CUIDADO! 18 MIL PESSOAS POR ANO SOFREM AVC NO CEARÁ

O Ceará registra em um ano cerca de 18 mil casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral), uma tragédia que precisa ser enfrentada, adverte o neurologista João José Carvalho, coordenador da Unidade de Tratamento e Prevenção de AVC do Hospital Geral de Fortaleza. Ele acrescenta que o quadro se agrava com cerca de 130 mil pessoas sequeladas por AVC no Estado.
“AVC é a maior causa de morte no Brasil e mata mais do que infarto, do que câncer e mais do que Aids”, alerta ele, acrescentando que é preciso - homens e mulheres - fazer a prevenção para evitar a doença. Afirma ainda que o AVC mata mais homens do que o câncer de próstata. O médico ressalta que a forma de prevenção e combate ao acidente vascular inclui a medição regular da pressão arterial, da glicose e, acima de tudo, do colesterol.
João José Carvalho também sugere a prática de exercícios físicos e uma dieta adequada para evitar o AVC, que chega de forma silenciosa, podendo levar a óbito. Ele observa que esses cuidados, na maioria das vezes, previne a doença. Conforme o neurologista, a mulher preocupa-se muito com a parte ginecológica e esquece as providências que devem tomar para evitar um AVC ou infarto.
Segundo ele, o programa estadual de AVC está crescendo muito no Ceará e com vantagem porque está se interiorizando. Acrescenta que a unidade de AVC do Hospital Regional do Cariri já foi inaugurada e está funcionando. Até o meio do ano, prevê que será inaugurada a unidade de AVC do Hospital Regional da Zona Norte, em Sobral, sendo que as duas unidades no interior do Estado  desafogarão a unidade do HGF.
“Esse – refere-se ao Ceará - já é, de longe, o maior programa público de enfrentamento do AVC que existe no Brasil”. Acrescenta que a meta é que, até 2015, nenhum cearense demore mais de uma hora para ser atendido em uma unidade de AVC. “Eu considero isso um sonho, mas arrisco que está muito próximo do Ceará atingir essa meta, que será a redução de muitas mortes nessa doença”, vibra. (Tarcísio Colares).

Veja diariamente aqui 3 blocos de notícias: manhã, tarde e noite. As manchetes sempre serão divulgadas no www.facebook.com/moacirnetomaracanau  muitas vezes durante estes mesmos períodos do dia.
O noticiário esportivo poderá ser visto no www.moacirnetosports.blogspot.com


Comentários