SECRETARIA DE SAÚDE RECOMENDA MAIOR CUIDADO COM GRIPES E VIROSES


A quadra chuvosa no estado do Ceará acontece entre os meses de fevereiro e maio. Em 2013, esse período apresentou grande estiagem, no entanto a partir de junho foi registrada bastante chuva na capital e regiões do interior. Por isso a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), reforça os pedidos de atenção com a gripe e influenza A (H1N1).
As recomendações são: lavar as mãos constantemente, evitar por as mãos na boca e nos olhos, evitar aglomerações em ambientes fechados, proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, usar lenço descartável, limpar sempre as superfícies de mesas, telefones, maçanetas e outros móveis e objetos de uso coletivo, bem como ficar atento ao surgimento de casos da doença na comunidade, em ambientes de trabalho ou na escola.
Nos adultos, o período é de sete dias após o aparecimento dos sintomas, enquanto em crianças este período vai de dois dias antes até 14 dias após o início dos sintomas. Fora do organismo, o vírus resiste de 24 horas a 72 horas. De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Sesa, o Ceará confirmou 94 casos de influenza já este ano e foram registradas nove mortes, oito delas por influenza A (H1N1) e uma por influenza A (H3N2).

Comentários