A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orienta do que procurar no momento da compra.
A busca por suplementos alimentares tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. No entanto, escolher a marca errada pode levar a consequências para a saúde. Por isso, reunimos dicas, com base nas recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que fiscaliza a compra e venda desses produtos no país.
Passo a passo
- Busque orientação com um profissional de saúde. Ele poderá avaliar suas necessidades e indicar o produto mais adequado para você.
- Compre com segurança. É recomendado comprar suplementos em lojas físicas ou sites confiáveis.
- Verifique as informações do rótulo. (Abaixo explicamos em detalhes o que procurar.)
- Siga as orientações. Consuma o suplemento alimentar como o profissional indicou, respeitando a dose e o tempo de uso recomendados.
- Observe seu corpo. Se perceber algum efeito diferente ou inesperado, avise o profissional de saúde e peça novas orientações.
O que deve conter no rótulo dos suplementos?
Segundo a Anvisa, o rótulo de todo suplemento deve trazer a expressão “SUPLEMENTO ALIMENTAR” (em caixa alta e negrito) e a forma de apresentação, se, por exemplo, é cápsula, pó, ou líquido. O nome do produto pode incluir informações adicionais, como o nutriente ou a fonte usada. Um rótulo ideal conteria: “SUPLEMENTO ALIMENTAR DE LICOPENO DE TOMATE EM CÁPSULA”.
Além do nome do produto, o rótulo precisa mostrar:
- Como usar: quantidade e frequência recomendadas, de acordo com idade e grupo de pessoas.
- Advertências: informações de segurança, que variam conforme o tipo de suplemento, além de informações sobre a presença de alimentos alergênicos, lactose, glúten e outros ingredientes que podem causar reações adversas em certas pessoas.
- Restrições de uso: quando o produto não pode ser consumido por certos grupos.
- Tabela nutricional: com a quantidade de nutrientes, enzimas, probióticos ou outras substâncias presentes. No caso de suplemento alimentar fonte de probióticos, a quantidade de micro-organismos presente no produto é declarada fora da tabela nutricional.
- Lista de ingredientes: tudo o que foi usado na fórmula.
- Alegações de benefícios: só podem ser usadas se aprovadas pela Anvisa (e sem mudanças do texto previsto na legislação).
- Informações gerais: como prazo de validade, origem e número do lote.
Como verificar se um suplemento é irregular?
- Acesse o sistema de consultas da Anvisa: https://consultas.anvisa.gov.br/#/dossie/
- Vá para a área de produtos irregulares do sistema de consultas
- Em “tipos de produtos”, selecione a categoria “alimento”
- Clique em “consultar” para ver a lista de alimentos irregulares
- Se quiser buscar por algum suplemento específico, informe o nome no campo “produto” e clique em “consultar”
Para ficar alerta
Segundo a Anvisa, é recomendado que crianças, gestantes e lactantes procurem a orientação de um profissional de saúde antes de tomar suplementos.
(Com informações do Extra Online)
Comentários
Postar um comentário