VEJA O RANKING DO DECON/CE EM QUE A 'OI' LIDERA COM AS 50 EMPRESAS COM MAIOR NÚMERO DE RECLAMAÇÕES


A secretária-executiva do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon/CE), Ann Celly Sampaio Cavalcante, realizou hoje uma entrevista coletiva para apresentar o ranking de empresas que receberam mais reclamações em 2012. Além disso, foi apresentada uma pesquisa tarifária feita com parte dos hotéis cadastrados junto à FIFA para receber os turistas durante a Copa do Mundo de 2014 em Fortaleza.
O Cadastro de Reclamações Fundamentadas referente ao ano de 2012 divulgado hoje traz as 50 empresas que mais são motivo de reclamações junto ao Decon. As demandas apresentadas pelos consumidores no ano passado apontaram a operadora de telefonia Oi como líder do ranking de atendimento no órgão. Foram registradas 408 queixas contra a empresa. Em seguida, aparecem a loja Rabelo (211), a Claro/Embratel (147), o banco Itaú (139), a empresa CCE/Digibras (132), o Bradesco (131) e a operadora TIM/Intelig (122).
Ao longo de 2012, o Decon realizou 21.814 atendimentos, que resultaram em um total de 8.280 processos administrativos. Mais de 80% dos casos foram resolvidos, o que faz o órgão ter uma estatística acima da média nacional e bastante satisfatória, segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Já a pesquisa com a rede hoteleira foi realizada junto a 20 dos 49 hotéis da capital cearense que constam no cadastro da Fifa para receber turistas durante a Copa do Mundo de 2014. O Decon verificou o preço cobrado pelos pacotes que estão sendo comercializados para o mundial. Alguns hotéis chegaram a registrar até 500% de aumento nas tarifas em relação ao valor cobrado atualmente. De acordo com Ann Celly, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) havia prometido uma diferença máxima de 30% em relação aos valores cobrados durante o período do réveillon. “Vamos procurar os representantes para saber o que aconteceu que justifique esse aumento e vamos verificar se há casos de abuso”, disse.
O promotor de Justiça Antonio Carlos Azevedo Costa também participou da coletiva. O evento é alusivo ao Dia Internacional do Consumidor, comemorado em 15 de março, e integra as atividades da Semana do Consumidor, que vinha sendo realizada pelo Decon desde a última segunda-feira, 11, e se encerrou hoje.

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