TORCIDAS ORGANIZADAS DA CAPITAL CEARENSE DOAM SANGUE

As torcidas organizadas de times de futebol de Fortaleza fazem grande mobilização neste sábado (3), a partir das 7h30, para doação de sangue no Hemoce (avenida José Bastos, 3390 - Rodolfo Teófilo). A iniciativa é resultado do programa Gente Jovem Reunida - Nossa torcida é pela juventude, articulado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.
A ação, denominada Organizados pela Vida, deve reunir aproximadamente 200 jovens membros de torcidas organizadas, demonstrando o engajamento da juventude também na hora de ajudar o próximo .
A Coordenadoria de Juventude tem dialogado com as torcidas organizadas, ouvindo os seus representantes e buscando alternativas para acabar com a violência em dias de jogos.

Para ser doador de sangue basta estar bem de saúde, ter entre 16 e 67 anos, pesar acima de 50 quilos e estar bem alimentado. É necessário ainda apresentar documento com foto no Hemoce. Vale ressaltar, que os candidatos à doação menores de 18 anos só poderão doar com o consentimento dos pais. Para isto, o hemocentro criou um Termo de Consentimento, onde o responsável legal é informado que o menor será submetido a exames clínicos e sorológicos, e que, somente o doador poderá receber os resultados dos exames realizados. A medida se faz necessária para que as informações acerca do doador sejam mantidas em sigilo. 

No referido termo, serão pedidas informações, como: número e tipo do documento apresentado (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista ou carteira profissional emitida por classe), o número do CPF, a data de nascimento, a filiação e a assinatura (conforme o documento) do responsável e do menor. Como medida de segurança para o Hemoce e para o doador, o responsável, caso não possa comparecer ao local da doação, precisa anexar a cópia do documento apresentado. Para os casos de tutela, deverá ser entregue cópia do documento legal (Tutela Jurisdicional).
Homens podem doar sangue a cada dois meses e mulheres a cada três meses. A coleta é feita com material descartável por uma equipe especializada e com acompanhamento médico. Antes da doação é feita uma avaliação clínica com exame físico, verificação de peso e teste de anemia.

Comentários