Saiba como é calculada a nota do Enem

Como é calculada a nota do Enem?

A um mês do primeiro dia de provas do Enem, O POVO consultou especialistas para esclarecer como funciona a Teoria da Resposta ao Item (TRI), metodologia de avaliação usada pelo Inep
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 começam em um mês e mais de 480 mil candidatos estão inscritos só no Ceará. Como metodologia de avaliação do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), método que, pela diferença com os demais vestibulares, ainda gera dúvida entre os alunos.
Uma das questões centrais da metodologia é que, para a nota, não é contabilizado apenas o total de acertos no exame. Na TRI, o cálculo considera a dificuldade de cada item. Para isso, são observadas quais foram as questões que os candidatos mais acertaram (fáceis) e as que mais erraram (difíceis). Além disso, há a coerência das respostas do participante: espera-se que aqueles que acertaram as questões difíceis devam também acertar as fáceis. O Inep argumenta que habilidades mais complexas requerem o domínio de habilidades mais simples. Nessa lógica, é possível identificar se houve “chutes”, gerando pontuações diferentes.


Se você acertou uma questão que pouca gente acertou, a lógica é que você acerte a que a maioria das pessoas acertou, detalha Mateus Prado, educador especialista em Enem. “Não é coerente você acertar a mais difícil errando um monte que é mais fácil”, diz. “A nota é dada ao caminho, entre acertos e coerências. Maior nota, mais acertos e maior coerência. O mais coerente é acertar o que as pessoas mais acertaram”, diz.


Nesse sentido, Mateus questiona: qual o melhor caminho? “Acertar as 45 questões de uma prova. Qual o segundo melhor caminho? Acertar 44. Nesse caso, a melhor nota é de quem acertar 44 e errar a que as pessoas menos acertaram”, ensina.


História da TRI
A Teoria de Resposta ao Item não é um novo enfoque psicométrico, lembra Wagner Andriola, professor associado da Universidade Federal do Ceará (UFC). Suas raízes foram estabelecidas inicialmente nos anos 1930 pelo psicólogo norte-americano Louis Leon Thurstone (1887-1956). “Somente com o avanço da informática que a nova teoria foi posta em uso nos EUA e nos países da Europa Ocidental, a partir de 1960”, detalha.
Serviço
Enem 2015
Quando: dias 24 e 25 de outubro
Portões abrem ao meio-dia e fecham às 13 horas (horário de Brasília)
A prova começa às 13h30min (horário de Brasília).
Dia 24/10 (sábado)
Provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Duração de 4 horas e meia. 
Dia 25/10 (domingo)
Provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática. Duração de 5 horas e meia.
486,6 mil pessoas se inscreveram no Enem 2015 no Ceará
5º é a posição do Ceará em número de inscrições no Enem


8,4 milhões de candidatos se inscreveram no Enem 2015 em todo o País,
Fonte: O Povo Online

Comentários