FIQUE POR DENTRO DOS SERVIÇOS BANCÁRIOS ISENTOS DE TARIFAS

Conferir o extrato de uma conta ou aplicação bancária não consiste apenas na verificação de depósitos, retiradas, transferências ou pagamentos. É que na lista apresentada ao cliente constam valores referentes a taxas cobradas pelos bancos para alguns serviços.
Entre as principais reclamações, estão a falta de clareza para saber o que está sendo pago. Existem serviços que são gratuitos até um certo limite, mas que depois passam a ser cobrados, como por exemplo, os saques em caixa eletrônicos.
Limite de isenção
Esses limites podem variar de uma instituição para outra, e também em função do tipo de conta que o cliente possui. Porém, todos os bancos são obrigados a oferecer um número mínimo de serviços gratuitos, conforme determinação do Banco Central do Brasil:
Todo cliente (pessoa física) que possuir conta de depósito à vista – uma conta-corrente ou de poupança – tem direito aos seguintes serviços gratuitamente (clique na imagem para ampliá-la):

Fonte: Banco Central do Brasil
Fonte: Banco Central do Brasil
Pacotes
Para as transações que excederem o limite de gratuidades, ou para qualquer outro serviço, o cliente (pessoa física) tem duas opções: pagar tarifas individuais para cada serviço extra ou contratar um pacote de serviços com pagamento de uma mensalidade.
De acordo com o Banco Central, a contratação dos pacotes deve ser feita por meio de um instrumento específico e seu cancelamento pode ocorrer a qualquer momento.

Comentários