Creatina pode melhorar performance cognitiva temporariamente em quem dorme pouco

Estudos demonstram que a creatina pode melhorar o desempenho cognitivo. Isso acontece porque a substância neutraliza as alterações metabólicas causadas pela privação de sono

A  creatina é um dos suplementos favoritos de praticantes de esportes, já que é conhecida por promover o aumento da força e do desempenho físico. Agora, um novo estudo mostrou que uma dose única e elevada da substância pode melhorar temporariamente a performance cognitiva em quem dorme pouco. Os resultados foram publicados no final de abril na revista científica Scientific Reports.


Para a pesquisa, 15 participantes foram recrutados e mantidos acordados durante a noite, tendo que resolver tarefas cognitivas durante esse período. Antes disso, eles receberam uma dose única e elevada de creatina. Três horas depois, já foi possível observar um efeito positivo no metabolismo cerebral e no desempenho cognitivo dos indivíduos. O efeito atingiu seu auge após quatro horas e durou até nove horas.


A creatina é uma substância que pode ser encontrada naturalmente no organismo, sendo produzida pelo fígado, e é formada por três aminoácidos: a glicina, a metionina e a arginina. Ela também pode ser encontrada em alimentos como a carne vermelha, peixe e frango. A privação de sono pode levar a alterações no metabolismo cerebral que promovem a captação celular de creatina.


De acordo com o estudo, após o uso da creatina, foram observadas melhorias na capacidade de processamento e na memória de curto prazo. “Os resultados sugerem que uma dose única, mas elevada, de creatina aumenta a capacidade de raciocínio e causa alterações nas reservas de energia do cérebro durante a privação de sono”, diz Ali Gordjinejad, coordenador do estudo e pesquisador do Instituto de Neurociências e Medicina (INM-2), no Forschungszentrum Jülich, uma instituição de pesquisa da Alemanha.

Estudos anteriores já haviam demonstrado que a creatina pode melhorar o desempenho cognitivo. Isso acontece porque a substância neutraliza as alterações metabólicas causadas pela privação de sono. Porém, nas pesquisas publicadas anteriormente, ainda não tinha sido possível provar o efeito de curto prazo que foi observado no atual estudo.

No entanto, os autores alertam para o risco do consumo em excesso de creatina. “Por enquanto, porém, não é aconselhável que as pessoas tomem doses tão altas de creatina em casa, pois altas doses da substância sobrecarregam os rins e podem causar riscos à saúde”, afirma Gordjinejad.

“No entanto, se estudos futuros mostrarem um aumento no desempenho cognitivo em doses mais baixas, a creatina poderá tornar-se um sério concorrente do café durante longas noites de trabalho”, completa.

(Com informações do CNN Brasil) 


#Artigo_Semanal_em_29_04_2024

REVOLTANTE! SUMIRAM 600 VAGAS DO EDITAL DA SELEÇÃO DO PROGRAMA QUALIFICA DA PREFEITURA DE MARACANAÚ, SEGUNDO OS CANDIDATOS, QUE A SELEÇÃO FOI NESTE DOMINGO (28) E A POPULAÇÃO REVOLTADA DETONA NAS REDES SOCIAIS, MAIS UMA ENROLADA NA CIDADE 

Quando, em ano de eleição, um grupo político apela para a realização de seleção pública para contratar funcionários, percebe-se que é uma atitude descarada com o objetivo de conquistar votos. Quando uma gestão municipal deixa muito a desejar na transparência e na forma de gerir, a população vai se deparar com algum ato antiético. Esse pode prejudicar muita gente. Porque quando um grupo político é acostumado praticar ações que atendem mais seus apoiadores e amigos só vai parar quando sair do poder. Em Maracanaú, para variar, mais uma vez a população que batalha muito para que seja praticada as leis na gestão municipal e também ter a oportunidade de fazer parte do quadro de servidores municipais se deparam com uma sacanagem maior ainda na seleção da  2a edição do Programa Qualifica, realizada pela a prefeitura para a contratação temporária de funcionários públicos. Que se não bastasse a baixíssima remuneração e a falta de direitos trabalhistas, os maracanauenses se sentem sacaneados com a redução de 600 vagas do total que foi ofertado pelo edital, segundo denuncias nas redes sociais. A população que já anda indignada com o Programa Qualifica, que parte da população chama de Desqualifica, esta dentre outras coisas diz em uma rede social da Prefeitura que as 600 vagas serão para as indicações políticas. Que passa a impressão de só ter sido informada no edital para a população se iludir com o número de vagas e se inscreverem, pois o grupo que está no poder acaba usando de forma desonesta uma numeração alta de participantes da seleção, principalmente quando é ano eleitoral. UM ABSURDO! EM CASOS PARECIDOS NOUTRAS CIDADES, A POPULAÇÃO REVOLTADA ENTRA NA JUSTIÇA, COMO TAMBÉM REALIZA PROTESTOS E CHAMA A IMPRENSA. Os maracanauenses podem fazer isso. Aproveita para denunciar também a desorganização, em que as pessoas só souberam o local de prova, alguns dias antes, e os links disponíveis na Internet não tinha o fácil acesso, como deveria ser. Que muitos candidatos podem ter sido prejudicados no dia da prova, correndo sério risco de não poder ter realizado o teste. Revoltante que coisa desse tipo ainda seja feita por um grupo político que vai completar 20 anos gerindo Maracanaú, e ainda não aprendeu a administrar, da forma devida. Ou continua sendo muito incompetente, e tendo falta de empatia para os mais de 200 mil habitantes de uma cidade que poe arrecadar muito não merece esse modelo de gestão que deixa muito a desejar. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 

Comentários