OLHA AÍ! Professores acreditam que Enem terá tema atual na prova de redação

Enem 22/10/2015

Professores acreditam que Enem terá tema atual na prova de redação

Entre as possibilidades mais cogitadas, ganha força temas como mobilidade urbana, questão hídrica e homofobia. Prova acontece domingo


Candidatas intensificam preparativos para as provas que acontecem no próximo fim de semana em todo o País




Mobilidade urbana, questão hídrica, relações sociais na era digital, homofobia e bullying escolar. Estas são algumas das apostas de professores de cursinhos da capital sobre o tema da redação do Enem deste ano. A prova será aplicada no domingo (25). “É sempre um tema que já fez parte do dia a dia do brasileiro, que foi discutido por todo mundo”, afirmou a coordenadora de português do colégio Etapa, em São Paulo, Simone Motta. Para ela, algo relacionado a liberdade de expressão, por conta dos atentados ao jornal francês Charlie Hebdo, em janeiro deste ano, pode entrar devido à relevância que o assunto gerou na mídia.


Mobilidade urbana, diferentes tipos de intolerância e preconceito e questões do meio ambiente também costumam ser recorrentes. O diretor pedagógico do cursinho da Poli, Lilio Taoliello, lembra que como a prova é elaborada no primeiro semestre, assuntos que estão sendo muito comentados no momento, como a questão dos refugiados, não devem entrar. Ele acredita que os temas ligados ao universo digital apresentam possibilidade de cair na redação.


Para o supervisor de português e redação do Anglo Vestibulares, Henrique Braga, o aluno deve se preparar para ler os textos de base apresentados na prova e identificar qual é o problema a ser combatido. A partir daí, como a redação do Enem pede que o aluno escreva uma proposta de intervenção, o aluno deve apresentar uma medida prática.


Novos locais
Cerca de 2.500 estudantes que irão participar do Enem terão os locais de provas alterados após ocorrências de enchentes e problemas de infraestrutura das escolas. As mudanças, divulgadas pelo Ministério da Educação na tarde de ontem, ocorrem em sete escolas de Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul e Amapá. A medida, no caso cearense, atinge candidatos inscritos em Araripe, no sul do Estado.

Segundo a pasta, todos os estudantes estão sendo avisados por e-mail, SMS e telefone.

Fonte: O Povo Online






Comentários