DIVULGADA LISTA DE EMPRESAS QUE TIVERAM MAIS QUEIXAS NO PROCOM EM 2012, OI LIDERA, MAS BUSCA SOLUÇÕES CONSTANTEMENTE

Divulgada lista das 30 empresas que mais deram problemas em 2012. Caixa solucionou menos queixas

Entre as reclamações mais comuns recebidas pelo Procon em 2012, as de problemas com cobrança indevida aparecem na 1ª posição.

A operadora de telefonia OI conquistou, em 2012, uma marca que nenhuma empresa gostaria de ter: a de companhia com o maior número de reclamações na Capital cearense. A informação é do Procon Fortaleza, que divulgou ontem um levantamento com as 30 marcas que mais deram dor de cabeça ao consumidor no ano passado. Conforme tais informações, a OI foi responsável por 186 das 2.534 reclamações que chegara à entidade.

"É a primeira vez que a Prefeitura de Fortaleza realizou esse procedimento, que passará a ser anual. É um indicador sério e preciso, pois leva em conta apenas as reclamações consideradas pertinentes", informa o coordenador geral do Procon Fortaleza, George Valentim.

Apesar de ter sido a empresa que mais recebeu reclamações no ano passado, a OI também foi uma das companhias que mais atenderam às solicitações de seus clientes, já que o índice de solução foi de 91,9%. Em nota, a operadora de telefonia afirmou que "investiu R$ 6,6 bilhões em 2012, com foco na expansão da rede e na qualidade dos serviços prestados a seus clientes e que, para este ano, a companhia prevê mais R$ 6 bilhões de investimentos em todo o país".

Banco e comércio
Assim como a telefonia móvel, o setor bancário e o comércio também registraram índices relevantes de problemas com os consumidores no ano passado, segundo o Procon. O Bradesco, aliás, aparece na segunda colocação entre as empresas que mais receberam reclamações do público de Fortaleza, tendo registrado 87, sendo que apenas 65,5% (57) foram solucionadas.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a instituição financeira informou que "reduzir os índices de reclamação é foco permanente do banco". Na mesma nota em que comentou sua colocação no ranking, o Bradesco avisou que vem tomando medidas para melhorar seus serviços. "Entre as ações adotadas, está a adoção de medidas com as áreas internas, a fim corrigir falhas e melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento", diz a nota. O comércio acabou sendo representado pela Rabelo no levantamento do Procon Fortaleza. A empresa recebeu 61 reclamações (ficou na terceira posição) em 2012 e solucionou 41 delas (67,2% do total). De acordo com o advogado da empresa, Felipe Corrêa, o estabelecimento tem consciência dos dados e vem tentando solucionar o máximo de problemas. "O atendimento superou as expectativas", disse.

Caixa atende menos

Embora não tenha recebido muitas reclamações no ano passado - foram 28 -, a Caixa Econômica Federal se destacou negativamente por ter sido a entidade que menos atendeu às reclamações de seus clientes, já que solucionou apenas 35,7% dos problemas que chegaram ao Procon, quase a metade da média geral de soluções, que foi de 66%.

Procurada pela reportagem, a Caixa informou que "desconhece o teor" do levantamento e que não divulgará nenhum posicionamento sobre o ranking.

Problemas mais reclamados
Entre as reclamações mais comuns recebidas pelo Procon em 2012, as de problemas com cobrança indevida aparecem na primeira posição, com 31,7% do total. Garantia de produtos (23,6%) e vício de itens (22,8%) surgem em seguida.

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