Os 5 As da liderança: conheça as competências decisivas

Há uma convergência nas habilidades e competências que são mais relevantes no mercado de trabalho no início do século 21

Mapear o que se é esperado das lideranças e profissionais na atualidade se tornou um tema presente em levantamentos, pesquisas e relatórios de universidades de renome, órgãos internacionais relevantes, grandes consultorias e veículos de mídia. Apesar de cada estudo apresentar fontes diferentes e métodos próprios, há uma convergência nas habilidades e competências que são mais relevantes no mercado de trabalho no início do século 21: pensamento crítico, criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe, colaboração, entre outros, aparecem com frequência quando o assunto é desenvolvimento profissional.


Para facilitar a compreensão dessas habilidades e competências e, principalmente, ajudar a identificar quais delas precisam ser aprendidas e aprimoradas, criei junto com outros colegas de trabalho os “5As da liderança”. Cada A se refere a um comportamento associado as 5 habilidades e competências que podem ser desenvolvidas.


O primeiro A é o de Audácia e faz referência à postura de aprendizado constante e busca pelo novo. É a característica dos que tomam risco, ousam em novas iniciativas e estão sempre buscando manter uma posição de relevância e crescimento no mercado. A típica liderança visionária, que traz o novo e impulsiona o time a fazer diferente. As habilidades e as competências associadas à Audácia são: visao estratégica, captura de sinais de mudança, pensamento de crescimento, compreensão da disrupçao e exponencialidade e dos horizontes de Os 5As da liderança Audácia, abertura, admiração, adaptabilidade e assertividade são comportamentos cada vez mais decisivos implementação das mudanças (em curto, médio e longo prazo).


Já o segundo A diz respeito à Abertura e representa a liderança que está constantemente se conectando com os outros (liderados, pares, clientes, parceiros) para ampliar suas perspectivas e evoluir na geração de valor aos stakeholders. Essa é a característica de pessoas que sáo reconhecidas por gostarem de interagir com os outros, geralmente sendo mais sociáveis e extrovertidos. As competências e habilidades relacionadas à Abertura são: construção de uma cultura de confiança nas organizações, gestão por contexto (diminuindo a necessidade de comando e controle), saber construir produtos, serviços e experiências que coloquem o cliente no centro, promoção de um ambiente inclusivo e diverso e fomento a iniciativas de colaboração em rede e inovação aberta (parceria entre instituições para gerar novas soluções).


O terceiro A é de Admiração, sendo o mais associado diretamente a pessoas em posição de liderança, por trazer uma ideia de inspiração e aspiração: eu me engajo com aquela liderança e almejo ser como ela em um futuro próximo. A característica principal desta liderança é a construção de um legado por meio dos liderados. As competências e habilidades atreladas ao A de Admiração são: fornecer um senso de propósito que gera engajamento, saber motivar o time através do autoconhecimento e do entendimento dos diferentes perfis, gestão emocional e saúde mental do time, demonstrar empatia, ter uma escuta ativa e fornecer feedback e ter uma comunicação engajadora.


O quarto A é de Adaptabilidade e está conectado à resiliência e resposta adequada em momentos de instabilidade e incerteza. É a liderança que consegue lidar com desafios não mapeados previamente e imprevistos, sem perder de vista o objetivo principal e adequando o plano. As competências e habilidades associadas a esse comportamento são: gestão ambidestra, promoção de uma cultura de experimentação (que faz pequenos testes curtos, baratos e rápidos, otimizando os recursos), mentalidade e gestão ágil, criatividade aplicada e repertório tecnológico.


O quinto e último A é de Assertividade e representa a liderança focada em resultados, que está comprometida com os objetivos traçados e como alcançá-los da melhor maneira. Esse é o perfil mais tradicional associado à liderança, muitas vezes, conhecido como pragmatismo e austeridade. As habilidades e competências associadas à Assertividade são: foco em eficiência e processos, estabelecimento de uma cultura baseada em dados para tomada de decisão, capacidade de tomar decisões complexas, negociação e influência e liderança situacional (adaptação do jeito de liderar de acordo com os diferentes perfis do time).


Esses 5 comportamentos (As), cada um associado as 5 competências e habilidades, nao são plenamente observáveis em todas as lideranças, nem naquelas de maior destaque e sucesso. Ninguém é Super-Homem ou Mulher-Maravilha para dominar todos eles. No entanto, de acordo com a função ocupada, alguns comportamentos são mais importantes que outros. Além disso, o domínio básico de todas essas competências se mostra cada vez mais necessário para uma liderança efetiva na atualidade. Vamos explorar mais este tema nas próximas colunas.


(Com informações do Correio Braziliense)


#Artigo_Semanal_em_29_04_2024

REVOLTANTE! SUMIRAM 600 VAGAS DO EDITAL DA SELEÇÃO DO PROGRAMA QUALIFICA DA PREFEITURA DE MARACANAÚ, SEGUNDO OS CANDIDATOS, QUE A SELEÇÃO FOI NESTE DOMINGO (28) E A POPULAÇÃO REVOLTADA DETONA NAS REDES SOCIAIS, MAIS UMA ENROLADA NA CIDADE 

Quando, em ano de eleição, um grupo político apela para a realização de seleção pública para contratar funcionários, percebe-se que é uma atitude descarada com o objetivo de conquistar votos. Quando uma gestão municipal deixa muito a desejar na transparência e na forma de gerir, a população vai se deparar com algum ato antiético. Esse pode prejudicar muita gente. Porque quando um grupo político é acostumado praticar ações que atendem mais seus apoiadores e amigos só vai parar quando sair do poder. Em Maracanaú, para variar, mais uma vez a população que batalha muito para que seja praticada as leis na gestão municipal e também ter a oportunidade de fazer parte do quadro de servidores municipais se deparam com uma sacanagem maior ainda na seleção da  2a edição do Programa Qualifica, realizada pela a prefeitura para a contratação temporária de funcionários públicos. Que se não bastasse a baixíssima remuneração e a falta de direitos trabalhistas, os maracanauenses se sentem sacaneados com a redução de 600 vagas do total que foi ofertado pelo edital, segundo denuncias nas redes sociais. A população que já anda indignada com o Programa Qualifica, que parte da população chama de Desqualifica, esta dentre outras coisas diz em uma rede social da Prefeitura que as 600 vagas serão para as indicações políticas. Que passa a impressão de só ter sido informada no edital para a população se iludir com o número de vagas e se inscreverem, pois o grupo que está no poder acaba usando de forma desonesta uma numeração alta de participantes da seleção, principalmente quando é ano eleitoral. UM ABSURDO! EM CASOS PARECIDOS NOUTRAS CIDADES, A POPULAÇÃO REVOLTADA ENTRA NA JUSTIÇA, COMO TAMBÉM REALIZA PROTESTOS E CHAMA A IMPRENSA. Os maracanauenses podem fazer isso. Aproveita para denunciar também a desorganização, em que as pessoas só souberam o local de prova, alguns dias antes, e os links disponíveis na Internet não tinha o fácil acesso, como deveria ser. Que muitos candidatos podem ter sido prejudicados no dia da prova, correndo sério risco de não poder ter realizado o teste. Revoltante que coisa desse tipo ainda seja feita por um grupo político que vai completar 20 anos gerindo Maracanaú, e ainda não aprendeu a administrar, da forma devida. Ou continua sendo muito incompetente, e tendo falta de empatia para os mais de 200 mil habitantes de uma cidade que poe arrecadar muito não merece esse modelo de gestão que deixa muito a desejar. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 

Comentários