OLHA SÓ! Fogos do Réveillon assustam animais de estimação; confira dicas de cuidados


Ao contrário de outras grandes cidades brasileiras, Fortaleza ainda não aboliu o uso de fogos de artifício barulhentos. Além da queima no Aterro da Praia de Iracema, que no Réveillon 2019 vai durar 18 minutos, há solta de fogos e rojões em toda a Capital. O barulho, porém, pode trazer prejuízos à saúde dos animais domésticos.

Com a vizinhança, família e amigos reunidos, a celebração barulhenta pode desencadear respostas físicas de estresse. Marcio Barboza, médico veterinário e gerente técnico da companhia MSD Saúde Animal, explica que, quando expostos a sons altos e diferentes do habitual, os pets tendem buscar esconderijo para fugir do barulho.

Em alguns animais, o medo é tão grande que pode causar tentativas de fuga, desorientação, agressividade e respiração ofegante. Em casos mais raros, o animal pode até mesmo sofrer com náuseas e convulsões.

“Além dos fogos e outros ruídos, há uma mudança na rotina da casa, já que é comum a reunião de familiares e amigos. Isso já pode deixar o animal mais agitado e ansioso”, alerta Marcio.

Os animais tendem a reagir dessa forma devido à maior sensibilidade auditiva deles. Os cães, por exemplo, chegam a ouvir até quatro vezes mais do que os humanos, enquanto os gatos, por sua vez, ouvem em média seis vezes mais – tanto que alguns se incomodam com sons habituais do nosso dia a dia, como TVs em volume alto. “Quando incluímos um pet no nosso dia a dia, devemos ter consciência que eles são mais sensíveis que nós a algumas situações”, ressalta o especialista.

“Algumas técnicas como o adestramento, o uso de medicamentos e coadjuvantes terapêuticos, como os florais, podem ajudar a aliviar o estresse, mas faz-se necessário uma consulta com profissional especializado que ajudará a identificar o melhor tratamento para cada animal”, antecipa o veterinário Jorge Morais, da Animal Place.

Dicas dos especialistas

 Redobre a atenção às portas, portões e janelas para evitar possíveis fugas – que podem resultar em perda ou atropelamento do animal. “Quanto às janelas, assegure-se de que as telas estão firmes, principalmente para quem tem gatos. Há casos de animais que se jogam de grandes alturas diante do barulho de fogos”, diz Marcio

 Se for assistir queima de fogos fora de casa, não leve o animal. Procure mantê-lo em ambiente aconchegante com o qual ele está acostumado, onde haja menor ruído, para que ele lá possa se abrigar, caso se assuste com os barulhos

 O ideal, contudo, é permanecer junto do cão ou gato, nesses momentos de pânico. A companhia do dono ajuda a passar mais segurança e amenizar esses momentos ruins

 Não tente segurar o animal caso ele se assuste com algum barulho. Isso pode deixá-lo ainda mais ansioso e causar agressividade. Se ele preferir ir para debaixo de algum móvel, apenas o observe para ver se ele terá mais alguma reação aos barulhos

Não deixe o cão preso em correntes na hora dos fogos; ele pode se machucar

Tape os ouvidos do animal com um chumaço pequeno de algodão parafinado (hidrófobo). Não se esqueça de retirá-los assim que o barulho cessar

Há uma técnica chamada Tellington Touch, que consiste em amarrar uma faixa ao redor do pet a fim de estimular sua circulação sanguínea e reduzir sua irritabilidade. Consulte o veterinário da sua confiança sobre a melhor maneira de utilizá-la para esse fim.
Se o seu cachorro responder aos barulhos com latidos, não o repreenda. Isso pode gerar agressividade no animal

· Caso o seu animal já tenha apresentado algum comportamento bem extremo em situações anteriores, consulte o seu veterinário para avaliar a necessidade do uso de um ansiolítico ou sedativo durante essas ocasiões.  Com as informações O Povo Online

A PRIMEIRA ALTERNATIVA JÁ ESTÁ UMA DÉCADA E MEIA NO PODER E DEIXA MUITO A DESEJAR; EM NOME DA FUNDAMENTAL ALTERNÂNCIA, PORQUE A TERCEIRA ALTERNATIVA É A MELHOR PARA MARACANAÚ?
Desde 2005 o grupo político que está a frente da gestão municipal de Maracanaú comandado por Roberto Pessoa não foi capaz de proporcionar a Maracanaú uma condição condizente com a arrecadação de mais de 6 BILHÕES, neste período. Onde os serviços públicos nem parece com o que deveriam acontecer, numa terceira cidade mais rica de um Estado. O Ceará que é  destaque nacional por aumento considerável do PIB e por está com suas contas em dia. Por isso A TERCEIRA ALTERNATIVA que propõe um modelo PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE é o que os maracanauenses mais merecem e necessitam. Nada de voltar ao passado com a SEGUNDA ALTERMATIVA. Como Prefeiturável independente, instruído, se preparando cada vez mais e com idéias interessantes para transformar Maracanaú na Cidade da Gente, além de melhorar consideravelmente os serviços públicos, será dado a oportunidade a milhares de maracanauenses que desejam participar do funcionalismo municipal ter a sua oportunidade. Todos irão melhorar os serviços públicos e participar de dezenas de novos pogramas sociais que Maracanaú  vai ter para a população usufruir melhor do mais de MEIO BILHÃO  que  Maracanaú arrecada anualmente. Os recursos pra isso vão vim das reformas que serão feitas. Um pente fino que vai detectar quem ganha sem trabalhar, quem é funcionário fantasma e uma fiscalização rígida nas licitações, combatendo desvios que existem, segundo denúncias no Ministério Público. Os recursos também virão das parcerias públicas privadas  que desenvolverá Maracanaú consideravelmente aproveitando que a nossa cidade vai ficar mais perto da capital, com a duplicação do Anel Viário. Sempre a cada segunda-feira divulgo 'uma nova mensagem' que ao longo da semana é propagada nos meus Blogs (que estão na capa da minha página no Facebook). Também a nova mensagem é  propagada no Instagram, no WhatsApp e no Facebook. Obrigado a todos que a cada semana declaram estar gostando da TERCEIRA ALTERNATIVA. É  como já disse antes, saber que existem dezenas de milhares de maracanauenses antiRP e antiCOSTALIMA foi o que me impulsionou a disponibilizar o meu nome a esses... FELIZ NATAL! SEGUIMOS ABRAÇADOS!





Comentários