Confira um calendário com os pontos facultativos e feriados neste ano.

Confira um calendário com os pontos facultativos e feriados neste ano

O Dia do Trabalhador passou e Fortaleza terá o próximo feriado ainda em maio, que será o Corpus Christi. Para quem mora em Fortaleza vai poder curtir outra folga em agosto, quando se comemora Dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade.


A próxima folga nacional que será vizinha a um final de semana, segundo o calendário do governo federal, será apenas em novembro: a Proclamação da República.


Além disso, ainda restam cinco feriados que cairão em fins de semana (Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados) ou em quartas-feiras (Consciência Negra e Natal).


Abaixo, você confere um calendário com os pontos facultativos e feriados em 2024.


Maio

  • 30 de maio (quinta-feira): Corpus Christi - Ponto facultativo nacional

Junho

  • Sem feriado

Julho

  • 22 de julho (segunda-feira): Emancipação de Juazeiro do Norte - Feriado municipal em Juazeiro do Norte

Agosto

  • 15 de agosto (quinta-feira): Dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza - Feriado municipal em Fortaleza

Setembro

  • 7 de setembro (sábado): Independência do Brasil - Feriado nacional

  • 15 de setembro (domingo): Dia de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte - Feriado municipal em Juazeiro do Norte

Outubro

  • 12 de outubro (sábado): Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil - Feriado nacional

  • 28 de outubro (segunda-feira): Dia do Servidor Público - Ponto facultativo nacional

Novembro

  • 2 de novembro (sábado): Dia de Finados - Feriado nacional

  • 15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República - Feriado nacional

  • 20 de novembro (quarta-feira): Dia da Consciência Negra - Feriado nacional

Dezembro

  • 25 de dezembro (quarta-feira): Natal - Feriado nacional


Vale lembrar que, neste ano, o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) passou a ser um feriado nacional. A decisão foi aprovada no Congresso e sancionada pelo presidente Lula.

Antes, a data não fazia parte do calendário nacional e nem era considerada ponto facultativo nacional. A folga dependia de lei municipal ou estadual.


Ponto facultativos e feriados locais

Além dos feriados nacionais, o calendário acima mostra os oito pontos facultativos, que serão cumpridos pelos órgãos e entidades da administração pública federal.


As autoridades municipais e estaduais também podem determinar em lei que pontos facultativos nacionais, como Corpus Christi, sejam feriados locais


Assim, quem tiver direito a descansar nesse período terá um feriado prolongados a mais em 2024.


Outras datas comemorativas em estados e municípios poderão ser incluídas localmente. Porém, a portaria estabelece que serviços essenciais não serão prejudicados pelas datas.

(Com informações do G1 CE)


#Artigo_Semanal_em_29_04_2024

REVOLTANTE! SUMIRAM 600 VAGAS DO EDITAL DA SELEÇÃO DO PROGRAMA QUALIFICA DA PREFEITURA DE MARACANAÚ, SEGUNDO OS CANDIDATOS, QUE A SELEÇÃO FOI NESTE DOMINGO (28) E A POPULAÇÃO REVOLTADA DETONA NAS REDES SOCIAIS, MAIS UMA ENROLADA NA CIDADE 

Quando, em ano de eleição, um grupo político apela para a realização de seleção pública para contratar funcionários, percebe-se que é uma atitude descarada com o objetivo de conquistar votos. Quando uma gestão municipal deixa muito a desejar na transparência e na forma de gerir, a população vai se deparar com algum ato antiético. Esse pode prejudicar muita gente. Porque quando um grupo político é acostumado praticar ações que atendem mais seus apoiadores e amigos só vai parar quando sair do poder. Em Maracanaú, para variar, mais uma vez a população que batalha muito para que seja praticada as leis na gestão municipal e também ter a oportunidade de fazer parte do quadro de servidores municipais se deparam com uma sacanagem maior ainda na seleção da  2a edição do Programa Qualifica, realizada pela a prefeitura para a contratação temporária de funcionários públicos. Que se não bastasse a baixíssima remuneração e a falta de direitos trabalhistas, os maracanauenses se sentem sacaneados com a redução de 600 vagas do total que foi ofertado pelo edital, segundo denuncias nas redes sociais. A população que já anda indignada com o Programa Qualifica, que parte da população chama de Desqualifica, esta dentre outras coisas diz em uma rede social da Prefeitura que as 600 vagas serão para as indicações políticas. Que passa a impressão de só ter sido informada no edital para a população se iludir com o número de vagas e se inscreverem, pois o grupo que está no poder acaba usando de forma desonesta uma numeração alta de participantes da seleção, principalmente quando é ano eleitoral. UM ABSURDO! EM CASOS PARECIDOS NOUTRAS CIDADES, A POPULAÇÃO REVOLTADA ENTRA NA JUSTIÇA, COMO TAMBÉM REALIZA PROTESTOS E CHAMA A IMPRENSA. Os maracanauenses podem fazer isso. Aproveita para denunciar também a desorganização, em que as pessoas só souberam o local de prova, alguns dias antes, e os links disponíveis na Internet não tinha o fácil acesso, como deveria ser. Que muitos candidatos podem ter sido prejudicados no dia da prova, correndo sério risco de não poder ter realizado o teste. Revoltante que coisa desse tipo ainda seja feita por um grupo político que vai completar 20 anos gerindo Maracanaú, e ainda não aprendeu a administrar, da forma devida. Ou continua sendo muito incompetente, e tendo falta de empatia para os mais de 200 mil habitantes de uma cidade que poe arrecadar muito não merece esse modelo de gestão que deixa muito a desejar. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 

Comentários