SE LIGUE! Preços de medicamentos podem variar até 276%; pesquisa do Procon foi realizada em 14 farmácias e drogarias



Preços de medicamentos podem variar até 276%

Pesquisa do Procon foi realizada em 14 farmácias e drogarias de Fortaleza


Uma pesquisa do Procon Fortaleza com preços de medicamentos populares e itens de primeiros socorros aponta que a diferença do mesmo remédio, no caso o paracetamol, pode chegar a 276% entre os locais pesquisados. Quando comparados os preços dos medicamentos de referência com os genéricos a diferença sobe para 324%. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (20). 
O levantamento foi realizado nos dias 16 e 17 de maio, em 14 farmácias e drogarias de todas as regionais da Capital, comparando os preços de 42 itens. Veja a pesquisa completa
O Procon ressalta que, com a diferença de preços, o consumidor pode adquirir até quatro caixas do mesmo medicamento, se optar pelo genérico - remédio com o mesmo princípio ativo e forma farmacêutica do medicamento de referência. 
A maior diferença (324,19%) foi identificada no preço do medicamento Tylenol (750mg - 20 comprimidos) que pode ser comprado por R$ 28,93, se a preferência for pelo remédio referência, ou por R$ 6,82, se considerado o mesmo princípio ativo do Tylenol, que é o genérico paracetamol.
Em 10 medicamentos ou itens de primeiros socorros, a variação de preços foi superior a 100%, quando comparados igualmente o remédio ou produto. São eles: Paracetamol, Água Oxigenada Farmax, Ácido Acetilsalicílico, Antisséptico Hertz, Fita Esparadrapo Nexcare, Dipirona sódica, Fita esparadrapo Cremer, Ibuprofeno e Compressa gaze Cremer.
A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, orienta que o consumidor deve verificar se o número de lote, prazo de validade e data de fabricação que constam na caixa do medicamento são iguais aos marcados nas cartelas ou frascos.
O Procon também realizou o comparativo de preços entre os oito medicamentos de referência que, na pesquisa, aparecem com os respectivos genéricos. 
Metodologia
O levantamento foi realizado tomando como referência o município de Fortaleza, abrangendo todas as seis regionais, mais o Centro da Capital. Foram 42 itens pesquisados, de várias concentrações, formas farmacêuticas e de maior popularidade, em 14 farmácias e drogarias de médio e grande porte de Fortaleza.
Dos 42 itens pesquisados, oito são genéricos correspondentes aos medicamentos de referência. Os preços foram coletados presencialmente nas farmácias e por telefone.
Os medicamentos foram distribuídos em antigripal, descongestionante nasal, anticólica, antiácido, antigases, purgante, antidiarreico e primeiros socorros.
Fonte: CNEWS
Eu Moacir Neto quero dividir minha conquista com todos os maracanauenses que torcem por mim, como Treinador de Futsal SOU MEDALHA DE OURO nos JOGOS ESPORTIVOS do SISTEC 2016 da FACULDADE UNICHRISTUS comandando a equipe do Curso de TI do qual faço parte. 





  










Comentários