é, os três dias que antecedem a Páscoa. Dois momentos litúrgicos marcam o dia: a Missa do Crisma ou dos Santos Óleos (às 8 horas) e a Missa da Ceia do Senhor, marcada pela cerimônia do lava pés (às 18h30min).
Dia 19 de Abril – Sexta-feira Santa
Nesse dia, segundo a tradição, a Igreja não celebra os sacramentos. Às 9 horas, há a Liturgia das Horas com o arcebispo. Às 15 horas, começa a Celebração da Paixão do Senhor, seguida da Procissão do Senhor Morto pelas ruas próximas à catedral, com o arcebispo de Fortaleza.
Dia 20 de abril – Sábado Santo
Às 9 horas, há a Liturgia das Horas com dom José Antonio. A partir das 20 horas acontece a Vigília Pascal, celebrada pelo arcebispo de Fortaleza.
Dia de 21 de abril – Domingo da Ressurreição
Haverá missas às 10 horas e ao meio-dia. Às 18h30min, o arcebispo de Fortaleza preside missa solene da Ressurreição. Em seguida, haverá a Procissão do Senhor Ressuscitado.
Com as informações do O POVO ONLINE

PORQUE SERÁ UMA MUDANÇA DA ÁGUA PRO VINHO, PARA OS MARACANAUENSES, A IDEIA DA TERCEIRA ALTERNATIVA EM PRIORIZAR A SELEÇÃO PÚBLICA? GERANDO MILHARES DE OPORTUNIDADES EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES 
Porque é direito da população. E há muito tempo é descumprido em Maracanaú. Os cidadãos desta cidade evoluíram bastante nestes 36 anos de existência deste município. Está chegando a hora desta população ser mais presente na gestão pública de Maracanaú. De ver a Prefeitura desta grande cidade realizando grandes concursos. E todos os cidadãos maracanauenses podendo realizar o sonho de ser um funcionário público. Com isso a Cidade vai se transformar, havendo uma qualidade melhor no atendimento dos serviços públicos. Vai ser o fim da politicagem em que só os amigos e parentes dos políticos, sem participarem de seleção pública e a capacitação devida para ocupar boa parte dos cargos, era beneficiados. Enquanto a maioria da população era injustiçada.
O PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE é isso é muito mais. Maracanaú não será mais só de uma pequena parte da população, integrantes de dois grupos políticos desgastados que querem se perpetuarem no poder. Maracanaú é mais. Tem um um novo grupo caminhando para ser protagonista do novo ciclo político que vai acontecer em Maracanaú. Um novo grupo composto por ANTI-GRUPO ROBERTISTA, ANTI-GRUPO COSTA LIMA e uma imensidão de maracanauenses que diante desta grande oportunidade que a gestão pública de Maracanaú tem de se transformar, estão tomando gosto de fazer parte da política. O comando é de um maracanauense naturalizado há cerca de 30 anos, que em boa parte deste tempo foi gestor em entidades de trabalho social através do esporte e Porta Voz dos maracanauenses nos meios de comunicação: Rádio,, Impresso e Internet. SEGUIMOS ABRAÇADOS!!!

Comentários