ÓTIMA OPÇÃO! 10 dicas para curtir o Réveillon da Capital; Biquini Cavadão, Luan Santana, Raça Negra e Safadão são as principais atrações

31/12/2015 07h43 - Atualizado em 31/12/2015 08h35

10 dicas para curtir o Réveillon de Fortaleza no Aterro

O réveillon terá 17 minutos de queima de fogos.
Serão 17 toneladas de fogos que iluminarão o céu da Capital.


Fortaleza vai receber uma das maiores festas de Réveillon do país, com 17 minutos de duração de queima de fogos e expectativa de público de um milhão de pessoas.
A Prefeitura, que está promovendo programação em parceria com a iniciativa privada, divulgou nesta quarta-feira (30) o plano da operação de segurança e mobilidade, juntamente com órgãos do Governo do Estado. Para quem ao evento no Aterro, o G1 reuniu dez dicas para aproveitar a festa antes, durante e depois da virada de ano.
1) Frota de ônibus reforçada
Além da frota operante de 1.400 veículos, mais 110 ônibus extras estarão distribuídos nos sete terminais de integração, que ficarão à disposição do controle operacional da Etufor a partir das 18 horas do dia 31 até o fim do evento.
Haverá também a programação de 10 veículos reservas que ficarão à disposição do controle operacional nos terminais (Antônio Bezerra, Parangaba, Siqueira e Lagoa) a partir de meia-noite 6 horas.
24 linhas que passam próximo ao local do evento (frota de 237 veículos):

011 - Circular I;
012 - Circular II;
016 - Cuca Barra/Papicu;
017 - Inter shoppings;
033 - Corujão/Circular I;
051 - Grande Circular I;
052 - Grande Circular II;
054 - Corujão/P. do Futuro/Caça e Pesca;
055 - Corujão/Grande Circular I;
056 - Corujão/Grande Circular II;
071 - Antônio Bezerra/Mucuripe;
073 - Siqueira/Praia de Iracema;
077 - Parangaba/Mucuripe;
092 - Ant. Bezerra/Papicu/P. de Iracema;
099 - Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart;
120 - Vila do Mar/Náutico/Ant Bezerra I;
711 - Barra do Ceará/Cais do Porto;
752 - Caça e Pesca/Centro;
762 - Caça e Pesca/Centro/IE;
903 - Varjota;
905 - Meireles/Centro;
906 - Caça e Pesca/Serviluz/Centro;
907 - Castelo Encantado/Centro;
909 - Praia Futuro/Caça e Pesca/Beira Mar.
22 linhas que terão os horários prolongados até às 4 horas:

011 - Circular I;
012 - Circular II;
017 - Inter Shoppings;
029 - Parangaba/Náutico;
041 - Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu;
042 - Ant. Bezerra/Fco Sá/Papicu;   
051 - Grande Circular I;
052 - Grande Circular II;
071 - Antônio Bezerra/Mucuripe;
072 - Antônio Bezerra/Parangaba;
073 - Siqueira/Praia de Iracema;
076 - Conjunto Ceará/Aldeota;
077 - Parangaba/Mucuripe;
079 - Antônio Bezerra/Náutico;
092 - Ant. Bezerra/Papicu/Praia de Iracema;
099 - Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart;
711 - Barra do Ceará/Caís do Porto
752 - Caça e Pesca/Centro; 
905 - Meireles/Centro;
906 - Caça e Pesca/Serviluz/Centro
907 - Castelo Encantado/Centro
909 - Praia do Futuro/Caça e Pesca/Beira Mar
Linhas Especiais direto dos terminais para o Aterro da Praia de Iracema:

930 – Antônio Bezerra/Aterro Praia de Iracema;
931 – Parangaba/Aterro Praia de Iracema;
933 – Lagoa/Aterro Praia de Iracema;
935 – Messejana/ Aterro Praia de Iracema;
936 – Conjunto Ceará/Aterro Praia de Iracema;
937 – Papicu/ Aterro Praia de Iracema;
938 – Siqueira/Aterro Praia de Iracema;
2) Passagem de ônibus mais barata
Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro estará valendo a Tarifa Social, benefício que reduzirá o valor da passagem para R$ 2,15 (inteira) e R$ 1,00 (meia).

3) Atenção aos desvios
A primeira ação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a partir de 5h do dia 31, será coibir o estacionamento em toda a área do Aterrinho (Foto: Prefeitura de Fortaleza)A primeira ação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a partir de 5h do dia 31, será coibir o estacionamento em toda a área do Aterrinho (Foto: Prefeitura de Fortaleza)

A primeira ação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a partir de 5h do dia 31, será coibir o estacionamento em toda a área do Aterrinho, nas vias transversais e na Avenida Historiador Raimundo Girão, desde a Avenida Barão de Studart até a Rua Ildefonso Albano. As proibições permanecerão válidas até o final do evento.
Os bloqueios viários serão iniciados às 17 horas. As principais vias bloqueadas serão a Avenida Beira-Mar, no trecho compreendido entre as ruas Arariús e Ildefonso Albano, e a Avenida Historiador Raimundo Girão, entre a Rua Ildefonso Albano e Avenida Barão de Studart. Os desvios serão realizados da seguinte forma:
- O condutor que estiver trafegando no sentido leste-oeste (Mucuripe/Centro) na Avenida Abolição terá que entrar à esquerda na Avenida Barão de Studart.
- Quem vem no sentido contrário (Centro/Mucuripe) na Avenida Historiador Raimundo Girão deve dobrar à direita obrigatoriamente na Rua Ildefonso Albano. Agentes vão auxiliar os motoristas em pontos estratégicos sobre as alternativas que devem ser seguidas.
As vias perpendiculares que dão acesso ao Aterrinho e ao Aterro da Praia de Iracema também serão bloqueadas, desde a Rui Barbosa até a Barão de Aracati, sendo liberadas apenas para o fluxo de pedestres.
Para auxiliar os motoristas e os cidadãos ao final do evento, os agentes de trânsito permanecerão distribuídos no local da festa para orientar o fluxo de veículos. A previsão é que o desbloqueio das vias aconteça às 6 horas do dia 1º de janeiro de 2016.
O efetivo será composto por 160 agentes de trânsito. As equipes operacionais estarão distribuídas em 60 viaturas e 18 motocicletas, além de postos fixos nos principais pontos de bloqueio, com 400 cones e 5 guinchos.
4) Para quem mora ou está hospedado no entorno

A recomendação é moradores e hóspedes dos hotéis que dispõem de garagem localizados no trecho interditado devem apresentar comprovante de endereço para ter acesso de carro e liberação dos agentes de trânsito.
5) Vendedores credenciados
A Prefeitura credenciou, com 170 vagas preenchidas após inscrição e sorteio, o comércio ambulante e barracas fixas. Eles foram credenciados com crachás e treinados pela Vigilância Sanitária para manuseio dos alimentos e descarte dos resíduos, e assinaram termo sobre a proibição de comercializar bebidas em recipientes de vidro
Praças de alimentação e barracas fixas estão dispostas nas ruas transversais à Avenida Historiador Raimundo Girão em frente à arena e no Aterrinho da Praia de Iracema.
Uma equipe com 72 agentes (supervisores, coordenadores, fiscais, auxiliares)  da Regional 2 vão fazer a fiscalização, ordenar o comércio ambulante e orientar os comerciantes sobre a utilização correta e igualitária do espaço público.
6) Se precisar de atendimento médico
Caso você ou algum conhecido necessite de atendimento médico, terão dois postos médicos avançados, um próximo ao palco e outro próximo ao restaurante Tia Nair, na Rua Ildefonso Albano.
Cada posto dispõe de dois médicos, duas enfermeiras, quatro técnicos de enfermagem e um coordenador médico, com equipamentos como desfibrilador, respirador, material para sutura, e para ainda atendimentos de intoxicação e afogamento.
“A primeira coisa é procurar posto médico avançado. De lá é feito essa triagem e atendimento. Nossa experiência é que em 95% dos atendimentos a gente consiga atender no local, dê alta e mande para casa”, segundo o coordenador dos Hospitais e Unidades Especializadas, Francisco Alencar.
Nos outros 5% dos atendimentos é feito estabilização e definido, através da central e do Samu, à qual hospital é encaminhado o paciente. “Se for um trauma, para o Frotinha ou IJF, por exemplo. Essas transferências se darão de acordo com o perfil do paciente, que será disparado para um hospital de apoio, já preparado para receber os pacientes”, definiu Alencar.

7) Roubo ou furto?
A orientação é procurar um policial, seja um agente a pé; nas viaturas - cada esquina do Aterro deve ter uma viatura parada; nas 10 torres distribuídas com três policiais militares em cada uma; no posto de comando, localizado ao lado do palco; na plataforma de observação elevada, localizada ao lado do restaurante Tia Nair.
Em cinco dessas torres terão canhões de luz, que funcionarão como sinalizador para a tropa que estiver perto do local iluminado possa se deslocar.
A plataforma de observação elevada terá 14 câmeras, com infravermelho, alcance de 360 graus e de três quilômetros. A prefeitura disponibilizou para o evento mais 50 câmeras no aterro, que serão acompanhadas no posto de comando.
O efetivo será composto por 817 policiais militares, 33 bombeiros e 45 policiais civis, com 73 motocicletas, 38 viaturas, 21 cavalos, 1 aeronave. Além disso, terão 527 guardas municipais no Aterro, terminais de ônibus, ciclopatrulhamento e salvamento aquático em cinco torres de observação.
Só para o Aterro e adjacências, áreas de maior atenção da polícia, aproximadamente 680 policiais militares estarão distribuídos. Policiais civis estarão a paisana no local e entorno.
Além disso, cinco corredores de segurança foram divididos na área do Aterro (entre Ildefonso Albano e Rui Barbosa), de aproximadamente 3 metros de largura e 100 metros de comprimento pra facilitar deslocamento da polícia e atendimento médico.
A polícia este ano vai dispor ainda de um efetivo de reforço motorizado. Serão unidades do Batalhão de Choque e do Raio para cobrir as paradas de ônibus.
A principal delegacia designada para atendimento de qualquer ocorrência é o 2º Distrito Policial (DP), com o 34º DP subsidiando, com apoio da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Departamento de Inteligência Policial (DIP), Divisão Anti-Sequestro.
8) Sem sujeira
Durante a festa, nove containers de lixo estarão distribuídos no Aterro e entorno, com capacidade de recolher 30 toneladas de resíduos durante o evento, além de quatro compactadores.
A partir de 7 horas do primeiro dia do ano, 500 garis entram no Réveillon da limpeza.
Para coletarem resíduos produzidos na festa, 100 catadores de materiais recicláveis foram contratados pela Prefeitura pelo segundo ano consecutivo. Todo o material reciclável arrecadado será destinado para a Rede de Catadores do Estado do Ceará. Na última passagem de ano, foram recolhidos 30 toneladas de resíduos pelos catadores.
9) Problemas com táxi
A Etufor vai disponibilizar fiscalização de taxistas no Aterro para coibir a cobrança fora do taxímetro ou recusa de corridas curtas.
O passageiro pode abordar qualquer agente operacional, na Avenida Abolição e nas ruas Tenente Benévolo e Pereira Filgueiras. Se o taxista for flagrado pela fiscalização, deve sofrer retenção do veículo, que será recolhido ao depósito da Etufor.
Pode também registrar a reclamação através do 156, na ouvidoria da Etufor no telefone 3452 9292. É preciso anotar a placa do táxi ou número da permissão, para que seja realizado procedimento posterior.
Segundo a Etufor, embora haja a tentativa de fazer planejamento com ponto fixo, os taxistas preferem ficar circulando no entorno da festa. Um total de 4.882 táxis estão disponíveis em Fortaleza.
10) Programação
O Aterro da Praia de Iracema recebe uma das maiores festas de Réveillon do país a partir das 17h desta quinta-feira. Além da queima de fogo de 17 minutos, o local também será palco para mais de 10 atrações musicais locais e nacionais: Orquestra Filarmônica (17h); Ítalo e Renno (17h45); Biquini Cavadão (19h); Wesley Safadão (20h35); Luan Santana (22h15); Raça Negra (00h15); Iohannes (1h50); Solteirões do Forró (3h05); Gustavo Serpa (4h05); Waldonys (5h20); Banda Patrulha (6h20).

Fonte: G1 Ceará 




Comentários