OLHA SÓ! Procon alcança 76% de resolução nas audiências pela internet; reformulado desde outubro de 2015, o atendimento virtual já soma mais de 2.000 registros



Procon alcança 76% de resolução nas audiências pela internet

Reformulado desde outubro de 2015, o atendimento virtual já soma mais de 2.000 registros

O Procon Fortaleza divulgou nesta quarta-feira (11), que alcançou o índice de 76,64% de resolutividade nas audiências virtuais, ferramenta que permite a abertura de reclamação pela internet, sem sair de casa ou do trabalho, e de qualquer cidade, caso o consumidor esteja em trânsito. A ferramenta está disponível no Portal da Prefeitura de Fortaleza, no site do órgão.
Reformulado desde outubro do ano passado, o atendimento virtual já soma mais de 2.000 registros. Desse total, 137 resultaram em audiência virtual, sendo que em 105 a demanda do consumidor foi resolvida, o que confere o percentual de 76,64% de resolutividade. Nos demais casos, ocorreu apenas esclarecimento sobre a relação de consumo, duplicidade na reclamação ou o problema foi resolvido antes mesmo de ser realizada a audiência por meio da Carta de Informações Preliminares (CIP).
As principais reclamações dos consumidores pela ferramenta virtual são contra operadoras de telefonia fixa e móvel, bancos, fabricantes de aparelhos celulares e ainda problemas com escolas e faculdades particulares.
Segundo a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, o consumidor turista também é beneficiado com a audiência virtual. "Mesmo depois que retorne à cidade residente, o consumidor turista tem a garantia de que sua reclamação terá continuidade e pode ser acompanhada de onde ele estiver", esclareceu.
A Diretora também ressalta que a audiência virtual representa um ganho para o meio ambiente, pois todo o processo é virtual, não havendo necessidade de utilização de papel.
Saiba mais
A audiência virtual é uma videoconferência realizada entre o consumidor e o fornecedor, com a mediação do Procon Fortaleza, gravada e transformada em arquivo virtual, sendo anexada ao processo como peça de conciliação. Essa ferramenta permite que o consumidor realize a audiência, sem a necessidade de se deslocar pessoalmente para as unidades físicas do Procon.
Para abrir uma reclamação virtual, o consumidor deve residir em Fortaleza ou ser consumidor turista em trânsito. É preciso ter uma conta de usuário do Skype e uma webcam instalada no computador ou notebook. Após esta etapa, o consumidor recebe em seu e-mail uma senha provisória (que pode ser alterada), para acessar o portal e cadastrar sua reclamação.
Deficientes visuais também pode abrir uma reclamação ou denunciar pela nova ferramenta "Procon Acessibilidade". Mais informações pela Central de Atendimento ao Consumidor, 151.
Fonte: CNEWS

Eu Moacir Neto quero dividir minha conquista com todos os maracanauenses que torcem por mim, como Treinador de Futsal SOU MEDALHA DE OURO nos JOGOS ESPORTIVOS do SISTEC 2016 da FACULDADE UNICHRISTUS comandando a equipe do Curso de TI do qual faço parte. 




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