Quem não gosta de usar um perfume leve e refrescante na estação mais quente do ano? E saber escolher a fragrância quando os termômetros sobem é muito importante.
"Em períodos de altas temperaturas e umidade, fragrâncias muito densas, carregadas em resinas, madeiras intensas, acordes ambarados ou notas excessivamente doces podem aumentar a sensação de calor", explica Gabriela Guzzardi, diretora de marketing Fine Fragrance Cone Sul da Symrise.
Para César Veiga, perfumista de O Boticário, não existem regras rígidas na hora de escolher um perfume. Ainda assim, ele reforça que a temperatura influencia diretamente a percepção das fragrâncias.
"temperaturas mais altas, os perfumes tendem a evaporar mais rápido e a se projetar com mais intensidade, o que faz com que fragrâncias densas ou adocicadas fiquem mais marcantes do que o desejado. Por isso, no verão, perfumes leves e frescos costumam trazer mais conforto para o uso diário", explica.
As notas certas
Para combinar com o calor, não tem como fugir: notas frescas e cítricas são as mais populares. "Madeiras leves combinadas com aromáticos, notas cítricas e frutais refrescantes, além de florais mais transparentes e orvalhados, trazem uma assinatura agradável e confortável", diz Guzzardi.
Para Luciana Knobel, vice-presidente de Criação Fine Fragrance Latam da Symrise, há também um componente intuitivo que nos leva a buscar notas cítricas no verão.
"Mandarina, bergamota, limão, laranja e grapefruit trazem luminosidade e energia quase instantaneamente. Quando combinadas a estruturas florais, essas notas não apenas ampliam o frescor, como também conferem uma assinatura delicada, elegante e sofisticada à fragrância", afirma.
Veiga reforça que esse tipo de composição transmite sensação de limpeza e bem-estar, mesmo nos dias de muito calor. "Ingredientes cítricos como bergamota, limão e mandarina são clássicos da estação, assim como notas verdes, aquosas e aromáticas, que remetem ao frescor e à naturalidade, como menta, tomilho, sálvia e lavanda", diz.
Dependendo da combinação, até fragrâncias amadeiradas funcionam bem no verão. "Em versões mais aeradas e associadas a notas aromáticas como lavanda, sálvia ou alecrim, elas criam perfumes equilibrados, com frescor e personalidade, sem pesar", explica Knobel.
Verõnica Kato, perfumista da Natura, destaca os melhores florais para a estação. "Versões mais delicadas e transparentes, como flor de laranjeira, lírio-do-vale e jasmim leve, ajudam a manter a fragrância fresca e equilibrada, sem pesar", diz.
Body splash ou perfume?
Os sprays perfumados estão em alta e são uma ótima aposta para o verão. Isso, porém, não significa deixar o Eau de Parfum ou o Eau de Toilette de lado.
"O body splash possui uma concentração menor de óleos aromáticos, resultando em uma perfumação mais leve, fresca e efêmera, especialmente confortável em climas quentes. O eau de parfum, por sua vez, apresenta maior concentração e estrutura, oferecendo mais fixação e presença olfativa. Ainda assim, ele pode ser perfeitamente utilizado no calor", explica Kato.
Veiga concorda. O foco aqui é acertar a quantidade. "Os splashes são mais adequados para o clima quente, pois prolongam a sensação de banho recém-tomado e têm notas mais leves. Já as fragrâncias mais encorpadas podem ser usadas com moderação. É uma questão de ajustar a quantidade", diz.
No fim das contas, o mais importante é lembrar que perfume é uma questão de gosto pessoal. "Existem recomendações, mas como cada pessoa se sente usando uma fragrância continua sendo o fator mais importante", conclui Guzzardi.
(Com informações do UOL)
Comentários
Postar um comentário