Culpa x responsabilidade: a emoção que pode ser avassaladora e o comportamento na busca do equilíbrio mental; saiba como diferenciar

Na psicologia, um conceito auxilia o outro a compreender a realidade e tomar decisões


Em momentos de frustrações e insatisfação, é natural que se busque um responsável – culpado – por aquilo. Este sentimento de culpa, se não administrado, pode desencadear outras emoções, como raiva e vergonha. O equilíbrio entre todo este processo psicológico parte da responsabilidade.


A psicóloga Juliana Corrêa Pacheco, especialista em Neurociência e com formação em Terapia Comportamental Dialética, destaca que a responsabilidade e culpa não são conceitos equivalentes na psicologia, mas que um auxilia o outro no aspecto da saúde mental. A especialista classificou a culpa como uma emoção e a responsabilidade como um comportamento e atitude de mudança. 

— A culpa nos mostra que algo que aconteceu vai contra o que consideramos certo e adequado, está ligada a um aspecto emocional. A responsabilidade é um compromisso para assumir e bancar as consequências, tornar os comportamentos mais conscientes, nos ajuda a olhar para o sentimento de culpa e direcionar nossas ações para um sentido maior de cuidado — explica Juliana. 

A responsabilidade ajuda a compreender e mudar os hábitos que consideramos inadequados e resultam no sentimento da culpa, muitas vezes atrelado a situações ruins. Sentir-se culpado pode ser avassalador e dar início a sentimentos que podem representar damos à saúde mental, como raiva, vergonha e ansiedade, alerta Juliana. No entanto, ela pontua que a partir da compreensão, é uma emoção que abre a porta para mudar e tomar decisões mais assertivas, oriundas da atitude de aceitar as consequências do ato passado. 

— Nas abordagens mais comportamentais, a gente busca pontuar as emoções como mensageiras da realidade. Ao invés de nos aprisionarmos no sentimento de culpa, buscamos acolher a emoção e entender por que ela está ali. A culpa é vista como uma emoção muito útil em determinadas circunstâncias, para enxergar nossos erros e fazer mudanças no comportamento

Ao sentir-se culpado, o ser-humano tende a justificar o “erro”. Busca compreender se a sua atitude viola algo ou alguém. Este sentimento pode florescer de diferentes razões como, por exemplo, não atingir alguma expectativa – seja sua ou de outra pessoa. O primeiro passo para mudar, segundo a especialista, é a comunicação. 

Mudança de hábitos

Alinhar expectativas, compreender atitudes e se comunicar é o primeiro passo para se afastar do sentimento de culpa. Os reparos de postura e comportamento são fundamentais, principalmente no âmbito profissional, para evitar atitudes mais agressivas. 

O primeiro passo é sempre organizar a comunicação. A gente aprende a falar desde muito cedo, mas temos que aprender a aprimorar a comunicação durante a vida, pois é através dela que construímos ações para mostrar que podemos reparar alguma coisa — salienta Juliana Pacheco.

A psicóloga reforça que reconhecer seus próprios limites e das pessoas com quem você se relaciona, ajuda a alinhar as expectativas e construir uma rotina com tarefas mais assertivas dentro do que corresponde a cada um. Por isso, para a especialista, a melhor saída é dialogar e comunicar-se.

(Com informações do GZH)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_08_04_2024

POR QUE AINDA PODE ACONTECER UMA REVIRAVOLTA NA POLÍTICA MARACANAUENSE? MESMO TENDO ENCERRADO, NO ÚLTIMO SÁBADO (6), O PRAZO DE TROCAS DE PARTIDOS E NOVAS FILIAÇÕES DE PRÉ CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES 2024

Todos anos de eleições, a movimentação nas últimas semanas até o final do prazo para quem pretende ser candidato poder trocar de partido, indo para um que dar mais condições de ser vitorioso/a na eleição é intensa. O eleitorado fica muito curioso para seis meses antes do dia da votação já saber o que se concretizou até o final da janela partidária, que em 2024 se encerrou no sábado passado (6). Percebemos cada vez mais que nem sempre já se tenha grandes definições. E que ao longo dos  seis meses, antes da eleição municipal 2024, reviravoltas podem acontecer. Por conta de que cada vez mais os cenários políticos ficam mais complexos para ser definidos. Isso porque os grupos políticos que antes eram muito fortes andam perdendo força, com o surgimento de novos grupos que buscam apresentarem uma nova alternativa, diante a tantos mandatos que deixam muito a desejarem. QUAL A "CARTA NA MANGA" PARA A 2a VIA SAIR DA SINUCA DE BICO QUE ESTAR METIDO? Pois é! De repente a conquista do Deputado Evandro Leitão para ser candidato a prefeito pelo PT em Fortaleza, que aconteceu neste domingo (7), possa ser o início de uma grande onda para políticos que não faz muito tempo que chegaram ao PT possam também conseguirem ser candidatos a prefeito. Oportunizando o PT eleger muitos prefeitos em 2024. Já que com isso o PT conseguirá se fortalecer muito, após a eleição 2024, o que se faz necessário e é fundamental para em 2026 o PT ganhe de novo a eleição para presidente, como defende uma parte do Diretório Nacional. ISSO PORQUE MAIS CEDO OU MAIS TARDE O PT MUNICIPAL TEM QUE PARAR DE SER SUBMISSO A UM GRUPO POLITICO QUE VIVE COOPTANDO FORCAS POLITICAS, AO CONTRÁRIO JÁ TINHA SIDO ENXOTADO DA PREFEITURA HÁ MUITO TEMPO? Isso mesmo! Já pensou se, em vez disso, o grupo político que mesmo deixando muito a desejar ainda permanece na prefeitura, conseguisse isso fazendo o que é sua obrigação. Deduzimos que dava para termos uma saúde, educação e políticas públicas que poderia ser referência nacional, por conta da grande arrecadação e força econômica que Maracanaú é possuidor. Contudo, nota-se que, a incompetência e a falta de ética é o que se ver muito no grupo que estar na prefeitura desde 2005. Que não são dignos de ir mais uma vez para uma eleição numa disputa com um nome, que sempre foi oposição, agora no partido que comanda o Estado e o País. SABE QUE IRÁ EMBORA DA PREFEITURA MESMO NÉ? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários