Castração de animais: 8 perguntas e respostas sobre os cuidados e a importância

A castração proporciona uma série de vantagens a longo prazo, como a redução de comportamentos indesejados e prevenção de doenças reprodutivas em cães e gatos



Quando se trata da castração de cães e gatos, algumas dúvidas podem surgir no meio do caminho e muitos tutores se sentem inseguros com isso. Mas, é importante ter em mente que a castração traz diversos benefícios para a saúde e o comportamento dos animais. A prevenção de tumores, por exemplo, é uma delas, como explica o médico veterinário Gledson de Freitas.


"Além dos benefícios imediatos, a castração proporciona uma série de vantagens a longo prazo, como a redução de comportamentos indesejados, aumento da expectativa de vida e prevenção de doenças reprodutivas em cães e gatos"

GLEDSON DE FREITAS

Médico veterinário


Antes de optar definitivamente por castrar ou não, é importante ouvir a opinião do médico veterinário, profissional especializado que sabe o que é melhor para os animais. Confira 8 perguntas e respostas sobre o tema.


1 - O QUE É A CASTRAÇÃO?

É um procedimento cirúrgico feito em animais domésticos para impedir que eles se reproduzam sem controle. Além disso, quando não castrado, o cio gera um grande estresse para o animal doméstico.


"O instinto desses animais faz com que neste período eles sintam uma vontade incontrolável de cruzar. Eles ficam doidos e fazem de tudo para conseguir. Neste estado, o animal pode fugir, se envolver em brigas e voltar para casa machucado ou não voltar"

GLEDSON DE FREITAS

Médico veterinário

2 - QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA CASTRAÇÃO? 

Nas fêmeas, cadelas ou gatas, a castração diminui o risco de desenvolver câncer de mama. "Sendo comprovado que as cadelas castradas, antes do primeiro cio, têm 100% de chance de não desenvolver o câncer", explica o veterinário. 


No macho, a castração evita o desenvolvimento do câncer de próstata. "E ele fica menos agressivo, pois perde a necessidade de cruzar e de marcar território. Por isso, seria importante castrar quando o cão ainda não levanta a pata", destaca o veterinário.

3 - COMO É O PROCEDIMENTO?

É um procedimento cirúrgico, feito com anestesia geral, detalha Gledson de Freitas. O tempo médio de recuperação no macho e na fêmea é de 5 a 6 dias


"No macho é mais simples, são retirados os testículos, onde é produzida a testosterona, tirando assim a sua necessidade de cruzar. No caso da fêmea, são retirados os ovários, ou todo o aparelho reprodutivo, assim a fêmea não terá mais cio"

GLEDSON FREITAS

Médico veterinário


O animal deve tomar antibiótico, anti-inflamatório e analgésico e cuidar dos pontos, que devem ser retirados com 15 dias. "Eles podem sentir um pouco de desconforto nos primeiros dias, mas em uma semana devem estar totalmente recuperados", explica o médico.


4 - A CASTRAÇÃO DEIXA O ANIMAL MENOS ATIVO?

Essa pergunta é mais comum quando falamos sobre a castração de machos, mas a resposta vale tanto para eles quanto para as fêmeas: não. Apesar da diminuição dos hormônios sexuais, o comportamento pouco se altera após o procedimento.

"Acredite: a energia para a brincadeira não vai acabar tão cedo, afinal, o organismo é capaz de se readequar à nova situação. O comportamento do animal é baseado em muitos pilares além dos hormônios. Portanto, fique tranquilo e esqueça esse mito!"

GLEDSON DE FREITAS

Médico veterinário

5 - A CASTRAÇÃO CONTRIBUI PARA O CONTROLE DE NATALIDADE?

Sim. Quando optamos pela castração dos nossos pets contribuímos até para reduzir o número de animais de rua.

6 - QUAIS DOENÇAS A CASTRAÇÃO PREVINE?

  • Câncer de mama: o câncer de mama é um tumor mamário maligno que costuma ser agressivo e metastático.

  • Câncer de útero: é um tumor hormônio-dependente e costuma acometer com maior incidência fêmeas idosas.

  • Câncer de ovário: trata-se de um tumor maligno hormônio-dependente, mais raro que o câncer de mama, que acomete mais fêmeas idosas. 

  • Câncer de próstata: trata-se de um tumor maligno hormônio-dependente que acomete machos mais velhos, entre 6 e 7 anos. Apesar de não ser muito frequente, o risco de desenvolvê-lo é 80% maior em animais não castrados quando comparados com animais castrados. 

  • Pseudociese: popularmente conhecida como gravidez psicológica.

  • Piometria: trata-se de uma infecção uterina caracterizada pelo acúmulo de pus no útero.

  • Hiperplasia mamária: aumento exagerado de uma ou mais glândulas mamárias.

  • Tumor venéreo transmissível: também conhecido como TVT. São tumores contagiosos que acometem a mucosa genital e são transmitidos principalmente durante o ato sexual. O TVT é considerado um dos tumores mais frequentes em cães e afeta mais os jovens que vivem na rua.

7 - A CASTRAÇÃO AUMENTA O TEMPO DE VIDA DOS PETS?

Sim. A castração previne doenças que poderiam levar os animais ao óbito, aumentando assim o tempo de vida. Com a castração, os animais também passam a não ter mais interesse em fugir de casa e, consequentemente, diminui o risco desses animais serem atropelados ou envenenados. "É importante destacar que, quanto mais cedo o procedimento é realizado, maior é o impacto da castração na expectativa de vida do animal", destaca Gledson.

8 - QUANDO A CASTRAÇÃO DEVE SER FEITA?

O momento ideal para realizar a castração é logo após o animal completar o protocolo vacinal e antes do primeiro cio (no caso das fêmeas), ou seja, entre o 4º e o 6º mês de vida. "E, sim, a castração é um ato de amor ao seu pet", relembra o médico veterinário.


(Com informações do Diário do Nordeste)



#ARTIGO_SEMANAL_EM_08_04_2024

POR QUE AINDA PODE ACONTECER UMA REVIRAVOLTA NA POLÍTICA MARACANAUENSE? MESMO TENDO ENCERRADO, NO ÚLTIMO SÁBADO (6), O PRAZO DE TROCAS DE PARTIDOS E NOVAS FILIAÇÕES DE PRÉ CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES 2024

Todos anos de eleições, a movimentação nas últimas semanas até o final do prazo para quem pretende ser candidato poder trocar de partido, indo para um que dar mais condições de ser vitorioso/a na eleição é intensa. O eleitorado fica muito curioso para seis meses antes do dia da votação já saber o que se concretizou até o final da janela partidária, que em 2024 se encerrou no sábado passado (6). Percebemos cada vez mais que nem sempre já se tenha grandes definições. E que ao longo dos  seis meses, antes da eleição municipal 2024, reviravoltas podem acontecer. Por conta de que cada vez mais os cenários políticos ficam mais complexos para ser definidos. Isso porque os grupos políticos que antes eram muito fortes andam perdendo força, com o surgimento de novos grupos que buscam apresentarem uma nova alternativa, diante a tantos mandatos que deixam muito a desejarem. QUAL A "CARTA NA MANGA" PARA A 2a VIA SAIR DA SINUCA DE BICO QUE ESTAR METIDO? Pois é! De repente a conquista do Deputado Evandro Leitão para ser candidato a prefeito pelo PT em Fortaleza, que aconteceu neste domingo (7), possa ser o início de uma grande onda para políticos que não faz muito tempo que chegaram ao PT possam também conseguirem ser candidatos a prefeito. Oportunizando o PT eleger muitos prefeitos em 2024. Já que com isso o PT conseguirá se fortalecer muito, após a eleição 2024, o que se faz necessário e é fundamental para em 2026 o PT ganhe de novo a eleição para presidente, como defende uma parte do Diretório Nacional. ISSO PORQUE MAIS CEDO OU MAIS TARDE O PT MUNICIPAL TEM QUE PARAR DE SER SUBMISSO A UM GRUPO POLITICO QUE VIVE COOPTANDO FORCAS POLITICAS, AO CONTRÁRIO JÁ TINHA SIDO ENXOTADO DA PREFEITURA HÁ MUITO TEMPO? Isso mesmo! Já pensou se, em vez disso, o grupo político que mesmo deixando muito a desejar ainda permanece na prefeitura, conseguisse isso fazendo o que é sua obrigação. Deduzimos que dava para termos uma saúde, educação e políticas públicas que poderia ser referência nacional, por conta da grande arrecadação e força econômica que Maracanaú é possuidor. Contudo, nota-se que, a incompetência e a falta de ética é o que se ver muito no grupo que estar na prefeitura desde 2005. Que não são dignos de ir mais uma vez para uma eleição numa disputa com um nome, que sempre foi oposição, agora no partido que comanda o Estado e o País. SABE QUE IRÁ EMBORA DA PREFEITURA MESMO NÉ? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.




Comentários