De Pacatuba: Preso chefe de esquema de lavagem de dinheiro; movimentou R $ 23 Milhões, segundo a Polícia Civil

Chefe de esquema de lavagem de dinheiro preso é gestor público em Pacatuba

As informações foram divulgadas pela Polícia Civil em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 19. 



Dos sete presos por participação em esquema de lavagem de dinheiro que movimentou R$ 23 milhões, dois exercem cargo público na Prefeitura de Pacatuba. Antônio Fábio da Silva Araújo, 41, o Bim Araújo, é secretário da Articulação Politica do Município. Ele não possuía antecendentes criminais. 

Bim era o "cabeça" dos crimes e usava seu perfil nas redes sociais, aproveitando sua influência em Pacatuba, para alugar imóveis. A Delegacia de Repressão às ações Criminosas Organizadas (Draco) confiscou 51 imóveis - mas a Polícia acredito que o número pode chegar a mais de 80 -, avaliados em mais de R$ 2,5 milhões e 52 veículos, incluindo dois automóveis de luxo. 

O outro trabalhava como funcionário de Bim na pasta e foi identificado como Maurílio da Silva Oliveira, 44. No esquema, o papel dele era administrar as casas, apartamentos, quitinetes, salas comerciais e até igreja evangélica. Ambos, assim como o restante dos indiciados, responderão por organização criminosa, lavagem de dinheiro, agiotagem e sonegação fiscal. 

Os presos são Humberto Alexandre dos Santos Costa, 39, com passagem policial por desacato; Laércio Silva Cajazeira, 49, sem antecednentes; Adeildo Albuquerque Sobrinho, 35, com passagem por calúnia e ameaça e Larissa Marinho Cajazeira, 21, com nenhum antecendente. Todas as prisões foram covertidas em liberdade condicional com monitoramento de tornozeleira eletrônica.

Jacinta Braga de Souza, esposa de Bim Araújo, possui uma imobiliária em seu nome, que segundo informações divulgas pela Polícia Civil, era usada para administrar os aluguéis dos imóveis apreendidos e comprados com o dinheiro da agiotagem. 

O resultado da operação, denominada Proprietarius, foi divulgado em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 19. O esquema continua sob investigação e já se sabe que é interestadual. Bim já foi investigado pelos mesmos crimes no Estado do Rio Grande do Norte. 

Com as informações do O POVO ONLINE

A SEGUNDA ALTERNATIVA VOLTANDO 16 ANOS DEPOIS NÃO É MELHOR DO QUE A TERCEIRA ALTERNATIVA PORQUE?
A onda é a renovação. Com novas ideias e novas caras na política. Que estes,  por conta de novas ações numa cidade demonstre que tem capacidade para encabeçar o novo modelo de gestão pública que Maracanaú deve ter. Então, não se ver nada disso na SEGUNDA ALTERNATIVA, que não tem um grande trabalho. Que não tem uma história no meio do Povo. Que é sombra de quem ja teve a sua oportunidade de governar Maracanaú por mais de década e meia, e deixou a desejar. Por isso A SEGUNDA ALTERNATIVA  tem 'cara' de retrocesso. A TERCEIRA ALTERNATIVA sim é renovação, é nova cara, está com o povo há decadas. Num trabalho que faz toda a diferença: no Esporte e na Comunicação. E tem propostas incomparáveis PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE que só foi nosso mesmo há 35 anos, quando se emancipou e durante poucos anos. Depois dois grupos políticos se apossaram de Maracanaú não desenvolveram-a como deveria ser, em que os serviços públicos estão longe de que uma cidade que arrecada MAIS DE MEIO BILHÃO por ano deve ter. Perdemos foi a segunda colocação do PIB per capita, segundo divulgação do IBGE na sexta-feira passada (14). Acompanhe as novas mensagens, nesta caminhada de Prefeiturável, sempre divulgadas a cada segunda-feira que durante a semana fica a disposição nas minhas redes socias: Facebook, Instagram e WhatsApp. Além do campeão de audiência Blog que alcançou uma nova marca. Mais de 1.200.000 Visualizações.  Seguimos Abraçados!!!

Comentários