OLHA AÍ! 7 dicas para negociar salário em tempos de crise







QUANTO VOCÊ GANHA? 15/11/2015

7 dicas para negociar salário em tempos de crise


Muitos podem pensar que o momento de crise econômica pelo qual o Brasil passa é motivo para não pedir aumento salarial. Mas, se o motivo for bem fundamentado e justo, há sim essa possibilidade. É o que explica Ricardo Haag, diretor da Page Personnel, empresa de recrutamento especializada em profissionais de suporte à gestão, parte do PageGroup. Para saber como proceder, veja abaixo sete dicas do consultor para negociar salários em épocas de turbulência na economia:

1. Converse com seu gestor
É crucial que o seu chefe seja um dos principais apoiadores do seu pedido. Mostre a ele que você é importante para os atuais e futuros projetos da companhia e que está disposto a aceitar novos desafios. Mas antes de conversar com seu líder, organize seu discurso e apresente a ele fatos e argumentos que justifiquem seu pedido  

2. Tenha certeza de que os resultados que entrega estão acima da média
Antes de conversar com seu chefe, avalie seu desempenho e como tem cumprido seu papel dentro da organização. Uma conversa sobre salário só fará sentido se você estiver com ótimos resultados e performance
3. Se coloque à disposição para fazer mais do que seu papel
Em tempos de crise, a máxima de se fazer “mais com menos” ganha mais importância. Mostre à sua equipe e liderança que está disposto a participar de mais desafios que sua função exige. Isso fará com que você seja melhor percebido pelos colegas e chefia
4. Não pressione o seu chefe e nem seu empregador
Resultados, metas, cobranças. Tudo o que seu gestor não precisa, neste momento, é de mais pressão. Avalie com calma o momento mais adequado para ter essa conversa

5. Trate o assunto com discrição e humildade
Antes de sugerir uma conversa com seu superior, registre em um documento seus resultados e conquistas profissionais. É importante que nesse diálogo haja muita transparência e sobriedade. Mantenha essa conversa de maneira reservada. Remuneração é um tema que sempre causa polêmica. Deixe que seu chefe decida o que é melhor e não sofra interferência de outras pessoas que não tenham ligação com o assunto

6. Caso o aumento não seja possível, não se desaponte 
Não desista de suas reivindicações. Se o seu chefe explicar que não há como atender às suas exigências nesse momento, continue atuando com profissionalismo. Vivemos um cenário econômico desafiador e muitas empresas não têm como justificar aumentos de custo. Uma eventual queda de rendimento pode ser associada ao seu pedido e isto pode pesar contra você


7. Adapte-se
E se mesmo após toda as tentativas nada mudar, nesse caso, se você realmente quiser continuar trabalhando nessa mesma empresa, você deverá se adaptar. O mercado sempre passa por altas e baixas e, em momentos de quedas, procure manter seu otimismo e profissionalismo. Essa atitude ajudará em um novo cenário.

Fonte: O Povo Online





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