Confira os golpes mais comuns do período e como usar a tecnologia a seu favor
Férias chegaram, a cabeça esvaziou... e os golpistas agradeceram. É justamente quando o cidadão está de chinelo, protetor solar e celular na mão que surgem as “ofertas imperdíveis”, o Wi-Fi milagroso e o aluguel de temporada que só existe na imaginação de alguém muito criativo. Para você não virar personagem da própria tragédia, veja os golpes mais comuns do período e como usar a tecnologia a seu favor.
Wi-Fi grátis que custa caro
A promessa é de internet liberada, mas a realidade é que podem roubar seus dados. Para se proteger, não acesse seu banco ou digite senhas em Wi-Fi público; ative autenticação em duas etapas em tudo; desligue conexão automática, use a internet móvel sempre que possível, mesmo que tenha que pagar um pouco mais por isso.
A maquininha “digitou, já era”
A promessa é o pagamento rápido, mas a realidade é o valor errado. Para evitar, confira o valor antes de digitar a senha; ative notificações em tempo real; prefira Pix; desconfie de visor quebrado, apagado ou “com problema”.
Promoção relâmpago direto no WhatsApp
A promessa é de um desconto inacreditável, mas a realidade é um link falso e dor de cabeça verdadeira. Para escapar, não clique em link de “urgente”; confira o endereço do site atentamente e veja se a página é confiável. Desconfie de links enviados por desconhecidos.
Golpistas não tiram férias
Ele só troca o escritório pelo litoral. A boa notícia é que, com um pouco de desconfiança e algumas configurações no celular, dá para viajar tranquilo e voltar só com lembranças, não com boletim de ocorrência.
(Com informações do Extra Online)
Comentários
Postar um comentário