OLHA SÓ! Obras do Anel Viário, que corta Maracanaú, serão retomadas ainda em junho, diz Camilo Santana

Obras devem ser reiniciadas até o fim de junho e tem prazo de 18 meses para a conclusão.



Obras do Anel Viário serão retomadas ainda em junho, diz Camilo Santana (Foto: Divulgação)
Com  custo total de R$ 170 milhões e prazo de 18 meses para conclusão, as obras implantação e duplicação do Anel Viário serão retomadas até o fim desta semana, afirmou o governador Camilo Santana durante conversa com internautas em rede social nesta terça-feira (27). Com a conclusão do processo licitatório, falta a assinatura da ordem de serviço para o reinício da obra. A informação havia sido antecipada pelo CETV no sábado (24).
“Mudamos o projeto inicial porque o projeto anterior havia uma quantidade de desapropriação muito grande, até 'Minha Casa Minha Vida' tinha que ser desapropriado, assim como mudanças em linhas de transmissão de energia da Chesf e linhas de gasoduto da Petrobras. O custo [das desapropriações e mudanças] era mais caro que a própria obra”, explica.
Com as alterações ao projeto inicial, serão construídos mais dois viadutos, um deles em Maracanaú e outro no Eusébio. “Vamos fazer um viaduto mais moderno, mais eficiente e mais bonito e com desapropriação menor, atingindo menos famílias e imóveis”, afirma Camilo Santana.
A ordem de serviço já foi assinada e o consórcio TORC/VIA, vencedor do certame licitatório, está responsável por executar o projeto executivo, os estudos ambientais, a obtenção das licenças, o levantamento das áreas de desapropriação e a obra. O valor do contrato é R$ 86.985.397,14, gerando cerca de 250 empregos diretos.

Obras

Com 60% das obras executadas, foram concluídas as pontes localizadas no Rio Coaçu, Rio Gavião e Rio Siqueira, além de quatro viadutos: o do entroncamento da CE-065, BRs-020/222, Nova Metrópole e Tronco Norte. A pista duplicada é feita em pavimento de concreto, por apresentar mais resistência e durabilidade. A existente possui 11 metros de largura. Ao fim das obras, sua medida horizontal será triplicada. Serão 16,5 metros de cada lado, totalizando 33 metros. A extensão inclui canteiro central, ciclovias laterais, retornos, acostamentos, nova sinalização e faixa de segurança.
Ao todo, o Anel Viário tem 32 quilômetros de extensão, com início na CE-040 (Eusébio). O trecho cruza a BR-116 (Itaitinga), passando ainda pela CE-060 (Maracanaú), CE-065 (Maranguape) e BR-020 (Caucaia), seguindo até Avenida Mister Hull (BR-222, também em Caucaia).
A reforma do trecho permitirá melhoria no tráfego da Região Metropolitana de Fortaleza, principalmente em Maracanaú, que conta com um Distrito Industrial e a Central de Abastecimento do Ceará-Ceasa/CE; em Maranguape e Caucaia. A duplicação também faz parte do Plano de Logística de Transporte do Porto do Pecém.

Fonte: G1 Ceará 

Comentários