Cochilo reduz estresse e ajuda memória; veja melhor horário para tirar um

É sabido que o costume de dormir por alguns minutos traz benefícios tanto imediatos quanto a longo prazo para a saúde física e mental e bem-estar


Se você tem percebido que o sono da noite não tem sido suficiente, tentar incluir uma breve soneca em sua rotina diária pode funcionar como um remédio natural. É sabido que o costume de dormir por alguns minutos traz benefícios tanto imediatos quanto a longo prazo para a saúde física e mental e bem-estar.


"Não substitui o sono convencional e reparador, composto por quatro fases e de em média 8 horas. Mas estudos sugerem que cochilos entre 10 e 30 minutos podem sim ser benéficos para o desempenho cognitivo e físico", informa Bruno Burjaili, neurocirurgião funcional com especialização pelo Hospital A.C. Camargo.


Veja o que a ciência já descobriu sobre reservar um tempinho para cochilar:


Preserva a saúde do cérebro: um estudo realizado em 2023 por cientistas da University College London (Reino Unido) e da Universidade da República (Uruguai), com base em dados de 35 mil pessoas entre 40 e 69 anos, constatou que cochilos habituais estão associados a um cérebro maior a longo prazo e a uma menor propensão a doenças, como hipertensão, diabetes e demência.


Reduz o estresse: um breve descanso durante o dia pode reduzir os níveis de cortisol, um hormônio liberado em resposta ao estresse, promovendo estado de relaxamento, regularização dos batimentos cardíacos e da respiração, redução da tensão acumulada, ajudando a enfrentar desafios com mais tranquilidade.


“O cochilo tende a ser espontâneo, não é planejado, o que evita a ansiedade e seus impactos. Por outro lado, no sono convencional (noturno e na cama), costumamos sofrer mais com pensamentos e sentimentos nocivos recorrentes, que são causas frequentes para a insônia.

Bruno Burjaili, neurocirurgião


Mantém a concentração: tirar uma soneca pode diminuir o risco de acidentes no trânsito e no trabalho, pois ajuda a preservar o foco e a concentração. Basta um cochilo de 10 a 20 minutos para que haja uma melhora imediata do desempenho mental, e esse efeito pode se estender até três horas depois de se ter acordado.


Melhora a memória: publicado em 2015 na revista Neurobiology of Learning and Memory, um estudo da Universidade de Saarland (Alemanha) revelou que dormir por 45 minutos pode melhorar a memória em cinco vezes. "O sono mais longo ajuda o cérebro a consolidar informações recém-adquiridas", acrescenta Júlio Pereira, médico pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e neurocirurgião.


Ajuda a chegar a conclusões lógicas: tem menos tempo disponível? Pois um cochilo de 26 minutos após a principal refeição pode aumentar o raciocínio em 34% e a tomada de decisões certas em até 54%, concluiu um estudo da Nasa. 


Eleva o humor: a agência espacial americana descobriu ainda que dormir por apenas 10 minutos faz reduzir a adenosina (substância do cérebro responsável pela sensação de sono), podendo ajudar a aumentar a energia física e mental e a manter o humor equilibrado, tornando-nos mais resilientes emocionalmente.


Aumenta a criatividade: uma cochilada de uma hora e meia a duas envolve um ciclo completo de sono, melhorando a criatividade, pois entra-se na fase REM (sigla em inglês para "movimento rápido dos olhos"), e esse sono profundo estimula o hemisfério direito do cérebro, associado à intuição e capacidade de expressão. "Eventualmente algumas pessoas conseguem entrar antes na fase REM (a última do ciclo do sono, de uns 10 minutos, e que se repete por quatro vezes ao longo da noite)", afirma Wimer Bottura, psiquiatra pelo Instituto de Psiquiatria da USP.


Rejuvenesce a cognição: como o cérebro regride com a idade, tirar sonecas pode ajudar a mantê-lo jovem por mais tempo. Descobriu-se que regularmente (várias vezes na semana) esse hábito é capaz de retardar o envelhecimento entre três e seis anos. "E evita Alzheimer, depressão e apneia do sono", diz Pereira.


Ajuda no desenvolvimento: para crianças até os 3 anos de idade, cochilos são recomendados e essenciais para o desenvolvimento do sistema nervoso e do cérebro. Eles também ajudam a prevenir acessos de de raiva, birras e fadiga.


Turbina o desempenho intelectual: o sono breve, ao revitalizar a mente, torna-a aguçada, menos sujeita a sobrecargas e preparada para o aprendizado, sobretudo na fase escolar, concluiu um estudo da Universidade da Califórnia (EUA).


Qual o melhor horário para cochilar

Para ter "gás" para terminar as tarefas diárias, os médicos sugerem tirar apenas um cochilo por dia, em se tratando de adultos. A indicação é preferir o momento após o almoço, especificamente entre as 13h e 16h; considerando que os afazeres se iniciam pela manhã, você estará no meio do caminho entre o acordar e o dormir.


Dar mais do que uma soneca e se ela ultrapassar 30 minutos, há possibilidade de prejudicar o sono noturno, ou ainda acordar mal-humorado, sonolento e sem vontade para agir. "Claro que é preciso considerar o contexto de vida da pessoa, o tipo de atividade que ela exerce, quantas horas ela está sem dormir. Mas não é ideal que se estimule tirar cochilos frequentes", diz Wimer Bottura.


Como tirar um cochilo perfeito

▪︎ Em home office é mais fácil fazer uma pausa para uma dormidinha. No trabalho, muitas empresas já reconhecem os benefícios do cochilo e oferecem espaços dedicados para seus colaboradores descansarem. Na ausência desses locais, o jeito é improvisar e aprender técnicas para se desligar e acordar de forma bem-disposta.


▪︎ Treine dormir todos os dias no mesmo horário. Depois que você adquire o hábito, seu cérebro ajuda a mantê-lo.


▪︎ Não se force a dormir, apenas se acomode bem, relaxe e respire com calma.


▪︎ Cinco minutos antes da soneca, desacelere seu ritmo, vá ao banheiro e pare de mexer no celular. Evite tomar café de 20 a 30 minutos antes da hora da soneca.


▪︎ Escureça o ambiente ou use uma máscara para cobrir os olhos.


▪︎ Para não ter distrações e se sentir confortável, escolha um espaço silencioso e climatizado. No trabalho, pode ser uma sala vazia, com cadeira reclinável, sofá ou pufe. Ou ainda o estacionamento, no banco traseiro do seu carro.


▪︎ Protetores auditivos (abafadores) são bem-vindos, assim como fones de ouvido, que podem servir para você pegar no sono ouvindo música calma, de natureza.


▪︎ Não esqueça de colocar o alarme para garantir que não vai perder a hora.


▪︎ Atenção: sonecas muito frequentes e associadas com noites mal dormidas e sintomas como cansaço, desconcentração, irritabilidade, reflexos lentos e fome excessiva não são bom sinal. Nesse caso, procure um especialista em medicina do sono para descobrir o problema por trás e realizar tratamento o quanto antes.

(Com informações do UOL)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_08_04_2024

POR QUE AINDA PODE ACONTECER UMA REVIRAVOLTA NA POLÍTICA MARACANAUENSE? MESMO TENDO ENCERRADO, NO ÚLTIMO SÁBADO (6), O PRAZO DE TROCAS DE PARTIDOS E NOVAS FILIAÇÕES DE PRÉ CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES 2024

Todos anos de eleições, a movimentação nas últimas semanas até o final do prazo para quem pretende ser candidato poder trocar de partido, indo para um que dar mais condições de ser vitorioso/a na eleição é intensa. O eleitorado fica muito curioso para seis meses antes do dia da votação já saber o que se concretizou até o final da janela partidária, que em 2024 se encerrou no sábado passado (6). Percebemos cada vez mais que nem sempre já se tenha grandes definições. E que ao longo dos  seis meses, antes da eleição municipal 2024, reviravoltas podem acontecer. Por conta de que cada vez mais os cenários políticos ficam mais complexos para ser definidos. Isso porque os grupos políticos que antes eram muito fortes andam perdendo força, com o surgimento de novos grupos que buscam apresentarem uma nova alternativa, diante a tantos mandatos que deixam muito a desejarem. QUAL A "CARTA NA MANGA" PARA A 2a VIA SAIR DA SINUCA DE BICO QUE ESTAR METIDO? Pois é! De repente a conquista do Deputado Evandro Leitão para ser candidato a prefeito pelo PT em Fortaleza, que aconteceu neste domingo (7), possa ser o início de uma grande onda para políticos que não faz muito tempo que chegaram ao PT possam também conseguirem ser candidatos a prefeito. Oportunizando o PT eleger muitos prefeitos em 2024. Já que com isso o PT conseguirá se fortalecer muito, após a eleição 2024, o que se faz necessário e é fundamental para em 2026 o PT ganhe de novo a eleição para presidente, como defende uma parte do Diretório Nacional. ISSO PORQUE MAIS CEDO OU MAIS TARDE O PT MUNICIPAL TEM QUE PARAR DE SER SUBMISSO A UM GRUPO POLITICO QUE VIVE COOPTANDO FORCAS POLITICAS, AO CONTRÁRIO JÁ TINHA SIDO ENXOTADO DA PREFEITURA HÁ MUITO TEMPO? Isso mesmo! Já pensou se, em vez disso, o grupo político que mesmo deixando muito a desejar ainda permanece na prefeitura, conseguisse isso fazendo o que é sua obrigação. Deduzimos que dava para termos uma saúde, educação e políticas públicas que poderia ser referência nacional, por conta da grande arrecadação e força econômica que Maracanaú é possuidor. Contudo, nota-se que, a incompetência e a falta de ética é o que se ver muito no grupo que estar na prefeitura desde 2005. Que não são dignos de ir mais uma vez para uma eleição numa disputa com um nome, que sempre foi oposição, agora no partido que comanda o Estado e o País. SABE QUE IRÁ EMBORA DA PREFEITURA MESMO NÉ? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários