OPORTUNIDADE! Saiba como aperfeiçoar sua carreira de freelancer e conseguir renda extra

Para alavancar a carreira ou projeto, é essencial que exista uma boa divulgação do trabalho




Diante do desemprego no Brasil, muitos profissionais têm apostado em fontes de renda alternativas, como trabalhos temporários e sem vínculo empregatício, que podem ser feitos em paralelo com a rotina tradicional. Algumas dicar podem ser fundamentais para quem busca trabalhos extras.
freelancer, termo inglês para denominar o profissional autônomo, depende basicamente da quantidade clientes conquistados e trabalhos desenvolvidos. Para alavancar a carreira ou projeto, é essencial que exista uma boa divulgação do trabalho realizado.
“Divulgar o trabalho e ter o nome conhecido, sem dúvidas, é um dos principais obstáculos no início da carreira. Por isso, é importante pensar em algumas estratégias para fazer o próprio marketing e divulgar o que você faz de melhor”, alerta o CEO da Crowd, uma das maiores plataformas de freelancer do Brasil, Gabriel Carlos Matias.
Ele pontua algumas dicas que podem ajudar a promover a carreira de freelancer.
1 – Qual é o seu nicho de atuação?
Provavelmente, o serviço que você oferece também é realizado por outros profissionais. Portanto, observe o seu ramo e em qual área específica você deseja se destacar. Dessa forma, sua concorrência com outros profissionais diminui e a chance de alcançar clientes aumenta.
É fundamental fazer essa distinção de setores e habilidades logo de inicio, pois será mais fácil encontrar clientes interessados nos seus serviços e o projeto será concluído de maneira satisfatória.
É importante conhecer e dominar mais de uma habilidade, mas não “venda” seu trabalho de forma generalizada. Quando o freelancer se dedica a um nicho, torna-se um especialista. Isso agrega valor ao trabalho desenvolvido e notoriedade ao profissional. Atuando em uma área específica, seu olhar ficará muito mais apurado e seu trabalho mais relevante.
2 – Desenvolva seu próprio conteúdo
Seja em um blog, canal no YouTube ou rede social, o profissional que opta por criar o próprio conteúdo promove sua carreira por meio desta atividade.
A criação de conteúdo própria desenvolvida por freelancers, além de instruir pessoas interessadas em determinado assunto, também constrói um novo tipo de portfólio. Já sabe o seu nicho? Então você já sabe sobre o que pode produzir.
Se você é um programador, pode dar dicas de desenvolvimento de programas e softwares; um designer pode falar sobre novas técnicas e ferramentas da área e assim por diante. A variedade de assuntos é infinita.
Use palavras-chave relacionadas à sua área para a produção do conteúdo; isso ajudará navegadores a identificarem sua página em possíveis pesquisas. Quem produz conteúdo também é visto como especialista; faça e veja seu trabalho ganhar mais destaque.
3 – Construa um trabalho consistente
Como freelancers, os projetos desenvolvidos são para o cliente, mas fazem parte do seu portfólio. Portanto, seu trabalho deve ter uma constância, para que sua evolução como profissional possa ser notada.
Saiba destacar os pontos fortes de cada trabalho e como seu talento pode contribuir com a demanda do cliente e chegar ao resultado final.
Expor trabalhos é fundamental. (Foto: Pexels)
Expor trabalhos é fundamental. (Foto: Pexels)
4 – Vá além do online
Não basta apenas concentrar toda a sua estratégia para promover sua carreira no ambiente digital. Uma apresentação feita pessoalmente ainda possui muito valor.
Pense que cada workshop, feira ou congresso é uma oportunidade de fazer networking pessoalmente com possíveis clientes.
5 – Seu cartão de visita
Se você ainda não tem um cartão de visita, está na hora de repensar. Nunca se sabe o momento exato onde acontecerá o networking e o cartão é o que fecha a oportunidade.
As informações principais são: logo, nome, profissão, e-mail, telefone e site ou link para o portfólio. E sempre tenha cartões com você!
6 – Compartilhe seus projetos
Falar sobre seu trabalho no seu campo pessoal também é uma forma de promover sua carreira freelancer. Está escrevendo para diferentes sites? Fez um trabalho fotográfico especial? Compartilhe seus jobs em redes sociais relevantes. Use sua página no Facebook, seu perfil no LinkedIn e até mesmo no Twitter ou Instagram.
Desta forma, quem acompanha suas publicações nas mídias vai poder identificar seus trabalhos em outros espaços. Em casos em que o job não é assinado é ainda mais interessante este tipo de divulgação.
– Esteja presente em plataformas para freelancer
O profissional freelancer vai muito mais longe quando constrói um perfil em comunidades voltadas para a atividade. Otimize sua carreira a promover seu trabalho em comunidades especializadas.
Pensar em formas de promover sua carreira freelancer é um trabalho ininterrupto. Não deve ser feito apenas no início ou apenas quando você tem menos projetos.
Preocupe-se em sempre manter seu portfólio atualizado, compartilhe seu trabalho e mantenha contatos. Seja visto para que você seja lembrado como uma opção.
Fonte: Tribuna do Ceará 

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