FIQUE SABENDO! HGF é onde pacientes encontram atendimento público para doenças reumáticas; de acordo com Walber Pinho Vieira, o público atendido no local é diverso, mas as mulheres procuram um pouco mais. “Mulheres fumantes, que tiveram menopausa precoce, por volta dos 45 anos, primeira menstruação tardia, são sedentárias e têm pouca ingestão de alimentos ricos em cálcio devem ter mais cuidado.

SERVIÇO DE REUMATOLOGIA DO HGF 21/06/2015

Pacientes encontram no HGF atendimento público para doenças reumáticas

Médico Walber Vieira: idade, fatores ambientais, obesidade e sedentarismo disparam o problema
A população tem à disposição uma unidade especializada no tratamento de questões de alta complexidade na área reumatológica. O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) dispõe de um Serviço de Reumatologia que atende aos casos mais graves
Quem se queixa de problemas que podem estar relacionados à reumatologia tem à disposição, no Ceará, atendimento no serviço público de saúde. O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) dispõe de um centro especializado para o tratamento. A cada ano, o Serviço de Reumatologia do HGF atende, em média, a 9 mil pacientes nas variadas áreas de atuação da especialidade. O Serviço existe há cerca de 15 anos no Hospital.Um total de 15 profissionais atua no setor, que tem equipamentos como densitômetro e ultrassom de alta resolução, como mostra o médico Walber Pinho Vieira, chefe do Serviço de Reumatologia e coordenador da Residência Médica do HGF. Na enfermaria, há leitos destinados ao público adulto e ao infantil. Além disso, um Centro de Infusão de medicamentos, com 12 espaços para atendimento, é considerado modelo no País, conforme o chefe do Serviço.


De acordo com Walber Pinho Vieira, o público atendido no local é diverso, mas as mulheres procuram um pouco mais. “Mulheres fumantes, que tiveram menopausa precoce, por volta dos 45 anos, primeira menstruação tardia, são sedentárias e têm pouca ingestão de alimentos ricos em cálcio devem ter mais cuidado. Os homens com cerca de 70 anos devem ser mais atentos à osteoporose”, alerta o médico.


A artrose também é um dos tipos mais tratados na unidade, segundo ele. “Dentro do padrão, a artrose afeta as pessoas com cerca de 40 anos. Além disso, fatores ambientais podem prejudicar joelho e coluna. A obesidade influencia na escoliose, certas profissões levam ao sedentarismo e a má postura prejudicam a saúde de forma geral”, explica o reumatologista.


O tratamento feito na unidade do HGF oferta medicamentos aos pacientes que estão sendo acompanhados lá. Muitos são de alto custo, para alta complexidade. “O Serviço de Reumatologia chega a investir de R$ 30 mil a R$ 40 mil por paciente por ano”, estima. Mas o tratamento, muitas vezes, não inclui apenas a parte medicamentosa. De acordo com o chefe do Serviço, a fisioterapia é indicada, pois é uma importante aliada, já que recupera e fortalece a musculatura. Hidroginástica também ajuda, assim como caminhadas, exposição moderada ao sol e suplementos vitamínicos. (Daniela Nogueira)

SERVIÇO
O atendimento ambulatorial no Serviço de Reumatologia do HGF ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17 horas. Endereço: rua Ávila Goulart, 900, Papicu. Fortaleza/CE. Telefones: (85) 3101 7084 (Reumatologia), 3101 3209, 3101 3318 e 3101 3255 (Núcleo de Atendimento ao Cliente).

TIRE SUAS DÚVIDAS


Qual é a diferença entre reumatismo e doença reumática?
Reumatismo é uma palavra que foi usada nos primórdios da medicina, explica o médico reumatologista José Eduardo Martinez, secretário geral da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Segundo ele, hoje, que se conhece cada doença individualmente, não cabe mais o uso do termo ‘reumatismo’. “Popularmente ainda é comum ouvir-se a palavra reumatismo, mas ela não descreve nada e pode gerar confusão na população”, esclarece. 

É verdade que as doenças reumáticas atingem apenas as pessoas idosas?
Não, as doenças reumáticas podem ocorrer em qualquer faixa etária.
As doenças reumáticas atacam no frio?
Como explica a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o ambiente mais frio aumenta a sensibilidade e a percepção dolorosa. Isso leva o paciente a acreditar que a doença o atingiu devido ao frio.

Dor nas articulações significa a existência de doença reumática?
A dor articular é uma manifestação clínica como outra qualquer. Pode estar presente em diversas patologias sem qualquer relação com “reumatismo”.

O que significa a expressão popular “reumatismo no sangue”?
É uma expressão criada há muitos anos pelos médicos para aqueles pacientes que sentiam dor, mas que apresentavam alguma alteração nos exames laboratoriais (os exames de sangue), sem que necessariamente houvesse doença. 

Quais são os exames para identificar as doenças reumáticas?
Quando solicitados, os exames levam em consideração a queixa e o exame físico de cada paciente. A maior parte deles é inespecífica e todos devem ser analisados com muito cuidado, pois muitos desses exames podem estar alterados em indivíduos saudáveis. 

Fonte: O Povo Online 






Maracanauenses obrigado por estarem acompanhando com frequência o meu BLOG MARACANAUENSENEWS, que chegou a marca de 75.000 visualizações, na verdade é nosso, da população maracanauense e que é pautado em trazer notícias interessantes como o cotidiano, críticas, denúncias, reivindicações e revelações da administração pública da cidade de Maracanaú. O BLOG MARACANAUENSENEWS vai mais longe trazendo as noticias interessantes dos assuntos importantíssimos no nosso dia a dia que são: Educação, Saúde, Trabalho, Segurança, Prestação de Serviços, cotidiano, Transporte Público, Política, etc. Os maracanauenses estão gostando muito e cresce rápido o número de visualizações que só nos últimos 2 meses e 15 dias teve 25.000 visualizações. É muito satisfatório saber que muitos estão gostando deste excelente trabalho, que ao ser postado na minha página e nas comunidades do Facebook, muita gente além de usufruírem das notícias interessantes, compartilham e o meu objetivo maior que é deixar muitos bem informados e tirarem proveito de muitas está sendo alcançado. Valeu! saiba que esta grande visualização do BLOG, estimula-me muito em continuar o meu esforço sempre deixando bem atualizado com o que de importante acontece e que é muito bom ficar sabendo. 
Blogueiro: Moacir Neto.











Comentários