Em Pacatuba e Maracanaú, 'Rede de Agiotagem' desarticulada pela polícia tem igreja, parque e bens que movimenta R $ 23 Milhões, segundo a Polícia


Grupo é preso por movimentar R$ 23 mi em esquema de agiotagem e sonegação fiscal


Quadrilha tenha cerca de 80 imóveis, incluindo um parque aquático e uma igreja evangélica, crê Polícia.



A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) desarticulou um esquema de lavagem de dinheiro, agiotagem e sonegação fiscal comandado por um gestor de Pacatuba. Conhecido comoBim Araújo, Antônio Fábio da Silva Araújo, 41 anos, secretário municipal de articulação política e ex-vereador, facilitava as ações criminosas do grupo, que movimentou mais de R$ 23 milhões.

Araújo e outras seis pessoas foram presas nesta sexta-feira (14). O grupo emprestava dinheiro a juros abusivos, o que caracteriza a prática ilegal de agiotagem, e o montante ganho era aplicado em compra de imóveis, sonegados e registrados em nome de "laranjas".

Bim Araújo, Antônio Fábio da Silva Araújo, é atualmente secretário municipal de articulação política e ex-vereador em Pacatuba

Reprodução/YouTube

Operação Proprietarius: a investigação e os bens em 6 municípios

As investigações começaram há seis meses. De 2008 a 2016, a evolução patrimonial de Bim chegou a 2.000% no período, de acordo com o delegado adjunto Alisson Gomes. A Polícia acredita que a quadrilha tenha cerca de80 imóveis nos municípios de Pacatuba, Maracanaú, Fortaleza, Cascavel, Pindoretama e Russas.

A operação intitulada “Proprietarius” terminou com a apreensão de 51 imóveis e 52 veículos, incluindo dois automóveis de luxo. Ainda segundo apuração da Polícia, cinco contas bancárias foram bloqueadas.

Dentre os imóveis confiscados estão:

casas

apartamentos

quitinete

salas comerciais

terrenos em loteamentos

espaços para eventos

parque aquático

óticas

concessionária de motos

salão de beleza

prédio de igreja evangélica

autoescola

um supermercado em construção

Movimentação financeira e empresas

Sessenta e três cadernos também foram apreendidos com toda movimentação financeira desde 2015.

De acordo com a Polícia, nem todos os imóveis estão registrados no nome de “Bim”, pelo fato de ele usar "laranjas". Bim utiliza seus perfis nas redes sociais para negociar os aluguéis desses espaços. O grupo criou três empresas para camuflar o dinheiro ilícito.

Uma das empresas, de serviços de cobrança e locação de mão de obra, era responsável por reformas e benfeitorias nos imóveis comprados pelo grupo.

Outra empresa de venda de equipamentos era utilizada para fazer cobranças de pagamentos de empréstimos a terceiros e uma outra, no caso uma imobiliária, servia para administrar todos os imóveis da organização criminosa. A Polícia reforça que nenhum imóvel está no nome de Bim.

Sem resposta

O Sistema Verdes Maresentrou em contato com a Prefeitura de Pacatuba, mas as ligações não foram atendidas, nem houve resposta a e-mail enviado para a secretaria.

Com as informações do Diário do Nordeste

A SEGUNDA ALTERNATIVA VOLTANDO 16 ANOS DEPOIS NÃO É MELHOR DO QUE A TERCEIRA ALTERNATIVA PORQUE?
A onda é a renovação. Com novas ideias e novas caras na política. Que estes,  por conta de novas ações numa cidade demonstre que tem capacidade para encabeçar o novo modelo de gestão pública que Maracanaú deve ter. Então, não se ver nada disso na SEGUNDA ALTERNATIVA, que não tem um grande trabalho. Que não tem uma história no meio do Povo. Que é sombra de quem ja teve a sua oportunidade de governar Maracanaú por mais de década e meia, e deixou a desejar. Por isso A SEGUNDA ALTERNATIVA  tem 'cara' de retrocesso. A TERCEIRA ALTERNATIVA sim é renovação, é nova cara, está com o povo há decadas. Num trabalho que faz toda a diferença: no Esporte e na Comunicação. E tem propostas incomparáveis PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE que só foi nosso mesmo há 35 anos, quando se emancipou e durante poucos anos. Depois dois grupos políticos se apossaram de Maracanaú não desenvolveram-a como deveria ser, em que os serviços públicos estão longe de que uma cidade que arrecada MAIS DE MEIO BILHÃO por ano deve ter. Perdemos foi a segunda colocação do PIB per capita, segundo divulgação do IBGE na sexta-feira passada (14). Acompanhe as novas mensagens, nesta caminhada de Prefeiturável, sempre divulgadas a cada segunda-feira que durante a semana fica a disposição nas minhas redes socias: Facebook, Instagram e WhatsApp. Além do campeão de audiência Blog que alcançou uma nova marca. Mais de 1.200.000 Visualizações.  Seguimos Abraçados!!!

Comentários