TV GLOBO ANUNCIA A NOVA PROGRAMAÇÃO PARA 2013


- Novidades incluem séries como 'O dentista mascarado' e 'A teia' e o remake da novela 'Saramandaia'
- Festa será exibida ao público em um programa especial, no ar na noite de quinta-feira
- Aplicativo permitirá que telespectador interaja com o conteúdo das produções do canal nas redes sociais

A proposta é inovar. Por isso, o anúncio da programação 2013 da TV Globo, revelada na noite desta quarta-feira, em São Paulo, será exibido pela emissora para o público na quinta-feira, logo após a novela "Salve Jorge". Em coletiva à imprensa antes do início do evento, o diretor-geral da TV Globo, Carlos Henrique Schroder, disse que a emissora decidiu transmitir neste ano a festa graças a seu caráter de celebração. Segundo Schroder, a estratégia do canal é lançar novos programas ao longo de todo o ano, acompanhando a produção das equipes de criação dos diferentes núcleos de programação - jornalismo, dramaturgia, esportes, programas de auditório e reality shows, entre outros.— Pensamos em novidades o tempo todo. O desafio é escolher e decidir o que vai ao ar — disse Schroder, explicando que a ideia é surpreender o espectador o ano todo com novos conteúdos de qualidade e a renovação constante de programas longevos e bem-sucedidos da grade.
No quesito dramaturgia, a primeira estreia é a novela "Sangue bom". Prevista para abril, a trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari traz Marco Pigossi, Sophie Charlotte, Humberto Carrão, Fernanda Vasconcellos, Isabelle Drummond e Jayme Matarazzo no núcleo central. Na faixa das 21h, o autor Walcyr Carrasco faz seu debut com "Amor à vida": no elenco estão Paolla Oliveira, Mateus Solano, Malvino Salvador, Antônio Fagundes e Susana Vieira, entre outros. "Malhação" também será renovada, com a entrada de novos protagonistas e personagens. O remake da vez é "Saramandaia", novela de Ricardo Linhares livremente inspirada na obra original de Dias Gomes, com direção de núcleo de Denise Saraceni e direção geral de Denise Saraceni e Fabrício Mamberti.
Nas séries, duas novidades na grade. Uma delas é "O dentista mascarado". Escrita pelo casal Fernanda Young e Alexandre Machado, a atração traz Marcelo Adnet na pele de um doutor que, na calada da noite, combate o crime. Já em "A teia", o ator João Miguel é o protagonista, um delegado que desmontou uma quadrilha que assaltou um grande aeroporto. A autoria é de Carolina Kotscho e Bráulio Mantovani. Já conhecidas do público, "Tapas & beijos", "A grande família", "Pé na cova" e "Louco por elas" retornam em novas temporadas, assim como o humorístico "Zorra total", que ganha um cabaré como cenário.
Para o diretor-geral da TV Globo, mais importante do que traçar metas de audiência é a preocupação em ter na grade de programação produtos de relevância que façam com que a emissora esteja presente nas discussões do dia a dia dos brasileiros.
— A audiência é consequência. É a qualidade o que faz o espectador ligar a TV — avaliou o executivo.
O cinema, outro carro-chefe da programação da emissora, também terá títulos de peso. O longa que estreia a faixa "Tela quente" na nova grade, na próxima segunda-feira, é "Tropa de elite 2", dirigido por José Padilha e estrelado por Wagner Moura. Os programas de variedades também retornam renovados. Depois de uma estreia de sucesso em 2012, o "The voice Brasil" buscará um novo talento musical mais uma vez. O "Mais você", com Ana Maria Braga, terá novidades em quadros como "Fashion express", com o estilista Carlos Tufvesson. Sucesso no matinal, o "Jogo de panelas" e "Super chef" também retornam. O "Encontro com Fátima Bernardes" terá um novo cenário, assim como o "Vídeo show", que acaba de comemorar 30 anos no ar. Com Angélica à frente, o "Estrelas" terá uma temporada especial gravada na Disneyworld, em Orlando, nos Estados Unidos. No "Caldeirão do Huck", quadros como o "Lata velha" ganham novos episódios: já o "Lar doce lar" passa a ter diferentes arquitetos assinando o projeto final das casas reformadas pelo programa. O "Esquenta!" vai além da temporada de verão e ocupa seu espaço nas outras estações do ano. Para completar, o "Domingão do Faustão" traz novas edições da "Dança dos famosos" e da "Dança da galera", além de quadros inéditos, como o "Saco de risadas", que, a cada semana, terá um humorista diferente no palco. Após o fim do "Big Brother Brasil", Pedro Bial retoma o comando do "Na moral"; "Amor & sexo", com Fernanda Lima, terá novidades; em 2013, o "Som Brasil" vai promover homenagens a importantes estilos ou fenômenos da música nacional. "TV Xuxa" e "Altas horas" também ganham novos quadros.
Ao longo de um dia inteiro de programação, do início da manhã à madrugada, um total de 94 milhões de pessoas assistem à TV Globo, segundo Schroder. O número é a soma de telespectadores que, em algum momento das 24 horas do dia, assiste à programação da emissora. O diretor-geral também informou que uma pesquisa demonstra que a audiência do canal por classes sociais, faixas etárias e gêneros reflete os mesmos percentuais da sociedade brasileira.
— Temos que olhar para todas as classes. Atualmente nossa audiência é um espelho exato da sociedade brasileira. Esse é o nosso objetivo, o qual estamos atingindo plenamente — explicou Schroder.
No jornalismo, mais novidades: o "Fantástico" lança já neste domingo a série "Mundo sem mulheres", apresentada pelo ator Alexandre Borges. Produzida em parceria com o canal de TV britânico BBC, a produtora Conspiração e o canal por assinatura GNT, a série já foi produzida em vários lugares do mundo. O "Globo repórter" comemora 40 anos no ar; o "Globo mar" ganha sua quarta temporada; em seu quinto ano, o "Profissão repórter", de Caco Barcellos, ganha um reforço no Rio de Janeiro; e, a partir de abril, o "Bem estar" traz uma série especial para grávidas.
O esporte também tem seu espaço: além dos 40 anos do "Esporte espetacular", o grande destaque é a transmissão da Copa das Confederações, em julho.

Novas mídias, internet e alta definição
A emissora investe e experimenta a atuação em novas mídias, informou o diretor-geral. Uma pesquisa demonstrou que 77% dos brasileiros afirmou que assistiria à TV Globo se pudesse enquanto está no trânsito ou em locais nos quais não tem acesso a um televisor. Para atender essa demanda, o canal tem transmitido conteúdo em ônibus, metrôs, trens, aviões e balsas, além de dispositivos móveis com internet.
— A internet é uma aliada, não uma concorrente. Ela não rouba audiência, ao contrário, é complementar. Ela nos ajuda a ter uma relação mais próxima e imediata com o telespectador, aguça a interatividade. O cruzamento com as mídias sociais tem trazido mais audiência à TV — constatou Schroder.
O lançamento de um aplicativo para smartphones que permite ao telespectador da TV Globo interagir em redes sociais com e sobre o conteúdo da emissora também foi um dos destaques da festa da programação de 2013. Intitulado com_voce, o aplicativo gratuito está disponível para iPhones e celulares com o programa operacional Android através do site www.globocomvc.com.br.
Já no que nos diz respeito a qualidade da imagem, as notícias também são boas. A transmissão dos jogos da Copa das Confederações será tratada como uma prévia da Copa do Mundo, segundo Schroder. Todos os jogos serão exibidos em alta definição. Até o final de setembro deste ano, todos os telejornais da TV Globo também serão transmitidos em HD.
— Na Copa do Mundo chegaremos a 70% de cobertura digital e, até 2016, a 90% — garantiu.





Comentários